Lutar e vencer
Na quinta-feira dia 14, teve lugar uma acção pública, promovida pela direcção regional do SEP/CGTP-IN, contra o despedimento de 11 enfermeiros da Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins). No dia seguinte, soube-se que os profissionais, despedidos no final de Outubro, retomaram os postos de trabalho. «Precisamos de mais enfermeiros no SNS e não de despedimentos», comentou a Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP, numa nota enviada ao nosso jornal.
No dia 15, o SITE Norte informou que o Supremo Tribunal de Justiça confirmou a condenação da Continental Mabor, em Lousado (Vila Nova de Famalicão) a devolver os valores que tinha retirado, no prémio anual, a trabalhadores que aderiram à greve geral de 24 de Novembro de 2010. O sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN salienta que o STJ deixou claro que a ausência motivada pelo exercício do direito à greve não é falta, pelo que a empresa não pode usá-la como argumento para penalizações no prémio eventual.
No dia 13, o Sintab revelou que a Modelo Continente Hipermercados (ex-Carnes Continente), em Santarém, será obrigada a pagar aos 385 trabalhadores o valor referente às diuturnidades vencidas em 2011 e 2012. Após dois anos de luta dos trabalhadores e do sindicato da Fesaht/CGTP-IN, pelo pagamento das diuturnidades, a ACT instaurou um auto de notícia à empresa por violação do estabelecido no contrato colectivo de trabalho.