PCP defende símbolo mineiro de São Pedro da Cova

Classificar e recuperar

A Assembleia da República aprovou o projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a urgente conclusão do processo de classificação do Cavalete de São Vicente e de todo o couto mineiro de São Pedro da Cova, bem como a adopção de medidas para a sua urgente recuperação.

PS só acordou para o problema em vésperas de eleições

O texto foi aprovado com os votos favoráveis de todas as bancadas, à excepção do PS que se absteve. Este, aliás, foi autor de uma iniciativa legislativa idêntica que mereceu igual aprovação mas por unanimidade.
Politicamente relevante neste caso – e por isso motivou acesa crítica da bancada do PCP – foi o facto de o PS só muito recentemente ter despertado para esta realidade e, a julgar pela postura, não propriamente por genuína preocupação com o problema mas apenas por cálculo eleitoralista.
É que, como salientou o deputado comunista Jorge Machado, desde 2006 e já por quatro vezes que o PCP em debate de Orçamento do Estado apresenta propostas concretas para a recuperação e classificação do Cavalete do Poço de S. Vicente e todas elas esbarraram no voto negativo do PS.
«O PCP apresentou o projecto de resolução porque sabe a importância que esta questão assume para a população e para os ex-mineiros que trabalharam em S. Pedro da Cova, sujeitos a grande exploração», justificou o parlamentar comunista, pondo em evidência as diferenças de postura e motivação que estiveram na base da apresentação das respectivas iniciativas de comunistas e socialistas.
Jorge Machado acusou ainda o PS de «desonestidade política» e de ser «o único responsável por o problema não estar resolvido», porquanto, observou, «nunca votou a favor das propostas do PCP».
No projecto de resolução comunista é sublinhado o «valor patrimonial e referencial» do Cavalete do Poço de São Vicente, «um dos mais significativos símbolos de São Pedro da Cova» e «marco vivo de todo um passado da actividade mineira».
Lembrado no texto é, por outro lado, o abandono e progressiva degradação a que este património tem vindo a ser votado, por exclusiva responsabilidade dos sucessivos governos, bem como a luta dos que pelo contrário tudo têm feito para o salvar e recuperar, como é o caso da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova (que despoletou o processo com vista à referida classificação) e do PCP que no Parlamento tem promovido várias diligências com aquele objectivo.
No projecto de resolução, os deputados comunistas preconizam ainda a inventariação de todo o património material e imaterial pertencente ao couto mineiro de São Pedro da Cova, com vista à sua classificação e recuperação, defendendo simultaneamente a adopção de iniciativas para «mitigar os impactos ambientais provocados pela actividade extractiva».

Museu mineiro

Dar a conhecer a história da exploração mineira, agrupando materiais e informação que preservem a sua memória e a dêem a conhecer às gerações vindouras, é o objectivo que preside à criação do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, defendida em projecto de lei do PCP.
Com esta iniciativa legislativa, recentemente entregue na Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP pretende assim defender e valorizar a memória e identidade de um lugar e das suas gentes onde o sofrimento e a exploração se cruzaram com a coragem e a luta pela dignidade.


Mais artigos de: Assembleia da República

Não à operação de desmantelamento

O PCP utilizou a última declaração política de que dispunha na X legislatura para voltar a chamar a atenção para o que classifica de «vergonhosa operação» de desmantelamento de postos de trabalho e de ataque aos direitos dos trabalhadores do Arsenal do Alfeite.

Há que pôr fim às pensões de miséria!

O Grupo Parlamentar do PCP voltou a acusar o Governo de agravar o empobrecimento dos reformados com as suas mexidas penalizadoras no sistema de Segurança Social, nomeadamente com a introdução do chamado factor de sustentabilidade e a alteração dos critérios do Indexante de Apoios Sociais (IAS).Esta importante matéria...

Desemprego sobe a olhos vistos

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 28,1 por cento em Junho, face ao mesmo mês do ano passado, aumentando 0,1 por cento face a Maio, segundo dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional no passado dia 23.No final de Junho, encontravam-se inscritos nos Centros de Emprego...

PS recusa acto de higiene política

PS e CDS-PP rejeitaram há dias a revogação do regime dos denominados Projectos de Interesse Nacional (PIN) defendida em diplomas do Partido Ecologista «Os Verdes» e do BE.«Seria um retrocesso enorme que o País não podia consentir», justificou a deputada socialista Hortênsia Martins durante o debate em plenário onde se...

PCP valoriza convergência que erigiu a Constituição

Na derradeira sessão plenária da legislatura, faz hoje oito dias, a saída do deputado do PS e vice-presidente da Assembleia da República Manuel Alegre foi assinalada com palavras de homenagem oriundas de todas as bancadas.Trinta e quatro anos depois de eleito pela primeira vez como deputado à Assembleia da República,...

Moldura penal desajustada

A Assembleia da República aprovou na recta final dos seus trabalhos a lei do Cibercrime, transpondo para a ordem jurídica interna directivas europeias. Nele se consagra o crime de produção e difusão de vírus informáticos, punível com pena até 10 anos de prisão. O diploma governamental foi aprovado com os votos favoráveis...