PCP acusa PS e PSD

Degradação financeira em Lisboa

A Câmara de Lisboa (CML) enfrenta, nos dias de hoje, uma profundíssima degradação financeira. Responsáveis por esta situação são as políticas de direita dos sucessivos governos PS e PSD, que, através de uma inaceitável ingerência, por via das leis do Orçamento de Estado e da Lei das Finanças Locais, vieram restringir, de forma dramática, o acesso a receitas essenciais à gestão da cidade.
Esta situação deriva, ainda, do que foi a gestão do PSD, que recebeu o apoio do PS nas principais decisões tomadas, designadamente na «sobreavaliação de receitas municipais que vieram condicionar o controlo das despesas», a «ausência de medidas de salvaguarda do património», a «contratação de serviços e assessorias com carácter meramente supérfluo» e o «lançamento de obras, sem o necessário, prévio planeamento».
«Com uma má gestão do erário público e uma ainda pior política de defesa do património municipal, o PSD, com o respaldo do PS, ajudou a conduzir a CML para uma situação financeira muitíssimo preocupante», alertou, recentemente, na Assembleia Municipal de Lisboa, João Saraiva, eleito pelo PCP.
Referindo-se ao empréstimo financeiro de 400 milhões de euros que a autarquia acabou por contrair, menos 100 milhões que a proposta aprovada pelo executivo PS/BE, o comunista lembrou que este poderá «acabar com a absurda situação entre a Câmara e a grande maioria dos fornecedores».
«Não faz qualquer sentido, não trabalhar para a resolução de uma situação que tem conduzido ao estrangulamento de diversas empresas fornecedoras da CML, que a muito custo sobrevivem, algumas, e que caminharam, mesmo, para a falência, outras, obviamente com a consequente colocação em causa de postos de trabalho», referiu João Saraiva, acrescentando: «É altura de cada um assumir as suas responsabilidades».


Propostas para a cidade

Os eleitos do PCP na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) apresentaram, anteontem, uma moção onde se reclama, do Governo, a reposição do poder de compra dos trabalhadores da Administração Pública, tendo em consideração os 10 por cento que perderam nos últimos cinco anos.
Os comunistas apresentaram uma outra moção no sentido que a AML acompanhe a evolução da situação do Parque das Nações, nomeadamente nas vertentes urbanística, social e de acessibilidades.
Por fim, fizeram chegar àquele órgão autárquico uma recomendação para que a Câmara «desenvolva esforços no sentido de encontrar um espaço adequando para a Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional – VITAE, instituição que dá apoio às pessoas sem abrigo.


Mais artigos de: Nacional

CDU denuncia problemas

Depois de ter realizado um vasto conjunto de visitas, Ilda Figueiredo, vereadora do PCP na Câmara de Vila Nova de Gaia, alertou para os problemas que existem no concelho.

Junta de Freguesia «favorável» a Alta Tensão

A Junta de Freguesia da Trafaria (PS) está de acordo com o traçado da Linha de Muita Alta Tensão que a Rede Eléctrica Nacional (REN) está a instalar no distrito. Os comunistas estão contra este tipo de equipamentos junto de zonas habitacionais.

Política fiscal errada!

Os vereadores da CDU na Câmara de Vila Franca de Xira deram nota negativa à política que o PS tem vindo a desenvolver na autarquia. Nesse sentido, os comunistas votaram contra o Orçamento para 2008 e as Grandes Opções do Plano do município.

ALDA comemora 19 anos de luta

A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) celebrou, dia 2 de Dezembro, no Troviscal, concelho de Oliveira do Bairro, o seu 19.º aniversário. Nesta iniciativa estiveram presentes 150 participantes (agricultores, técnicos e amigos da ALDA) de vários pontos do distrito de Aveiro. Pela Confederação Nacional de...

Independência para o Sahara Ocidental

A cimeira União Europeia/África foi o alvo das críticas das dezenas de pessoas que se concentraram, sábado, no Largo Camões, em Lisboa, em solidariedade com o povo do Sahara Ocidental. Em causa estava a exclusão da cimeira dos representantes da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), ocupada por Marrocos há 32 anos....

PS adia futuro de Odivelas!

«Projectos, consultorias, intenções e promessas, são já a tónica dominante, no discurso do PS, na Câmara de Odivelas, e irá continuar a ser durante o próximo ano», acusa, na passada semana, a CDU, lamentando a não construção de «equipamentos, escolas, mercados, centros de saúde, parcerias e apoios ao movimento...

Governo quer substituir urgências por ambulância

Acompanhados por representantes dos órgãos autárquicos, cerca de 300 pessoas, de Vendas Novas, deslocaram-se, dia 29, à Assembleia da República, para participar na discussão de uma petição, com cerca de oito mil assinaturas, contra o encerramento do SAP/Urgências do concelho.Em causa esteve o relatório elaborado e...