Vendas Novas

Governo quer substituir urgências por ambulância

Acompanhados por representantes dos órgãos autárquicos, cerca de 300 pessoas, de Vendas Novas, deslocaram-se, dia 29, à Assembleia da República, para participar na discussão de uma petição, com cerca de oito mil assinaturas, contra o encerramento do SAP/Urgências do concelho.
Em causa esteve o relatório elaborado e aprovado pela Comissão Parlamentar de Saúde que se deslocou ao concelho para averiguar a realidade local. Este documento recomenda ao Governo o funcionamento de um Serviço de Urgências no Centro de Saúde de Vendas Novas através da implantação de um Serviço de Urgências Básicas (SUB), com as condições necessárias para a prestação de cuidados de saúde de qualidade.
Na Assembleia da República, o Movimento de Cidadãos Independentes pela Defesa das Urgências de Vendas Novas (MCIVN) falou com os grupos parlamentares do PCP, do Partido Ecologista «Os Verdes», do PSD, do BE e do CDS-PP, que apoiaram as reivindicações da população.
Pelo contrário, o grupo parlamentar do PS não apoia as conclusões do referido relatório, defendendo a reorganização da rede de urgências, da forma como está a ser feita. Uma deputada do PS chegou mesmo a dizer que existia uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em Évora, a funcionar desde Março de 2007, e que está prevista, para Vendas Novas, uma ambulância medicalizada, como, actualmente, existe em Estremoz.
«Não é uma viatura, por mais bem apetrechada que esteja, que substitui um serviço de urgência num centro de saúde. Queremos um serviço de urgência a funcionar 24 horas, por dia, onde o utente seja atendido de uma forma digna, tal como necessita e merece», afirma, em comunicado, o MCIVN.


Mais artigos de: Nacional

CDU denuncia problemas

Depois de ter realizado um vasto conjunto de visitas, Ilda Figueiredo, vereadora do PCP na Câmara de Vila Nova de Gaia, alertou para os problemas que existem no concelho.

Junta de Freguesia «favorável» a Alta Tensão

A Junta de Freguesia da Trafaria (PS) está de acordo com o traçado da Linha de Muita Alta Tensão que a Rede Eléctrica Nacional (REN) está a instalar no distrito. Os comunistas estão contra este tipo de equipamentos junto de zonas habitacionais.

Política fiscal errada!

Os vereadores da CDU na Câmara de Vila Franca de Xira deram nota negativa à política que o PS tem vindo a desenvolver na autarquia. Nesse sentido, os comunistas votaram contra o Orçamento para 2008 e as Grandes Opções do Plano do município.

Degradação financeira em Lisboa

A Câmara de Lisboa (CML) enfrenta, nos dias de hoje, uma profundíssima degradação financeira. Responsáveis por esta situação são as políticas de direita dos sucessivos governos PS e PSD, que, através de uma inaceitável ingerência, por via das leis do Orçamento de Estado e da Lei das Finanças Locais, vieram restringir, de...

ALDA comemora 19 anos de luta

A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) celebrou, dia 2 de Dezembro, no Troviscal, concelho de Oliveira do Bairro, o seu 19.º aniversário. Nesta iniciativa estiveram presentes 150 participantes (agricultores, técnicos e amigos da ALDA) de vários pontos do distrito de Aveiro. Pela Confederação Nacional de...

Independência para o Sahara Ocidental

A cimeira União Europeia/África foi o alvo das críticas das dezenas de pessoas que se concentraram, sábado, no Largo Camões, em Lisboa, em solidariedade com o povo do Sahara Ocidental. Em causa estava a exclusão da cimeira dos representantes da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), ocupada por Marrocos há 32 anos....

PS adia futuro de Odivelas!

«Projectos, consultorias, intenções e promessas, são já a tónica dominante, no discurso do PS, na Câmara de Odivelas, e irá continuar a ser durante o próximo ano», acusa, na passada semana, a CDU, lamentando a não construção de «equipamentos, escolas, mercados, centros de saúde, parcerias e apoios ao movimento...