Mangualde

Olhos postos nas eleições

A Comissão Concelhia de Mangualde do PCP veio, no seu Boletim de Janeiro, chamar a atenção para alguns dos problemas mais sentidos no concelho e alerta para eleitoralismo.

Câmara quer contornar o impedimento legal do recurso a empréstimos

A «Sociedade Comercial» que a Câmara de Mangualde quer constituir com um privado, por exemplo, merece a crítica dos comunistas, que dizem ser esta uma forma de contornar o impedimento legal do recurso a empréstimos (particularmente agora, que as eleições se aproximam e é preciso «apresentar obra»), enquadrando-se na lógica da política de privatização dos serviços públicos. «É um estratagema desesperado para ir buscar dinheiro aos bancos, mas que deixa a Câmara completamente amarrada e dependente das decisões do gestor privado», acusa a Concelhia do PCP, para quem «tal cenário não é solução para o problema de fundo». Pelo contrário, em vez de aliviar a carga da dívida agravá-la-á ainda mais, «hipotecando» o desenvolvimento do Concelho. Assim, esta «sociedade», a constituir-se, «será o caminho para o abismo financeiro do município».
Os comunistas criticam ainda duramente a existência de fossas em céu aberto, caso da Lavandeira, onde a «lagoa de dejectos e águas pútridas empesta o ar e contamina as águas da ribeira, afectando as populações, sobretudo da Roda e Tabosa». Este não é, contudo, caso único, também em Stª Luzia e Pinheiro de Cima, onde o saneamento básico está instalado, os moradores não podem ligar as caixas ao colector por não haver ETAR ou fossa séptica onde possa desaguar. A consequência é que alguns moradores, «fartos de esperar», ligam os seus efluentes domésticos à rede, aparecendo depois as tampas das caixas levantadas pela pressão e o «lamentável espectáculo» dos dejectos a correr pelas valetas.

Um concelho esquecido

Preocupante é também a situação social e económica que se vive no Concelho de Mangualde, com a perda, só no último ano, de centenas de postos de trabalho, em consequência sobretudo do encerramento da Malhacila e da Anjal e da redução de efectivos na PSA/Peugeot-Citroen. Isto, para não falar nas empresas com salários em atraso e noutras que, a atravessar graves dificuldades de gestão, poderão a breve prazo «desembocar em mais despedimentos». Aliás, este é o panorama vivido pelas empresas do interior, «sem apoios efectivos por parte do Governo», «sujeitas a uma concorrência exterior cada vez mais agressiva», «sem acesso a crédito bonificado» e «vítimas do vampirismo do sector bancário».
O Distrito de Viseu continua, contudo, a ver baixar as dotações no Orçamento do Estado, que passaram de 125 milhões de euros, em 2005, para 54 milhões de euros em 2008. Por sua vez, o concelho de Mangualde, depois de em 2007 ter recebido do Orçamento de Estado para obras a «choruda» quantia de 4.000€, beneficiou em 2008 de uns «generosos» 7.682€, ironiza o PCP que, através do seu Grupo Parlamentar, ainda procurou introduzir no PIDDAC algumas propostas para «colmatar a ausência de obras estruturantes» para o concelho, propostas que foram, contudo, rejeitadas por PS, PSD e CDS.


Mais artigos de: PCP

Liberdade e democracia

O PCP promove, a 1 de Março, em Lisboa, a Marcha – Liberdade e Democracia. O anúncio foi feito por Jerónimo de Sousa, numa declaração – que reproduzimos na íntegra – na conferência de imprensa realizada no dia 17, sobre a Lei dos Partidos e as limitações à democracia política.

Câmara de Santarém discriminou o PCP

O secretariado da Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP reagiu, em conferência de imprensa realizada anteontem, às acusações do presidente da Câmara Municipal de Santarém, que chamou mentiroso ao secretário-geral do PCP.

Combater as injustiças

Muitos militantes não conseguiram entrar no recinto onde se realizou o comício do PCP, no domingo, em Santarém, com a presença do secretário-geral, Jerónimo de Sousa.

Menos democracia e transparência

A proposta de alteração à lei eleitoral das autarquias, do PS e do PSD, favorece o poder pessoal, reduz a fiscalização e limita a transparência, acusou o Executivo da DORS, no dia 15.

Não aprisionar o progresso

A apresentação do novo sítio da Internet da Comissão Concelhia de Ovar do PCP deu o mote para um debate sobre o software livre, realizado no sábado no renovado Centro de Trabalho do Partido naquela cidade. Na mesa do debate, estavam Miguel Viegas, responsável por aquela organização partidária, e Miguel Jeri. Coube a este...

Motoristas exigem direitos

Realizou-se recentemente mais um jantar de convívio de motoristas de mercadorias da região centro. Na iniciativa participaram militantes e simpatizantes do Partido, com o objectivo de aprofundar o conhecimento dos problemas que se colocam à profissão. Os motoristas presentes consideraram que o baixo salário que auferem...

Bebé morre à porta do hospital

Uma criança de dois meses morreu à porta do Hospital José Luciano de Castro, em Anadia. A Comissão Concelhia do Partido realça que «com o serviço de urgências fechado, por decisão do Ministério da Saúde, desde o dia 2 de Janeiro, a criança terá estado na ambulância do INEM a aguardar a chegada da viatura VMER, até que...

Assembleia marcada para Abril

A Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP analisou, no passado dia 11, a situação política da região, pronunciando-se sobre o projecto do Governo PS de alteração ao Código do Trabalho, que é uma «declaração de guerra» aos trabalhadores, e o aumento do custo de vida, que aumentou muito acima da inflação,...

Uma crise que se arrasta

A Comissão Concelhia de Felgueiras do PCP voltou a pronunciar-se sobre os escândalos que têm envolvido a gestão de Fátima Felgueiras na Câmara Municipal, nomeadamente o despacho de pagamentos em proveito próprio que, em sua opinião, «configuram ilícitos legais graves que devem ser julgados e punidos de forma exemplar...

Plano de Pormenor repete erros

Os eleitos autárquicos do PCP na Assembleia Municipal de Silves votaram contra o Plano de Pormenor da Praia Grande, por «não contribuir para o desenvolvimento local, nem tão pouco para a actividade turística», repetindo erros cometidos no passado relativamente «ao tipo de ocupação proposta e respectivos...