Audição sobre situação social em Cascais

Desigualdades aumentam

Terminou a audição sobre a situação social no concelho de Cascais, levada a cabo pela Comissão Concelhia do Partido, que concluiu que as desigualdades não param de aumentar.

Os pedidos de apoio alimentar não param de aumentar

A audição terminou, no dia 21, com uma sessão pública realizada na Parede. Ao longo de semanas e em diversas iniciativas, a Comissão Concelhia de Cascais do PCP contactou estruturas de trabalhadores, Instituições Particulares de Solidariedade Social, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, a Associação Empresarial e Comercial de Cascais, a delegação da Associação Portuguesa de Deficientes, unidades de saúde familiar e muita gente que intervém, diariamente, na vida do concelho.
Para os comunistas, todos estes contactos revelaram um concelho «mais injusto e onde aumentaram as desigualdades sociais». A responsabilidade, garantem, é da política de direita do Governo do PS e dos que o antecederam...
Em Janeiro deste ano, havia já mais de 6 mil pessoas inscritas no Centro de Emprego, ou seja mais 9 por cento do que no mês anterior. Não incluídos estão os que actualmente frequentam cursos de formação. O PCP alerta para o facto de 48.9 por cento dos inscritos no Centro de Emprego de Cascais serem desempregados de longa duração, enquanto que 47 por cento do total não recebe qualquer subsídio.
Esta realidade, alertam os comunistas, tende a agravar-se, devido ao fecho de muitas empresas de pequena dimensão. Só em 2008, relatou a Associação Empresarial e Comercial de Cascais, encerraram 370 empresas suas associadas. Ter-se-à perdido, com o fecho de mil empresas, cerca de 3 mil postos de trabalho. O recente encerramento da Euronadel, com o envio de mais 180 trabalhadores para o desemprego, fragilizou ainda mais o aparelho produtivo do concelho e do País.
Já em 2006, o PCP tinha identificado a perda de 5 mil postos de trabalho entre 1990 e 2006, na sequência do encerramento de muitas empresas. Só entre 2004 e 2006, fecharam 1629 empresas.

Precariedade e fome...

Ao desemprego junta-se a precariedade, com a indicação de que sete em cada dez jovens trabalhadores do concelho tem contrato precário, auferindo baixos salários. No plano dos salários, a discriminação salarial é semelhante aos valores nacionais, ganhando as mulheres, em média, menos 18 por cento do que os homens.
Os dados recolhidos acerca da atribuição do Rendimento Social de Inserção revelam a acentuação do casos de pobreza, salientam os comunistas. Em Dezembro de 2007, havia cerca de 3500 beneficiários. E, Dezembro de 2005, eram apenas 732.
Este aumento das desigualdades tem também expressão no aumento de apoio alimentar, que abarca novos segmentos da população do concelho, realidade que foi relatada por uma instituição do Estoril, actualmente a a fornecer apoio alimentar a mais de 170 famílias.
A finalizar a sessão, Fernanda Mateus, da Comissão Política, afirmou a necessidade de lutar contra a actual situação, realçando a necessidade de uma ruptura com a actual politica.


Mais artigos de: PCP

Ânimo para o combate!

Num ano em que se exigirá uma «mobilização total da organização», o PCP assinalou o seu aniversário no Alentejo com um grande almoço em Castro Verde, com mais de 1300 pessoas.

Podia ter sido feito muito mais

A Qimonda Portugal declarou falência no dia 26 de Março, culminando assim o processo que estava em curso desde a declaração de insolvência desta mesma multinacional na Alemanha. Para o PCP, que emitiu uma nota no dia seguinte, trata-se de uma «dolorosa notícia para os cerca de 2 mil trabalhadores atingidos, para a região...

Propaganda não apaga incêndios

O drama dos incêndios, que nos últimos dias deflagraram particularmente no Norte do País, exige uma profunda reflexão sobre a situação em que se encontra a floresta portuguesa e o dispositivo para a prevenção e combate aos incêndios florestais, diz a Comissão Nacional do PCP para as questões da Agricultura. De facto, as...

Reforçar a organização

Realizou-se no sábado, 28, em São Paio de Oleiros, a Assembleia da Organização dos Corticeiros de Santa Maria da Feira do PCP. Em debate estiveram a grave situação social no sector e a tomada de decisões orgânicas tendentes ao reforço do Partido nas empresas do sector. A assembleia considerou que as principais conclusões...

Lembrar Soeiro Pereira Gomes

Numa iniciativa da Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira, juntamente com as de Espinho e Baião, realizada no fim-de-semana, o PCP homenageou Soeiro Pereira Gomes, cujo centenário do nascimento se assinala no dia 14 deste mês. No dia 28, realizou-se uma romagem à campa onde se encontra sepultado Soeiro Pereira Gomes,...

Muito por onde crescer

A Assembleia da Organização da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega realizou-se no sábado, 28 de Março, no Centro de Trabalho do PCP em Penafiel, no distrito do Porto.

Caravana contra a crise

O PCP iniciou, no dia 26, no distrito do Porto, uma caravana regional de contacto com os trabalhadores de várias empresas, que tem como lema «Sim, é possível combater a crise! Mais força ao PCP por um distrito melhor». Com esta iniciativa, o PCP pretende «lançar uma palavra de confiança no combate à crise e às suas...

PCP recusa exclusão<br>

Vasco Cardoso, da Comissão Política do PCP, enviou ao Director de Programas da RTP (e à jornalista Fátima Campos Ferreira), um protesto contra a discriminação dos comunistas no «Prós e Contras» de anteontem à noite, que foi dedicado, entre outras matérias, ao problema da segurança das populações. Esta edição do programa...