Execução orçamental de Janeiro

Manipulação grosseira

O líder par­la­mentar do PCP acusou o Go­verno de «ma­ni­pu­lação» na abor­dagem aos nú­meros da exe­cução or­ça­mental de Ja­neiro. «Re­corre a todos os ex­pe­di­entes para fazer a sua pro­pa­ganda», con­si­derou João oli­veira, que vê mesmo neste caso uma clara «ba­tota fiscal».

Em causa a com­pa­ração feita pelo Go­verno em termos de IRS, «com­pa­rando o que é in­com­pa­rável, para chegar a uma con­clusão a que não pode chegar», afirmou o pre­si­dente da for­mação co­mu­nista. E não é com­pa­rável Ja­neiro de 2014 com Ja­neiro de 2013, ex­plicou, porque em Ja­neiro de 2013 ainda não ha­viam en­trado em vigor as me­didas que cor­res­pon­deram ao au­mento brutal de im­postos. Ou seja, «essa com­pa­ração não é pos­sível do ponto de vista das re­gras re­la­tivas à co­brança de im­postos, no­me­a­da­mente ao IRS».

«Há ainda uma clara ma­ni­pu­lação no sen­tido de fazer passar a ideia da re­cu­pe­ração da ac­ti­vi­dade eco­nó­mica, o que ma­ni­fes­ta­mente está longe de cor­res­ponder à re­a­li­dade», su­bli­nhou, para logo a se­guir ver­berar o Go­verno por se re­go­zijar com o roubo que impôs aos tra­ba­lha­dores por via do au­mento do IRS e por via de ou­tros im­postos, no­me­a­da­mente do IVA.

João Oli­veira, que fa­lava nos Passos Per­didos do Par­la­mento, anotou, aliás, que o Exe­cu­tivo pro­curou uti­lizar os nú­meros do IVA para dar a ideia de que há um au­mento da ac­ti­vi­dade eco­nó­mica quando uma parte desses nú­meros terão a sua jus­ti­fi­carão na base das im­po­si­ções fis­cais le­vadas a cabo, como por exemplo aos «agri­cul­tores que para vender uma dúzia de pés de couve são obri­gados a co­lectar-se nas Fi­nanças».



Mais artigos de: Assembleia da República

Realidade desmente Governo

O PCP acusa o Go­verno de re­correr com cres­cente in­ten­si­dade à men­tira e à pro­pa­ganda para ca­mu­flar as reais con­sequên­cias da sua po­lí­tica.

Falta coesão e soberania

O PCP re­jeita o Acordo de Par­ce­rias entre Por­tugal e a Co­missão Eu­ro­peia, de­fen­dendo para o pró­ximo quadro co­mu­ni­tário de apoio uma ori­en­tação di­versa que pugne pelo au­mento, gestão de­mo­crá­tica e acesso atem­pado aos fundos co­mu­ni­tá­rios por Por­tugal.

PCP quer fiscalização à CES

O PCP encetou diligências junto do PEV e do BE com vista a requerer ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva da nova contribuição extraordinária de solidariedade (CES) sobre as pensões. «O Presidente da República é mais um aliado do Governo....

Fuga e ilusões

Interpelando José Matos Rosa, que abordara em declaração política a recente reunião magna do PSD – foi «um grande Congresso e dele saímos mais fortes, mais unidos, mais mobilizados», disse o deputado laranja –, João Oliveira admitiu ter aquele feito...

Impedir a ruptura

A maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, chumbou anteontem na comissão parlamentar de Agricultura a proposta do PCP para a realização de uma conferência sobre a situação dos Laboratórios e Estações Técnicas do Estado. Os problemas que...

Pelo vínculo e pelos direitos

Garantir a estabilidade e o cumprimento dos direitos dos docentes do Ensino Artístico das Artes Visuais e das Artes Audiovisuais, da Música e da Dança é o objectivo por que se continuará a bater o PCP, independentemente do resultado da votação que ditou no dia 14 de...