Lembrar Agostinho Saboga

Foram muitos os militantes comunistas que, durante a longa noite fascista de quase meio século, dedicaram as suas vidas à luta pela liberdade e pela democracia. Agostinho Saboga, cujo centenário de nascimento se assinalou este ano, foi um destes revolucionários. A Comissão Concelhia da Figueira da Foz do PCP, de onde era natural, homenageou-o recentemente, numa sessão que contou com a presença de José Casanova, membro do Comité Central e director do Avante!.
José Casanova, que conheceu Agostinho Saboga na prisão de Peniche, enalteceu a firmeza e coragem deste militante, que por três vezes conheceu a prisão e, submetido às mais violentas torturas, não falou, vencendo todos os confrontos directos que travou com a PIDE.
O director do Avante! lembrou, em seguida, o percurso de vida de Agostinho Saboga, nascido na Figueira da Foz, em 1909, e operário vidreiro desde muito novo, ainda criança. Nas várias tarefas que desempenhou como funcionário do Partido, Agostinho Saboga esteve instalado em vários locais do País, tendo ao seu lado a sua companheira, Lucinda. Entretanto, participou nos dois primeiros congressos ilegais do Partido (o III, em 1943, e o IV, em 1946).
Entre 1946 e 1947, Agostinho e Lucinda Saboga instalam-se em Coimbra, mas têm que abandonar a casa onde habitavam, que tinha sido entretanto detectada pela PIDE. Em 1948, são capturados na sua casa de Soure.
Entre 1957 e 1958, Agostinho Saboga e Lucinda estão em Matosinhos, mais precisamente em São Mamede de Infesta, numa casa onde funcionava uma tipografia clandestina. A ligação partidária era, então, assegurada por Sofia Ferreira. Das mãos dedicadas do casal saem jornais e folhetos que iluminam a negra noite fascista.
Em 1958, sofre a sua terceira (fora também preso em 1953) e última prisão. É julgado pela primeira vez e condenado a cinco anos e sete meses de prisão e medidas de segurança. Morreu em 1971, tendo passado 14 anos na prisão.


Mais artigos de: PCP

É preciso Abril de novo!

«O melhor do caminho histórico de Abril ainda está para vir», afirmou Jerónimo de Sousa no almoço comemorativo do 25 de Abril, realizado no domingo na Parede, que contou com a participação de mais de 250 militantes e simpatizantes comunistas.

Reforçar o Partido e a luta

Reforçar o Partido e lutar pelo desenvolvimento do distrito. Estes são dois dos principais objectivos traçados pela VIII Assembleia da Organização Regional de Viseu do PCP, realizada no sábado, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

Defender serviço público, exigir melhor saúde

Jerónimo de Sousa participou, na semana passada, em Belas, num encontro com a Comissão de Utentes da Saúde de Sintra e com a população local. Perante uma sala cheia e após ouvir intervenções da população a denunciar os muitos e graves problemas que se sentem no concelho no âmbito dos serviços de saúde, o secretário-geral...

Não fechar para eleições

Com a presença de 64 militantes comunistas, realizou-se, sábado, a 4.ª Assembleia de Organização dos Sectores Profissionais e Grandes Empresas da Organização Regional do Porto do PCP. Em dezenas de intervenções, foram dados importantes contributos ao documento em debate, além de se revelar um grande conhecimento da...

Longe vai o «oásis»

O PCP anunciou, no dia 16, a apresentação na Assembleia da República de um plano de emergência social para o distrito de Aveiro.

Comemorar Abril na luta

Passados 35 anos desde a Revolução dos Cravos, Portugal enfrenta um brutal agravamento das condições de vida dos trabalhadores e do povo.

Cresce o apoio à CDU

Em Lisboa, durante um jantar-convívio de apoiantes às eleições de 2009, que se realizou, segunda-feira, no Pátio Alfacinha, Jerónimo de Sousa reafirmou, perante três centenas de pessoas, que a CDU é «força de causas e de projecto». Em vésperas do 35.º aniversário da Revolução dos Cravos, o Secretário-geral do PCP lembrou...

Homenagem a Ary dos Santos

O espectáculo de homenagem a Ary dos Santos, com Carlos do Carmo, promovido pelo PCP e anunciando para 6 de Maio, teve que ser adiado por razões técnicas. Posteriormente outra data será marcada e dela informaremos os nossos leitores.