Jerónimo de Sousa em Vila Real

Defender o mundo rural

Image 16980

No sábado, Jerónimo de Sousa esteve em Vila Real a participar num almoço inserido na acção nacional do PCP «A Força do Povo por um Portugal com Futuro – uma Política Patriótica e de Esquerda». Como é evidente, as questões relacionadas com a agricultura estiveram em destaque na intervenção do Secretário-geral do Partido, que voltou a criticar o Governo por ter feito aprovar uma lei que transforma os baldios (consagrados na Constituição da República) num «simples património autónomo, entregando ulteriormente a gestão seja às juntas de freguesia, seja às câmaras, seja às comunidades intermunicipais, seja directamente a privados».

Com esta alteração legislativa, denunciou Jerónimo de Sousa, o Governo pretende descaracterizar os baldios enquanto bens comunitários, «para posteriormente os atacar, os alienar e os extinguir, fomentando, acima de tudo, o negócio das celuloses promovendo a produção excessiva de matéria-prima a baixo custo». O dirigente comunista sublinhou, na ocasião, a luta dos compartes dos baldios contra a concretização deste roubo.

Lembrando a «profunda crise» em que a região demarcada do Douro continua mergulhada, o Secretário-geral do Partido sublinhou a «baixa dos rendimentos dos pequenos e médios viticultores», com uma quebra a rondar os 60 por cento nos últimos anos. A explicar tão expressivo empobrecimento estão questões como os elevados custos de produção, o corte no benefício, as imposições fiscais e as alterações introduzidas pelo actual Governo nas regras dos apoios prestados aos agricultores, o baixo preço – e, em alguns casos, mesmo o não pagamento – pago aos produtores por parte de algumas adegas e empresas. Jerónimo de Sousa constatou que «apesar de aqui se produzirem os melhores e mais caros vinhos do mundo, esta é a região mais pobre do País e uma das mais pobres da Europa».

O dirigente do PCP não deixou, porém, de valorizar o esforço dos viticultores que, «construíram e constroem diariamente, com sangue, suor e lágrimas, aquela que é a Região Demarcada mais antiga do mundo» e que afirmam que a luta irá continuar no Douro até que os governantes «aceitem a razão de quem granjeia e cuida de todos estes socalcos».

Jerónimo de Sousa referiu-se ainda a outro grave problema com que a região se confronta, o encerramento dos serviços públicos, que agrava dramaticamente as condições de vida de uma região já de si tão empobrecida.

 



Mais artigos de: PCP

Afirmar a alternativa

Uma política patriótica e de esquerda», afirma o PCP no novo folheto que está em distribuição por todo o País, inserido na acção nacional.

Há força para romper com<br>a política de direita

Jerónimo de Sousa participou, nos dias 23, num comício na Figueira da Foz, inserido na acção nacional do Partido «A Força do Povo por um Portugal com Futuro – uma Política Patriótica e de Esquerda».

Inverter o rumo de afundamento

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, recebeu os cerca de 200 militantes e simpatizantes do PCP que participaram, domingo, na 8.ª Assembleia da Organização Regional da Guarda.

Avante com Abril

Sob o lema «Reforçar o PCP, derrotar a política de direita – Avante com Abril», reuniu, no sábado, 25, nos Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem Martins, a VIII Assembleia da Organização Concelhia de Sintra do PCP. Mais de uma...

Artes do espectáculo

O sub-sector das artes do espectáculo do Sector Intelectual de Lisboa do PCP realizou, no dia 18, a sua segunda assembleia de organização. Contando com a participação de dezenas de militantes e simpatizantes do Partido que trabalham e intervêm nesta área, a assembleia...

Painel restaurado

O painel mural do Centro de Trabalho Soeiro Pereira Gomes, onde funciona a estrutura central do Partido, foi recentemente restaurado. O Avante! foi conhecer a autora da obra.

Crescer e avançar

O concelho de Santa Maria da Feira, actualmente integrado na Área Metropolitana do Porto, tem uma extensão de 213,45 km2 dividida em 21 freguesias (antes 31), com uma população que em 2011 rondaria os 139 312 habitantes, sendo, assim, o 17.º maior concelho do País nesta...

A Justiça na encruzilhada

«A política de Justiça e o regime democrático» foi o mote de um debate promovido pelo PCP, no dia 24, inserido nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

Três questões essenciais

A renegociação da dívida, a preparação do País para a saída do euro e o controlo público da banca deram o mote para uma sessão pública realizada no Porto, no dia 22, inserida na acção nacional do PCP «A Força do Povo, por um...