Corticeiros

Reforçar a organização

Realizou-se no sábado, 28, em São Paio de Oleiros, a Assembleia da Organização dos Corticeiros de Santa Maria da Feira do PCP. Em debate estiveram a grave situação social no sector e a tomada de decisões orgânicas tendentes ao reforço do Partido nas empresas do sector.
A assembleia considerou que as principais conclusões do Encontro de Trabalhadores Corticeiros do PCP, realizado no ano passado, se mantêm válidas, ganhando, porém, nova actualidade e premência face ao sério agravamento da situação que se tem registado nos últimos meses.
O encerramento de empresas; a vaga de despedimentos que se sucedem, acompanhados de pressões e chantagens; o aumento do desemprego; as práticas injustas e, ao que tudo indica, ilegais de lay-off; a manutenção das discriminações salariais em relação às mulheres corticeiras; o atraso no pagamento de salários e subsídios criam um quadro cada vez mais difícil para os trabalhadores – tudo isto contrasta com os lucros dos grandes grupos do sector que se aproveitam da crise para acumular riqueza e património.
É precisamente isto que se pode concluir do recente «pacote» de milhões, anunciado pelo Governo PS, concluiu o PCP. Ao invés de responder ao aumento dos problemas laborais e do desemprego no sector e da asfixia em que se encontram as suas micro e pequenas empresas, o «pacote» tende a favorecer a centralização e controlo absoluto da produção corticeira pelos grandes grupos monopolistas.
Realçando as muitas ilegalidade praticadas em várias empresas corticeiras, a assembleia destacou, entre estas, a Facol, onde os trabalhadores decidiram avançar para a greve após terem sido atingidos por um novo processo de lay-off e continuarem com vários meses de salários em atraso.
No documento aprovado, apontava-se várias medidas e acções com o objectivo de reforçar o Partido. Entre elas, contava-se o recrutamento e um melhor e mais regular funcionamento do organismo.
No encerramento da assembleia, José Gaspar, do Comité Central, destacou a importância da iniciativa e apelou à participação dos presentes nas iniciativas e batalhas que se aproximam.


Mais artigos de: PCP

Ânimo para o combate!

Num ano em que se exigirá uma «mobilização total da organização», o PCP assinalou o seu aniversário no Alentejo com um grande almoço em Castro Verde, com mais de 1300 pessoas.

Podia ter sido feito muito mais

A Qimonda Portugal declarou falência no dia 26 de Março, culminando assim o processo que estava em curso desde a declaração de insolvência desta mesma multinacional na Alemanha. Para o PCP, que emitiu uma nota no dia seguinte, trata-se de uma «dolorosa notícia para os cerca de 2 mil trabalhadores atingidos, para a região...

Propaganda não apaga incêndios

O drama dos incêndios, que nos últimos dias deflagraram particularmente no Norte do País, exige uma profunda reflexão sobre a situação em que se encontra a floresta portuguesa e o dispositivo para a prevenção e combate aos incêndios florestais, diz a Comissão Nacional do PCP para as questões da Agricultura. De facto, as...

Lembrar Soeiro Pereira Gomes

Numa iniciativa da Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira, juntamente com as de Espinho e Baião, realizada no fim-de-semana, o PCP homenageou Soeiro Pereira Gomes, cujo centenário do nascimento se assinala no dia 14 deste mês. No dia 28, realizou-se uma romagem à campa onde se encontra sepultado Soeiro Pereira Gomes,...

Muito por onde crescer

A Assembleia da Organização da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega realizou-se no sábado, 28 de Março, no Centro de Trabalho do PCP em Penafiel, no distrito do Porto.

Caravana contra a crise

O PCP iniciou, no dia 26, no distrito do Porto, uma caravana regional de contacto com os trabalhadores de várias empresas, que tem como lema «Sim, é possível combater a crise! Mais força ao PCP por um distrito melhor». Com esta iniciativa, o PCP pretende «lançar uma palavra de confiança no combate à crise e às suas...

Desigualdades aumentam

Terminou a audição sobre a situação social no concelho de Cascais, levada a cabo pela Comissão Concelhia do Partido, que concluiu que as desigualdades não param de aumentar.

PCP recusa exclusão<br>

Vasco Cardoso, da Comissão Política do PCP, enviou ao Director de Programas da RTP (e à jornalista Fátima Campos Ferreira), um protesto contra a discriminação dos comunistas no «Prós e Contras» de anteontem à noite, que foi dedicado, entre outras matérias, ao problema da segurança das populações. Esta edição do programa...