Polónia admite prisões da CIA

«A Polónia nunca mais voltará a ser um país em que os políticos, mesmo agindo de mão dada com a maior potência mundial, podem fazer coisas secretamente», declarou, dia 29, o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, prometendo esclarecer a existência de prisões secretas da CIA.

«Ninguém, nem na Polónia nem do outro lado do Atlântico, deve ter dúvidas de que este caso vai ser esclarecido», garantiu Tusk, dois dias depois de a imprensa ter noticiado que um ex-chefe dos serviços secretos polacos, Zbigniew Siemiatkowski, foi formalmente acusado no âmbito da investigação das prisões secretas.

Curiosamente, o visado veio a público confirmar a notícia do diário Gazeta Wyborcza, recusando adiantar pormenores sobre a sua acusação por motivo de «segurança de Estado»

O mesmo jornal acrescentou, entretanto, que também o ex-primeiro-ministro Leszek Miller, actual líder do partido social-democrata (SLD, oposição), pode vir a ser julgado por ter autorizado em 2002-2003 a instalação de uma base norte-americana secreta em Kiejkuty, no Nordeste da Polónia.

As autoridades polacas negaram até agora as afirmações do Conselho da Europa e as revelações de órgãos de informação de que a Agência norte-americana usou instalações na Polónia para deter e torturar presumíveis terroristas ligados à Al-Qaeda.



Mais artigos de: Europa

Um êxito histórico

A greve geral de dia 29 em Espanha foi uma das mais participadas de sempre, com uma adesão média de 77 por cento, que se elevou a 97 por cento na indústria, transportes e construção, fixando-se em 57 por cento na Administração Pública.

Mau para todos

A Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações foi uma das 16 organizações sindicais que se juntou ao protesto, realizado dia 28 em Bruxelas, contra o «Livro Branco dos Transportes» da Comissão Europeia.

Itália pára a 13

É já na sexta-feira da próxima semana que os trabalhadores de todos os sectores de actividade em Itália estão convocados para uma paralisação geral de oito horas, contra as reformas anti-sociais e antilaborais apresentadas pelo governo de Mário Monti. A data da...

Comissão confessa-se

O deputado João Ferreira questionou recentemente o executivo comunitário sobre a evolução da esperança média de vida, tendo em conta um estudo do governo federal alemão (ver Avante! de 15.12.2011), que revelou que este indicador varia em função dos...

«Gentes da Beira» em Bruxelas

Com o apoio dos deputados do PCP, esteve patente até ao final da passada semana no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a exposição fotográfica «Gentes da Beira» de António Supico. A inauguração do evento teve a participação de cerca de 200 pessoas,...

Tenham vergonha!

Qual é a diferença actual entre o Governo PSD-CDS/PP de Passos Coelho/Portas e o PS de António José Seguro? Pode parecer surpreendente para alguns leitores mas a resposta é muito simples: «um ano». Sim, repito, «um ano» –...