Lembrar Soeiro Pereira Gomes

Numa iniciativa da Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira, juntamente com as de Espinho e Baião, realizada no fim-de-semana, o PCP homenageou Soeiro Pereira Gomes, cujo centenário do nascimento se assinala no dia 14 deste mês.
No dia 28, realizou-se uma romagem à campa onde se encontra sepultado Soeiro Pereira Gomes, falecido em Dezembro de 1949, doente e impossibilitado de se tratar, com apenas 40 anos. Para além da colocação de uma coroa de flores, realizou-se um momento musical de rara beleza protagonizada por Pedro e João, respectivamente violinista e violoncelista, que se associaram, desta forma, à homenagem. Dvorák, Beethoven e Bach foram alguns dos compositores interpretados.
Depois de uma breve intervenção de Fausto Neves, da Comissão Concelhia de Espinho, Domingos Abrantes, do Comité Central, destacou que «o que ressalta dos testemunhos de quantos tiveram a possibilidade de conviver com o camarada Soeiro Pereira Gomes, quer fossem operários, camponeses e intelectuais, camaradas ou simples companheiros de trabalho e amigos, é a admiração por um homem fraterno com uma conduta de vida coerente com os ideais que abraçou».
Lembrando que Soeiro Pereira Gomes «não foi um escritor que se tornou comunista, mas um comunista que se tornou escritor», o dirigente do PCP salientou que a sua «opção comunista, a opção de ser quadro clandestino, implicou grandes sacrifícios humanos, pessoais e mesmo afectivos». Sacrifícios que o autor de Esteiros e Engrenagem assumiu conscientemente «como o custo da assumpção daquilo que considerava ser seu dever».
Domingos Abrantes lembrou ainda as palavras proferidas no funeral do comunista escritor, em Alhandra, arrancado às autoridades fascistas pelo povo daquela localidade, sob a direcção da organização partidária local: «nós te juramos, querido e saudoso camarada, que sejam quais forem os obstáculos que os responsáveis pela tua morte nos levantem, levantaremos sempre bem alto, mesmo enfrentando a morte, a bandeira da democracia pela qual sempre honradamente soubeste lutar e morrer.»
No dia seguinte visitou-se Gestaçô, no concelho de Baião, terra natal de Joaquim Soeiro Pereira Gomes.


Mais artigos de: PCP

Ânimo para o combate!

Num ano em que se exigirá uma «mobilização total da organização», o PCP assinalou o seu aniversário no Alentejo com um grande almoço em Castro Verde, com mais de 1300 pessoas.

Podia ter sido feito muito mais

A Qimonda Portugal declarou falência no dia 26 de Março, culminando assim o processo que estava em curso desde a declaração de insolvência desta mesma multinacional na Alemanha. Para o PCP, que emitiu uma nota no dia seguinte, trata-se de uma «dolorosa notícia para os cerca de 2 mil trabalhadores atingidos, para a região...

Propaganda não apaga incêndios

O drama dos incêndios, que nos últimos dias deflagraram particularmente no Norte do País, exige uma profunda reflexão sobre a situação em que se encontra a floresta portuguesa e o dispositivo para a prevenção e combate aos incêndios florestais, diz a Comissão Nacional do PCP para as questões da Agricultura. De facto, as...

Reforçar a organização

Realizou-se no sábado, 28, em São Paio de Oleiros, a Assembleia da Organização dos Corticeiros de Santa Maria da Feira do PCP. Em debate estiveram a grave situação social no sector e a tomada de decisões orgânicas tendentes ao reforço do Partido nas empresas do sector. A assembleia considerou que as principais conclusões...

Muito por onde crescer

A Assembleia da Organização da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega realizou-se no sábado, 28 de Março, no Centro de Trabalho do PCP em Penafiel, no distrito do Porto.

Caravana contra a crise

O PCP iniciou, no dia 26, no distrito do Porto, uma caravana regional de contacto com os trabalhadores de várias empresas, que tem como lema «Sim, é possível combater a crise! Mais força ao PCP por um distrito melhor». Com esta iniciativa, o PCP pretende «lançar uma palavra de confiança no combate à crise e às suas...

Desigualdades aumentam

Terminou a audição sobre a situação social no concelho de Cascais, levada a cabo pela Comissão Concelhia do Partido, que concluiu que as desigualdades não param de aumentar.

PCP recusa exclusão<br>

Vasco Cardoso, da Comissão Política do PCP, enviou ao Director de Programas da RTP (e à jornalista Fátima Campos Ferreira), um protesto contra a discriminação dos comunistas no «Prós e Contras» de anteontem à noite, que foi dedicado, entre outras matérias, ao problema da segurança das populações. Esta edição do programa...