Relator da ONU «horrorizado»
O norte-americano Richard Falk, relator das Nações Unidas para os direitos humanos nos territórios palestinianos, manifestou-se «horrorizado com as contínuas violações dos direitos humanos nas prisões israelitas». Em comunicado divulgado dia 2, o responsável apelou ainda «ao governo de Israel para respeitar as obrigações internacionais em matéria de direitos humanos em relação aos detidos palestinianos».
«Israel deve tratar os grevistas da fome de acordo com as normas internacionais, incluindo autorizando as visitas dos familiares», disse, referindo-se aos cerca de 1500 prisioneiros palestinianos, segundo informações israelitas citadas pela Lusa, que desde 17 de Abril estão em protesto sob forma de abstinência alimentar.
Nos últimos 45 anos, «cerca de 750 000 palestinianos, entre os quais 23 000 mulheres e 25 000 crianças estiveram detidos nas prisões israelitas, o que representa aproximadamente 20 por cento do total da população palestiniana dos territórios ocupados», notou ainda o relator.