Canal Parlamento em sinal aberto
Foi recentemente aprovado, por unanimidade, um projecto de resolução subscrito por todos os partidos com assento parlamentar que possibilita que o Canal Parlamento (AR TV) passe a ser transmitido em sinal aberto na televisão digital terrestre (TDT).
«Esta é uma boa decisão que só peca por tardia. Representa um avanço positivo e um contributo para a cidadania, com mais e melhor participação, assente em mais e melhor informação e num conhecimento mais concreto e directo do que acontece na AR», assinalou o deputado comunista Bruno Dias.
Por si lembrado foi ainda que esta é uma medida pela qual o PCP se bate há muito – num objectivo aliás compartilhado por inúmeras outras organizações e entidades –, por entender que este canal deve estar acessível à generalidade dos portugueses e não apenas àqueles que pagam o acesso à TV por cabo.
Trata-se, assim, de um ponto final nessa injustiça, na perspectiva do PCP, que vê ainda como positiva a opção de legislar mantendo o carácter específico do Canal Parlamento, ou seja, não ser uma televisão como as outras mas sim «um serviço de transmissão integral, sem edição, sem montagem, sem cortes, sem mediação dos trabalhos parlamentares». «Não se mexeu na lei da Televisão – e fez-se bem», concluiu Bruno Dias.
Previsto está que este processo legislativo esteja concluído até Julho.