VI AOR de Vila Real do PCP

Defender a região

Realizou-se, domingo, a VI Assembleia da Organização Regional de Vila Real do PCP. Em foco estiveram os problemas da região e o reforço do Partido.

Os comunistas têm propostas para a região de Vila Real

Mais de setenta militantes do Partido participaram na reunião magna dos comunistas do distrito de Vila Real, que foi aberta por Mário Costa, do Comité Central e responsável pela organização. Estiveram também presentes Francisco Lopes, da Comissão Política e do Secretariado, que encerrou, e Albano Nunes, igualmente dos dois organismos dirigentes do Partido.
Na assembleia, foi eleita a nova Direcção da Organização Regional, composta por 17 elementos. Destes, dois são jovens oriundos da JCP.
Os comunistas de Vila Real aprovaram também uma resolução política que traça as linhas gerais para a intervenção partidária nos próximos anos. A constituição de mais organismos de base, o enquadramento dos novos militantes em organizações partidárias, a responsabilização de novos quadros e o rejuvenescimento dos organismos são algumas das preocupações avançadas.
A assembleia aprovou também a dinamização da formação política e ideológica dos militantes, o reforço do trabalho de fundos e uma maior atenção à venda da imprensa do Partido – o Avante! e O Militante.
Realizada um ano depois das «Jornadas pelo Desenvolvimento Regional», que contou com a participação do secretário-geral do Partido, a assembleia retomou algumas das propostas efectuadas nessa importante iniciática, realizada a par com a Organização Regional de Bragança.
A implementação da Regionalização, com a criação da Região da Região Administrativa de Trás-os-Montes e Alto Douro, com órgãos democraticamente eleitos é, afirmam os comunistas de Vila Real, uma «condição indispensável para garantir o futuro da região». Outra exigência do PCP prende-se com a necessidade de o Poder Central tomar um «amplo conjunto de medidas e de políticas estruturais de desenvolvimento» que dêem um «sinal forte de que a região é viável e que os seus habitantes poderão encarar o futuro com esperança».
Os comunistas defendem ainda que o desenvolvimento rural deve assentar num «modelo de agricultura familiar e de montanha, sustentado nos seus importantes recursos endógenos e multifuncionais». Só assim se conseguirá reduzir as assimetrias, confia o PCP.


Mais artigos de: PCP

Ensinamentos para a luta que continua

Foi lançado na quinta-feira, um dia depois de se completarem dois anos sobre a morte de Álvaro Cunhal, o livro «5 obras de Álvaro Cunhal – contributo para a história e luta dos comunistas e do povo português», que contou com a participação de Jerónimo de Sousa.

Desenvolver a Serra da Estrela

As organizações regionais do PCP de Guarda e Castelo Branco promoveram, sábado, no âmbito da Conferência Nacional de Novembro, um encontro subordinado ao tema «Um novo rumo para a Serra da Estrela». Jerónimo de Sousa encerrou os trabalhos.

Apoiar as empresas de menor dimensão

Alcochete recebeu, sábado, o Encontro Nacional de Micro, Pequenos e Médios Empresários (MPME) do PCP. A iniciativa, que contou com a participação do secretário-geral do Partido, integrava-se na preparação da Conferência Nacional do PCP sobre as Questões Económicas e Sociais, que se realizará a 24 e 25 de Novembro.Nas...

A indústria que o País precisa!

A finalizar, anteontem à tarde, uma sessão pública acerca da «indústria que o País precisa e o PCP propõe», Jerónimo de Sousa insistiu na necessidade de defender de forma intransigente a produção nacional. A sessão realizou-se em Almada e inseriu-se no quadro da preparação da Conferência Nacional de Novembro. O...

CM do Porto só retira propaganda «incómoda»

A Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP acusa o Executivo municipal do Porto e o seu presidente, Rui Rio, de arrogância e prepotência na retirada de propaganda das ruas da cidade. Para os comunistas, e ao contrário do que afirma a maioria, não se tratam de razões de ordem estética «mas sim de ordem política»....

Servir as populações

A Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP, em comunicado de dia 12, acusa o Governo de estar a conduzir a gestão do Centro Hospitalar do Médio Tejo «de forma confusa». A proposta governamental de reestruturação das urgências, iniciada em Outubro do ano passado, prevê a desqualificação dos serviços dos...

Opções erradas

A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP, em comunicado do 5 de Junho, faz uma primeira apreciação da «Estratégia de Recuperação Financeira» da Câmara Municipal de Aveiro, apresentada nesse dia pelo seu presidente. Para os comunistas, a dívida de 33 milhões de euros e as dúvidas que pairam sobre alguma documentação...

Pequeno, mas grande nos objectivos

Dezenas de pessoas, militantes e simpatizantes do Partido, participaram, domingo, na inauguração do novo Centro de Trabalho de Castro Marim. Uma pequena casa na rua principal, frente ao Mercado Municipal e a poucos passos da Câmara.Em nome da Comissão Concelhia e da Direcção Regional, Manuel António destacou a...