Comentário

A construção do novo Museu dos Coches

Maria D'Ávila
A decisão tomada pelo actual Governo de construir um novo Museu dos Coches é uma decisão desastrosa pela falta de perspectiva estratégica em termos de política museológica e cultural que traduz, mas também pelas consequências que acarreta.
Por um lado, o Governo não conseguiu até hoje explicar a necessidade de construir um novo Museu dos Coches, muito menos justificar a construção desse museu como prioritária face a outras necessidades de investimento museológico ou cultural.
A esta realidade não será certamente alheio o facto de se tratar de uma decisão tomada no âmbito do Ministério da Economia e Inovação que, sem cuidar do necessário enquadramento em termos de política sectorial, entendeu despender cerca de 32 milhões de euros resultantes de contrapartidas da construção do Casino de Lisboa na construção de um novo museu para substituir aquele que é hoje o mais visitado do País.
O que se conhece depois disso são sucessivas decisões e acordos interministeriais que, em consequência da decisão tomada pelo Ministério da Economia e Inovação, tratam de adaptar, reaproveitar, despejar, realojar e transferir instalações físicas, equipamentos e serviços. Tudo em consequência da decisão de construir o novo Museu dos Coches e não em obediência a qualquer perspectiva estratégica de requalificação, modernização ou melhoria dos serviços e museus sob tutela do Ministério da Cultura.
Por outro lado, a decisão de construir o novo Museu de Coches é desastrosa pelas consequências que acarreta para outros museus, serviços e monumentos.
É, antes de mais, desastrosa porque o acordo estabelecido entre os ministérios da Cultura e da Defesa implica a transferência do Museu Nacional de Arqueologia (MNA) para a Cordoaria Nacional. Esta solução, cuja origem remonta a um projecto assumido em 1962 pelo Presidente da República do regime fascista Américo Thomaz, veio ao longo do tempo a demonstrar-se completamente desadequada.
Desadequada pelos custos dos investimentos necessários para adaptar a Cordoaria às exigências de instalação do MNA identificados em estudos técnicos há mais de vinte e cinco anos.
Desadequada pelas consequências dessas adaptações num edifício – Cordoaria Nacional – que é, ele mesmo, classificado como monumento nacional.
Desadequada pelo abandono dos projectos de expansão do MNA no Mosteiro dos Jerónimos que, aliás, foram já em parte concretizados e melhor serviriam a requalificação e valorização daquele museu.
É igualmente uma decisão desastrosa pela forma como estão a ser desocupadas as antigas Oficinas Gerais do Exército e pelos prejuízos que dela podem resultar para o acervo patrimonial e arqueológico e os serviços do ex-Instituto Português de Arqueologia (IPA) ainda ali instalados, nomeadamente o Arquivo Histórico da Arqueologia Portuguesa, o espólio de Arqueologia Náutica e Subaquática, a Biblioteca de Arqueologia, os laboratórios de Arqueociências, o sistema de informação En­do­vé­lico e os três depósitos com espólio de numerosos sítios arqueológicos.
É ainda uma decisão desastrosa pelas consequências que dela resultam para o conjunto de significativo valor patrimonial das antigas Oficinas Gerais do Exército (OGE), a demolir para se construir o novo Museu dos Coches, e para o actual Museu dos Coches classificado como monumento nacional.
De acordo com o projecto que é conhecido, pretende-se devolver as actuais instalações do Museu dos Coches à sua função original de picadeiro real, as quais nunca chegaram no entanto a ser utilizadas.
Ora, tendo em conta o valor patrimonial do edifício, decorrente não só da sua construção em 1770 mas também da decoração completada para a sua reconversão em museu no início do século XX, esta utilização é completamente incompatível com a preservação que se impõe ser assegurada pelo Estado.
Consciente das graves consequências que podem resultar desta decisão do Governo e da necessidade urgente da sua reponderação, o PCP apresentou, na Assembleia da República, um Projecto de Resolução onde recomenda ao Governo que suspenda imediatamente o processo de construção do novo Museu dos Coches nas instalações das antigas Oficinas Gerais do Exército, pondo fim às demolições entretanto iniciadas; inicie um processo de discussão pública sobre o projecto de construção de um novo Museu dos Coches e suas consequências para os museus e serviços envolvidos, divulgando todos os estudos e avaliações técnicas existentes relativamente às opções assumidas; e apresente publicamente, para discussão, um projecto de transferência dos serviços do extinto Instituto Português de Arqueologia ainda instalados nas antigas Oficinas Gerais do Exército, com a respectiva calendarização.


