Grande comício no Teatro Garcia de Resende

Évora quer mais e melhor saúde

Luís Gomes texto - Ana Ambrósio fotos

O Teatro Garcia de Resende recebeu, domingo, em Évora, «o maior comício desta campanha no distrito», confirmou o cabeça de lista, João Oliveira, garantindo que o voto na Coligação PCP-PEV «valerá para todas as lutas», depois de dia 5.

«Os privados não são nenhuma organização filantrópica»

Image 7694

Depois da animação musical, com Samuel Quedas, os apoiantes escutaram atenta e entusiasticamente as intervenções políticas, principalmente subordinadas aos problemas da saúde.

Jerónimo de Sousa avisou que PS, PSD e CDS, em consonância com a troika estrangeira, estão a «aproveitar a maré da crise para aumentar a exploração laboral e liquidar direitos que nada têm a ver com a chamada recuperação financeira ou a diminuição do défice público».

É «o capitalismo a revelar a sua verdadeira natureza, nunca se conformando com as parcelas de domínio perdido e onde qualquer direito social nunca é perpétuo, enquanto for este sistema a dominar», explicou.

Lembrando o esforço que PS, PSD e CDS têm feito para tentarem diferenciar-se, acusou-os de «dizerem “pantominices”, como se diz no Alentejo». «Não querem que o povo conheça o conteúdo, os objectivos e o destino dos milhões emprestados».

De José Sócrates, revelou a sua «dupla personalidade», por acusar o PSD e o CDS de pretenderem privatizar serviços de saúde, quando, «nos últimos seis anos, encerrou dezenas de serviços de proximidade, e não fecharam mais graças à luta das populações, como em Vendas Novas».

Ao criticar os «compromissos assumidos entre a ADSE e vários hospitais, «como os da Luz e dos Lusíadas», bem como os «arruinantes negócios» das parcerias público-privadas, sublinhou que, como «os privados que investem no sector não são nenhuma organização filantrópica, têm o objectivo do lucro e, como na saúde têm sempre clientes, aí estão eles a querer abocanhar».

Reivindicando um SNS universal, geral e gratuito, o Secretário-Geral do PCP alertou para o aumento das taxas moderadoras, os cortes nas comparticipações de medicamentos e no transporte de doentes e de idosos, medidas preconizadas pelo trio PS, PSD e CDS e constantes no acordo firmado com a troika estrangeira.

 

Enraizados no povo

 

Após a intervenção do mandatário distrital, o médico cardiologista, António Jara, João Oliveira referiu que a CDU não tem «luxuosos aparatos de propaganda, nem contratámos figurantes de fora para preencher lugares deixados vazios pelos alentejanos, mas já conseguimos fazer deste o maior comício até agora realizado na campanha eleitoral, neste distrito», frisou, numa referência a uma recente acção de campanha do PS, na Praça do Giraldo.

«Esta é a prova de que somos uma força política verdadeiramente enraizada neste povo», considerou, arrancando fortes aplausos.

Responsabilizando o PS, o PSD e o CDS pela desertificação da região e o abandono da produção, o candidato acusou o Governo PS por «desmantelar o Estado social», nos últimos seis anos, estrangulando financeiramente a Universidade de Évora, e adiando ou impedindo a construção de lares e de centros de dia, «empurrando para o isolamento e a pobreza muitos dos nossos idosos».

Igualmente condenado foi o adiamento das verbas para a construção do novo hospital. A este respeito, a CDU exige que o financiamento seja público ou comunitário, para evitar mais uma parceria público-privada, explicou.

O candidato recordou as propostas da Coligação PCP-PEV, de combate à precariedade, de apoio aos micro, pequenos e médios empresários, de aproveitamento agro-industrial do Alqueva, de investimento público nos equipamentos sociais e serviços de saúde, e de revogação dos cortes no transporte de doentes. Também condenou o encerramento de mais 36 escolas primária, reclamando a sua reabertura.

 

Encenações e ameaças

 

Sobre o «marketing eleitoral» do PS, João Oliveira acusou o secretário de Estado, Carlos Zorrinho, por ter inaugurado, «há uns meses, um call-center que se encontra em funcionamento há cinco anos».

Ainda mais grave foi o recente comportamento, no distrito, de «um presidente de Câmara, eleito pelo PS, que chamou individualmente mais de uma centena de trabalhadores precários para lhes dizer que agora teriam que ir para casa sem trabalho porque o prazo do seu contrato terminou, mas que se o PS ganhasse as eleições, seriam de novo chamados».



Mais artigos de: Legislativas 2011

Votar CDU sem hesitações

Dirigindo-se «aos que ainda estão indecisos, porque há muito se sentem enganados por anos e anos de promessas vãs, e vacilam em dar o seu voto temendo ser enganados de novo», Jerónimo de Sousa disse «que é hora de vencer hesitações» e votar «na força de esquerda que se tem batido na defesa das condições de vida dos trabalhadores e das populações», e se diferencia de todas as outras porque «jamais deixará de cumprir a sua palavra».

