Realidade impõe a mudança

No número de Fevereiro/Março do seu boletim informativo, o Sector de Empresas de Vila Franca de Xira do PCP considera que a situação que se vive nas empresas do concelho não deixa dúvidas acerca da necessidade urgente de mudar de política.
A Ferro, na Castanheira do Ribatejo, vai encerrar três das quatro unidades produtivas até Setembro, lançando para o desemprego mais de 120 trabalhadores. Isto segue-se ao lay-off decretado no ano passado.
Já na Multiflow, a administração pretende reduzir postos de trabalho, através do envio de trabalhadores para a reforma sem as indemnizações devidas. Ao mesmo tempo, estão a ser enviados trabalhadores do regime de turnos para o regime normal, perdendo o respectivo subsídio.
A Covilis está a deslocalizar um forno para Espanha e vai deixar de produzir vidro para a construção civil. A parte nova da empresa, que recebeu ajudas de 20 milhões de euros, continua em testes.
No Grupo Pifertubos, os trabalhadores são «convidados» a rescindir os contratos. Além disso, a somar ao congelamento dos salários, existem subsídios em atraso. Na Dancake, na Such e na Caxiverca os salários estão em atraso.
Em sentido contrário, na Cimianto, os trabalhadores têm razões para celebrar. Após uma luta de meses – apresentando-se ao serviço mesmo não tendo o que fazer – os trabalhadores receberam, recentemente, garantias de que a laboração será retomada.


Mais artigos de: PCP

Um Partido mais forte para dinamizar a luta

Foi uma organização do Partido reforçado, profundamente enraizado junto dos trabalhadores e das populações e conhecedor da realidade económica e social do distrito, aquela que esteve reunida no sábado, no antigo Cinema Batalha, na 9.ª Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP.

Transformar a realidade

A realidade económica e social do distrito do Porto foi dissecada aprofundadamente em várias intervenções, pela voz daqueles que a conhecem tão profundamente por intervirem, diariamente, para a transformar.

Lutar para mudar

O PCP promoveu, no centro de Braga, uma tribuna pública, no âmbito da campanha nacional Lutar contra as injustiças, exigir uma vida melhor.

Patronato acelera exploração

Na edição de Fevereiro do boletim O Motorista, o PCP denuncia a atitude do patronato do sector dos transportes de mercadorias que «só quer discutir com as organizações de trabalhadores a retirada de direitos e recusa-se à justa actualização de salários para 2010».Para o PCP, a proposta patronal para a revisão do Acordo...

PCP propõe plano de emergência

O PCP propôs, na Assembleia da República, um Plano de Emergência Social para o distrito de Aveiro, contendo as propostas necessárias para enfrentar a difícil situação económica e social daquela região.

Crise agrava-se no Algarve

Os comunistas algarvios acusam o Governo de promover uma política que «deliberadamente» aprofunda a crise. Numa nota do Executivo da Direcção da Organização Regional do Algarve (DORAL), de dia 12, o PCP considera ser esta a única conclusão a tirar do corte de 25 por cento nas verbas do PIDDAC regionalizado e da opção da...

João de Freitas Branco

O Sector Intelectual de Lisboa do PCP assinala, dia 28 de Fevereiro, às 18 horas, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz (Restauradores) a passagem dos 20 anos sobre o falecimento de João de Freitas Branco e dos 40 anos da Reforma do Teatro Ópera. Nesta sessão participarão João Maria de Freitas Branco, José Casanova, do...