Mais artigos de: Nacional

Por uma política ao serviço dos portugueses

A «Voz do Operário», em Lisboa, acolheu, quinta-feira, um jantar de apoiantes da CDU, onde participaram Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, João Ferreira, candidato ao Parlamento Europeu (PE), e Rúben de Carvalho, cabeça de lista à Câmara de Lisboa. Na sessão, onde compareceram largas centenas de pessoas, Jerónimo de Sousa lembrou que «as próximas eleições [dia 7 de Junho, para o PE] são a oportunidade que não pode ser desperdiçada de transformar a luta em votos contra o desemprego, os baixos salários e pensões, o encerramento de empresas, contra o encerramento dos serviços públicos, a destruição da saúde e da educação públicas, contra o encerramento dos serviços públicos, da ruína dos pequenos empresários».

Degradação da situação económica e social

No domingo, durante uma Festa Popular da CDU, que se realizou na Baixa da Banheira, Jerónimo de Sousa voltou a alertar para a degradação da situação económica e social do País. «A economia do País continua a afundar-se e a vida da larga maioria dos portugueses piora todos os dias com este Governo e com a sua política»,...

Só com a luta é possível outra Europa

A iniciativa iniciou-se no Largo do Chiado, tendo os jovens percorrido as ruas da baixa lisboeta até ao Rossio, empunhando bandeiras e faixas e entoando palavras de ordem como «CDU avança, com toda a confiança», «Paz sim! Guerra não!», «Trabalho sim, desemprego não», «Propinas e Bolonha, é tudo uma vergonha» ou ainda...

Exercer direitos

No âmbito da pré-campanha das eleições para o Parlamento Europeu, a Juventude CDU organizou, no dia 16, acções de propaganda junto de grandes superfícies comerciais da margem sul do Tejo – Almada Fórum, Rio Sul (Seixal) e Fórum Barreiro – com a participação da candidata Carina Castro. Em todos estes centros comerciais,...

Castigar os responsáveis por esta política

João Ferreira, segundo candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, esteve em Guimarães no dia 15 em várias acções de contacto com os trabalhadores e as populações locais. No mercado municipal, o candidato privilegiou o contacto com compradores e vendedores, que lhe colocaram as suas preocupações, voltadas...

Ilda Figueiredo percorre o País

Ilda Figueiredo esteve, na segunda-feira, em várias iniciativas de afirmação da CDU no distrito de Beja, tendo realizado, na parte da manhã, na Vidigueira, uma acção de contacto com a população e comerciantes, e participado, em Castro Verde, num almoço de apoiantes da CDU. Em Santana Cambas, a candidata ao Parlamento...

Actividade sem paralelo

É público e notório que Ilda Figueiredo, também vereadora da CDU na Câmara de Vila Nova de Gaia, é dos eurodeputados portugueses, que maior actividade desenvolveu, o que pode ser facilmente constatado no site do Parlamento Europeu: http://www.europarl.europa.eu, secção «Deputados», onde se contabilizam as centenas de...

Idanha-a-Nova

A CDU apresentou, dia 10 de Maio, os seus primeiros candidatos nas listas para a Câmara (José Bargão) e Assembleia Municipal (António Gil) de Idanha-a-Nova.