É preciso votar CDU

A seis dias das eleições legislativas, o Litoral Alentejano recebeu, com alegria e confiança num bom resultado eleitoral, a Campanha da CDU, que contou com a presença, entre muitos outros candidatos e activistas, de Jerónimo de Sousa, Francisco Lopes e Heloísa Apolónia.

Virar uma página negra da história nacional

A população do distrito de Setúbal conhece a acção ímpar dos comunistas e dos seus aliados no poder local, tendo todas as razões para votar na CDU, defendeu Jerónimo de Sousa no comício de Setúbal realizado no dia 28.

O resultado da CDU está a ser construído

A CDU está a crescer, afirmou Jerónimo de Sousa no dia 26, em Lisboa, no final de uma jornada em que apelou à luta dos jovens e recebeu o apoio à Coligação de 650 trabalhadores dos transportes.

Mais de mil com a CDU em Alpiarça

Superando as expectativas da organização, o almoço-convívio de sábado, no «Águias de Alpiarça» reuniu mais de mil apoiantes e confirmou que a CDU, no distrito de Santarém, está em condições de...

Dar voz ao Algarve

A uma semana do encerramento da campanha, a CDU foi até ao Algarve, onde as expectativas em relação ao futuro são cada vez maiores. Acompanhado por Paulo Sá, cabeça de lista pela região, Jerónimo de Sousa visitou, sexta-feira, o Mercado Municipal de Olhão e a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Vila Real de Santo António, e, à noite, participou num jantar-comício, em Faro, com mais de três centenas de pessoas.

Vencer preconceitos e afirmar a alternativa

Um grandioso comício na Feira encerrou o dia de campanha da CDU no distrito de Aveiro, jornada que permitiu «verificar que há gente que já venceu o preconceito» augurando o crescimento eleitoral da Coligação no próximo dia 5 de Junho.

Ruptura e mudança

A Juventude CDU realizou, no passado dia 23, uma iniciativa de contacto com a população das regiões de Setúbal e Lisboa, em torno dos problemas dos transportes.

Por uma sociedade mais justa

No documento, informa-se que o «o distrito do Porto» sofre, de uma forma severa, «as consequências da política de direita levada a cabo por PS, PSD e CDS». «Fruto das suas opções, estes partidos políticos são...

Combater injustiças

Votar na CDU é dar mais força à luta contra as injustiças e as desigualdades que atingem com especial incidência os trabalhadores imigrantes. Foi esta a mensagem central da campanha da coligação PCP-PEV dirigida a esta camada da...

Contactos nas grandes superfícies

Activistas da CDU estiveram anteontem de manhã a contactar com os trabalhadores do Jumbo de Setúbal e do Continente do Seixal e do Montijo. No documento que servia de base para o contacto denunciava-se os lucros dos grupos económicos detentores dessas grandes superfícies comerciais (192...

Solidariedade com os agricultores

Os agricultores da Região Demarcada do Douro, nomeadamente do distrito de Vila Real e dos concelhos de Lamego e S. João da Pesqueira, do distrito de Viseu, foram duramente atingidos nas suas culturas pelas intempéries (trovoada, chuva intensa, ventos fortes e granizo) que se abateram, há...

Investir nos transportes públicos

Para a organização da CDU em Aveiro, «o desinvestimento sucessivo e brutal na ferrovia, a existência de uma rede de transportes públicos altamente deficitária, a introdução de portagens nas vias que servem os concelhos aveirenses»...

Apostar na produção

A exemplo do que se passa nos outros distritos, em Portalegre a CDU está a levar a cabo uma intensa campanha assente no contacto directo e na afirmação de propostas alternativas. No dia 29, os candidatos da coligação por esse círculo eleitoral...

Em defesa da liberdade de expressão

A CDU colocou, no dia 25, uma grande faixa junto às instalações da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) onde se lia Basta de Corrupção. Mas a mensagem não ficou ali, à vista de todos, mais do que uma hora, pois alguns funcionários da empresa, contando com a...

Contacto com estudantes e trabalhadores

Num dia dedicado às questões do ensino superior, Rita Rato esteve, a 24 de Maio, no distrito do Porto, onde participou numa acção de contacto com os estudantes da FEUP, que contou com a presença de Jorge Machado, candidato da CDU. De seguida, teve lugar um...

Contactos no Seixal

Dezenas de activistas da CDU participaram, no domingo, em mais uma acção de contacto com a população do concelho do Seixal distribuindo folhetos, estimulando conversas e apelando ao voto. Nesta acção marcaram presença o primeiro candidato da...

Com a CDU!

No próximo domingo, 5, é chegada a hora de votar na CDU. Essa será a opção lúcida e consciente dos muitos e muitos milhares de portugueses que depositando o seu voto na CDU sabem ter a garantia de que nunca ele será traído ou defraudado. E que sabem ser a CDU a...