Farmácias hospitalares

O Grupo Parlamentar do PCP reiterou a necessidade de adoptar a dispensa de medicamentos nas farmácias hospitalares a doentes em consultas externas. Esta posição foi assumida pelo líder parlamentar comunista em debate na passada semana em torno de um projecto de lei do BE preconizando aquele objectivo.
Bernardino Soares definiu a medida como «positiva» e lembrou que esta é uma ideia em que a sua bancada foi pioneira, tendo, inclusivamente, apresentado uma proposta com vista à sua materialização em sede do debate do Orçamento do Estado.
«E se todos reconhecem que é boa para os utentes e até para o controlo do défice porque é que o PS e o Governo não a aceita?», inquiriu o deputado do PCP, para quem a resposta é clara e vale como uma verdade incómoda para o Executivo: «Porque é má para os interesses privados do sector do medicamento».
Das restantes bancadas parlamentares vieram igualmente expressões de apoio ao diploma do BE, o qual, em síntese, visa permitir que as farmácias hospitalares já existentes passem a poder dispensar medicamentos aos utentes lá inscritos em ambulatório, consultas externas ou urgências.
Críticas houve-as, apenas, da bancada do PS que, pela voz da deputada Antónia Almeida Santos, acusou o BE de ter como única motivação «impor que seja o Estado o proprietário dessas» farmácias.


Mais artigos de: Assembleia da República

Governo maltrata os professores

Está agendada para o próximo dia 20, terça-feira, na comissão de educação, a discussão das propostas de alteração ao Estatuto da Carreira Docente apresentadas pelo PCP.

Corrigir malfeitorias

São mais de meia centena as propostas de alteração da bancada comunista ao decreto-lei do Governo que cria o novo Estatuto da Carreira Docente. Orientadas todas elas para corrigir os traços mais negativos do diploma, entre essas propostas encontra-se a que acaba com a prova de acesso à profissão.Consagrada é a...

A batalha pela igualdade

Discriminação, deterioração das condições de vida, degradação de direitos, precarização do emprego, desemprego, privatização de funções sociais do Estado. Eis alguns dos traços que definem a situação em que hoje vivem e trabalham as mulheres.

Insuportáveis diferenças

Citando um recente relatório da agência Eurofoundation, Odete Santos levou ao conhecimento do plenário um conjunto de dados e informações que atestam a persistência e até agravamento das diferenças salariais entre homens e mulheres.Possível é concluir que essas diferenças salariais, que registaram uma diminuição (ainda...

A morte lenta do mundo rural

«As políticas agro-rurais do Governo PS estão a liquidar o que ainda resta da agricultura familiar», acusou o deputado comunista Agostinho Lopes durante uma interpelação ao Governo realizada na passada semana a pedido do Partido Ecologista «Os Verdes».Este foi um debate onde a política agrícola e o responsável por esta...

Nova lei do aborto

A Assembleia da República aprovou, faz hoje oito dias, a nova lei do aborto. O diploma passou em votação final global com os votos favoráveis do PS, PCP, BE, «Os Verdes» e 21 deputados do PSD. Votaram contra os restantes deputados da bancada laranja (à excepção de três que se abstiveram), bem como o CDS/PP e as três...