Um projecto alternativo

António Moreira e António Regala são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Aveiro. Com a presença de Vasco Cardoso, da Comissão Política do PCP, esta iniciativa realizou-se, dia 7 de Maio, na Biblioteca Municipal da cidade.

Confiança em Ovar

A CDU apresentou, há dias, no Furadouro, os cabeças de lista a todos os órgãos autárquicos do concelho de Ovar. António José Macedo é o candidato à Câmara Municipal e Miguel Viegas encabeça a lista para a Assembleia. O candidato à autarquia tem 54 anos e é membro do Partido desde 1980. Coordenador do Sindicato dos...

Desenvolver a economia

Jorge Machado, deputado na Assembleia da República, vai ser o candidato da CDU à presidência da Câmara da Póvoa de Varzim. No que respeita à Assembleia Municipal, o primeiro candidato é José Rui Ferreira. Na apresentação dos candidatos, que se realizou na passada semana, José Reina, independente, advogado e figura muito...

Carlos Humberto e Frederico Pereira no Barreiro

A CDU apresentou, dia 8 de Maio, os seus cabeças de lista à Câmara (Carlos Humberto) e Assembleia Municipal do Barreiro (Frederico Pereira). Carlos Humberto, actual presidente do Munícipio, fez os estudos secundários na Escola Comercial e Industrial Alfredo da Silva, e pertenceu, como presidente, à comissão de...

«Promover a igualdade no direito de trabalho»

O Movimento Democrático de Mulheres realizou, no início de Maio, no Porto, uma sessão pública sob o tema «Promover a igualdade no direito de trabalho». Esta sessão, inserida no projecto «Uma vida de trabalho? Trajectórias profissionais, participação das mulheres», que tem a coordenação da dirigente do MDM Márcia...

Romper com a política de direita

Decorreu, na passada semana, em Sobrado de Paiva, a apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara (Manuel da Rocha Vieira) e Assembleia Municipal de Castelo de Paiva (Manuel Moreira Rodrigues). Manuel da Rocha Vieira, cabeleireiro, 56 anos, é dirigente associativo. Por seu lado, Manuel Moreira Rodrigues, 57 anos,...

Produtores manifestam-se em Vila Real

Os produtores de leite e carne de Trás-os-Montes estiveram, dia 15 de Maio, em Vila Real, em vigília, para exigir medidas concretas para a saída da grave crise que atravessam, nomeadamente o «direito de todos os pequenos e médios produtores a produzirem». Os produtores querem ainda «o escoamento e preços justos para os...

Para onde vai Lisboa?

Em primeiro lugar, salientamos a acção negativa de Sá Fernandes e a recente tentativa de proibição da colocação de cartazes no Marquês de Pombal.Parece o Pina Manique…. Quem o viu e quem o vê!Tão pretensamente revolucionário no passado, e agora tão proibidor e negociante dos espaços municipais, sobretudo aqueles que...

Solidariedade com Cuba

A Associação de Amizade Portugal-Cuba promove, de 6 a 22 de Julho deste ano, uma viagem de solidariedade com Cuba e com o povo cubano. Até à próxima segunda-feira ainda é possível aderir à Brigada José Martí 2009, efectuando, para isso, a respectiva inscrição junto da Associação Portugal-Cuba.Ao longo de duas semanas, os...

Uma vida dedicada ao desporto

Realiza-se hoje, entre as 14h30 e as 17h00, no Auditório Agostinho da Silva da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona, um seminário sobre a obra do professor Alfredo Melo de Carvalho e o seu contributo para a educação física e o desporto.A iniciativa dedicada ao primeiro Director-Geral dos...

Alcochete

Em ambiente de festa popular, foram apresentados os cabeças de lista da CDU à Câmara (Luís Franco) e Assembleia Municipal (Miguel Boieiro) de Alcochete. Nesta iniciativa, foram ainda anunciados os primeiros candidatos às juntas de freguesia de Alcochete (Estêvão Boieiro), do Samouco (António Almeirim) e de S. Francisco...