«Gentes da Beira» em Bruxelas

Com o apoio dos deputados do PCP, esteve patente até ao final da passada semana no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a exposição fotográfica «Gentes da Beira» de António Supico.

A inauguração do evento teve a participação de cerca de 200 pessoas, em que se incluíram portugueses da comunidade emigrante na Bélgica, e contou com um recital de guitarra clássica, por André Madeira, bem como um momento de degustação de produtos tradicionais portugueses.

Na apresentação da exposição, o deputado do PCP, João Ferreira, valorizou o património humano, cultural e natural da região da Beira, chamando a atenção para a necessidade de combater a sua desertificação humana e de reforçar os fundos destinados ao apoio a estas populações e às suas regiões, condenando o pacto de agressão e as medidas gravosas que estão a ser tomadas pelo governo, pelo FMI e pela UE.

O deputado sublinhou ainda a cultura como uma importante forma de resistência, valorizando e agradecendo o contributo dos dois artistas, e reiterando o compromisso dos deputados do PCP no PE com a defesa do nosso povo, do País e da sua cultura.



Mais artigos de: Europa

Um êxito histórico

A greve geral de dia 29 em Espanha foi uma das mais participadas de sempre, com uma adesão média de 77 por cento, que se elevou a 97 por cento na indústria, transportes e construção, fixando-se em 57 por cento na Administração Pública.

Mau para todos

A Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações foi uma das 16 organizações sindicais que se juntou ao protesto, realizado dia 28 em Bruxelas, contra o «Livro Branco dos Transportes» da Comissão Europeia.

Itália pára a 13

É já na sexta-feira da próxima semana que os trabalhadores de todos os sectores de actividade em Itália estão convocados para uma paralisação geral de oito horas, contra as reformas anti-sociais e antilaborais apresentadas pelo governo de Mário Monti. A data da...

Comissão confessa-se

O deputado João Ferreira questionou recentemente o executivo comunitário sobre a evolução da esperança média de vida, tendo em conta um estudo do governo federal alemão (ver Avante! de 15.12.2011), que revelou que este indicador varia em função dos...

Polónia admite prisões da CIA

«A Polónia nunca mais voltará a ser um país em que os políticos, mesmo agindo de mão dada com a maior potência mundial, podem fazer coisas secretamente», declarou, dia 29, o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, prometendo esclarecer a existência de...

Tenham vergonha!

Qual é a diferença actual entre o Governo PSD-CDS/PP de Passos Coelho/Portas e o PS de António José Seguro? Pode parecer surpreendente para alguns leitores mas a resposta é muito simples: «um ano». Sim, repito, «um ano» –...