Perigo público na Trafaria

Junta de Freguesia «favorável» a Alta Tensão

A Junta de Freguesia da Trafaria (PS) está de acordo com o traçado da Linha de Muita Alta Tensão que a Rede Eléctrica Nacional (REN) está a instalar no distrito. Os comunistas estão contra este tipo de equipamentos junto de zonas habitacionais.

Clara atitude de subserviência ao Governo

«Questionado várias vezes pelos eleitos da CDU a revelar o seu parecer em sessão pública da Assembleia de Freguesia, a presidente da Junta manteve sempre uma atitude evasiva sem ter coragem de, em sede própria, dizer claramente que a maioria PS a quem os trafarianos confiaram a defesa das suas aspirações e dos seus interesses, não vê qualquer inconveniente em que sejam implantadas na área da Trafaria linhas de muita alta tensão que a mais elementar preocupação desaconselha», acusam os comunistas.
A autarca do PS justifica o seu parecer favorável com o facto de não ser técnica. «Tal facto não a inibiu nem inibe de afirmar que não existe perigo para a saúde e vida das pessoas, ainda que junto à Escola Básica do 1.º Ciclo de Pêra passem postes da rede», denuncia a CDU, explicando: «Os reais impactos dos campos electromagnéticos gerados pelas Linhas de Muita Alta Tensão estão ainda por apurar, mas são muitos os indicadores que apontam para nefastas consequências na saúde provocadas pela exposição a radiações electromagnéticas».
Foi por isso que, na salvaguarda das populações, a Câmara de Almada e o Grupo Parlamentar do PCP, em devido tempo, recomendaram ao Governo a reavaliação do traçado, de forma a compatibilizá-lo com o bem-estar e a qualidade de vida das populações.
Pelo contrário, segundo um comunicado da CDU à população, a Junta de Freguesia da Trafaria «optou por apoiar sem reservas a instalação das Linhas de Muito Alta Tensão assumindo uma clara atitude de subserviência ao Governo, que por razões meramente economicistas se recusa a equacionar outras soluções, remetendo para segundo plano o inalienável direito da população da Trafaria à saúde e ao bem-estar».

Abaixo-assinado

Este é um problema que não afecta só a Freguesia da Trafaria. Esta linha, no concelho de Almada, tem um traçado que atravessa zonas habitacionais e de equipamentos colectivos. Neste sentido, promovido por um movimento de cidadãos, está a circular um abaixo-assinado, que poderá ser subscrito, entre outros locais, no site jf-caparica, contra a instalação desta infra-estrutura imposta pela REN.


Mais artigos de: Nacional

CDU denuncia problemas

Depois de ter realizado um vasto conjunto de visitas, Ilda Figueiredo, vereadora do PCP na Câmara de Vila Nova de Gaia, alertou para os problemas que existem no concelho.

Política fiscal errada!

Os vereadores da CDU na Câmara de Vila Franca de Xira deram nota negativa à política que o PS tem vindo a desenvolver na autarquia. Nesse sentido, os comunistas votaram contra o Orçamento para 2008 e as Grandes Opções do Plano do município.

Degradação financeira em Lisboa

A Câmara de Lisboa (CML) enfrenta, nos dias de hoje, uma profundíssima degradação financeira. Responsáveis por esta situação são as políticas de direita dos sucessivos governos PS e PSD, que, através de uma inaceitável ingerência, por via das leis do Orçamento de Estado e da Lei das Finanças Locais, vieram restringir, de...

ALDA comemora 19 anos de luta

A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) celebrou, dia 2 de Dezembro, no Troviscal, concelho de Oliveira do Bairro, o seu 19.º aniversário. Nesta iniciativa estiveram presentes 150 participantes (agricultores, técnicos e amigos da ALDA) de vários pontos do distrito de Aveiro. Pela Confederação Nacional de...

Independência para o Sahara Ocidental

A cimeira União Europeia/África foi o alvo das críticas das dezenas de pessoas que se concentraram, sábado, no Largo Camões, em Lisboa, em solidariedade com o povo do Sahara Ocidental. Em causa estava a exclusão da cimeira dos representantes da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), ocupada por Marrocos há 32 anos....

PS adia futuro de Odivelas!

«Projectos, consultorias, intenções e promessas, são já a tónica dominante, no discurso do PS, na Câmara de Odivelas, e irá continuar a ser durante o próximo ano», acusa, na passada semana, a CDU, lamentando a não construção de «equipamentos, escolas, mercados, centros de saúde, parcerias e apoios ao movimento...

Governo quer substituir urgências por ambulância

Acompanhados por representantes dos órgãos autárquicos, cerca de 300 pessoas, de Vendas Novas, deslocaram-se, dia 29, à Assembleia da República, para participar na discussão de uma petição, com cerca de oito mil assinaturas, contra o encerramento do SAP/Urgências do concelho.Em causa esteve o relatório elaborado e...