Embuste de Bolonha em petição no Parlamento

Injustiças e assimetrias

O deputado comunista Miguel Tiago manifestou a compreensão e solidariedade do PCP para com as preocupações dos subscritores da petição onde são postas em evidência «as injustiças e assimetrias que foram introduzidas no sistema de ensino superior através do processo de Bolonha».
Há dias, no debate em torno da petição que levanta a questão das desigualdades do Tratado de Bolonha, o parlamentar do PCP recordou que a sua bancada foi a única que desde o primeiro momento se posicionou claramente «contra o processo de Bolonha, contra os seus princípios e a mercantilização que representou».
E frisou que, no quadro actual, «ou se equiparam os graus académicos prejudicando os que estão no sistema ou que nele vão ingressar - porque serão obrigados a frequentar os segundos ciclos que são pagos a preço de ouro -, ou não se equipara e prejudicam-se aqueles que no passado já tiraram os seus cursos».
Daí que Miguel Tiago entenda que «o processo de Bolonha tem de retroceder para introduzir justiça nos graus, na sua atribuição e comparação».
Outra dimensão por si colocada diz respeito ao financiamento do Ensino Superior. «Não é possível fazer esta discussão sem esta vertente», sublinhou, considerando que o «embuste do processo de Bolonha» está intimamente relacionado com a lei do financiamento do ensino superior que faz com que o acesso aos mais elevados graus, nomeadamente ao segundo ciclo, esteja condicionado ao pagamento de propinas «exorbitantes e fora do alcance da esmagadora maioria dos portugueses».
«Este foi um embuste que limitou o acesso ao ensino e o transformou numa mercadoria, aglomerando-o em blocos mais facilmente privatizáveis», acusou, defendendo, por outro lado, que a «empregabilidade» alegadamente nascida com o processo de Bolonha não passa de outro embuste.
A prova disso, sustentou, é que o desemprego juvenil atingiu pela primeira vez em Portugal nos últimos trinta anos valores acima dos 20 por cento, havendo 42 mil licenciados no desemprego.
«O que é preciso para reconstruir o ensino superior e ir ao encontro das reais necessidades da economia do País e da população é a soberania também na área da definição das políticas educativas, nomeadamente na área do superior, o retrocesso no processo de Bolonha e o fim da lei do financiamento», concluiu.


Mais artigos de: Assembleia da República

Apoio à produção de leite nacional

O Parlamento aprovou, por unanimidade, um projecto de resolução do PCP através do qual a Assembleia da República recomenda ao Governo a adopção de um conjunto de medidas de apoio imediato à produção de leite nacional.

Em defesa do montado e da fileira da cortiça

A merecer a aprovação unânime da Câmara na derradeira sessão plenária da X legislatura esteve ainda um outro projecto de resolução igualmente do PCP, este sobre a defesa do montado e pela valorização da fileira da cortiça.A motivar esta iniciativa dos deputados comunista está a existência de situações e factos que põem...

Regionalização é indispensável

O Grupo Parlamentar comunista reiterou a sua posição em defesa da regionalização, considerando que o incremento desta reforma é um passo importante para «aproximar mais os cidadãos dos centros de poder e decisão».

PCP acusa Governo de falhas graves

A bancada comunista criticou o Governo pela existência de «falhas políticas graves» nas contas do Estado, dando como exemplo a «execução orçamental desastrosa» do primeiro semestre deste ano.

Chave do combate está no rastreio

O líder parlamentar do PCP defendeu o reforço das acções de prevenção e rastreio, considerando que esse é o melhor caminho para combater o cancro do colo do útero.«Sabendo-se como se sabe que havendo uma prevenção eficaz a esmagadora maioria das situações de morte poderiam ser evitadas, não é aceitável que continuemos...

Direita revanchista

Visões distintas sobre a nova Lei do Divórcio voltaram a confrontar-se em plenário, com a direita a aproveitar uma petição sobre o tema para defender um recuo no processo legislativo. Debatido ao mesmo tempo foi um projecto de resolução do CDS-PP preconizando a criação de uma comissão de acompanhamento e avaliação do...

Consequências têm de ser avaliadas

A extinção da Brigada de Trânsito voltou a ser questionada no plenário da Assembleia da República, com o PCP a sugerir a necessidade de apurar as consequências de tal opção do Governo.O debate ocorreu na passada semana a propósito de uma petição que solicita a revisão desse capítulo da Lei Orgânica da GNR.A deputada...

Petição em defesa do Tua

Foi um grito sentido e profundo em defesa da Linha do Tua aquele que sob a forma de petição chegou à Assembleia da República por iniciativa do Movimento Cívico que se organizou para não deixar morrer aquela linha ferroviária. Tal como outras linhas de Trás-os-Montes e Alto Douro (a exemplo do que sucedeu noutras regiões...

Património a defender e valorizar

Perto do final dos trabalhos da X Legislatura, entre as muitas petições apreciadas pelo deputados, esteve uma relativa ao Hospital Termal das Caldas da Rainha através da qual os seus subscritores pretendem evitar a entrega deste património a qualquer entidade privada, mantendo-o integrado no Serviço Nacional de Saúde....

PS recusa medida justa

Os partidos da oposição exigiram que o IVA passe a ser pago ao Estado após o recebimento e não após a emissão da factura. Esse era o sentido de uma petição analisada pelos deputados na derradeira semana de trabalhos antes das férias.O deputado do PS Vítor Baptista recusou qualquer alteração alegando que se trata de «uma...