Insuportáveis diferenças

Citando um recente relatório da agência Eurofoundation, Odete Santos levou ao conhecimento do plenário um conjunto de dados e informações que atestam a persistência e até agravamento das diferenças salariais entre homens e mulheres.
Possível é concluir que essas diferenças salariais, que registaram uma diminuição (ainda que lenta) até 2004, voltaram a partir desta data a assumir uma tendência de crescimento, sendo hoje essa discrepância entre os dois sexos na ordem dos 20 por cento no nosso País.
Significativo é ainda o facto de quase 50 por cento das mulheres integrarem o «segmento do trabalho com menores salários», enquanto no «segmento com melhores salários» estão 40 por cento dos homens e 20 por cento das mulheres.
Ainda segundo o documento, as mulheres concentram-se fundamentalmente nos sectores da educação e saúde (34 por cento) e no do comércio (17 por cento); não obstante a forte feminização nestes sectores, verifica-se que são mais homens do que mulheres a ocupar o segmento dos melhores salários.
Influência determinante nos baixos salários tem ainda o trabalho a tempo parcial, situação que na União Europeia afecta sete por cento dos homens, atingindo 30 por cento das mulheres na vida activa.


Mais artigos de: Assembleia da República

Governo maltrata os professores

Está agendada para o próximo dia 20, terça-feira, na comissão de educação, a discussão das propostas de alteração ao Estatuto da Carreira Docente apresentadas pelo PCP.

Corrigir malfeitorias

São mais de meia centena as propostas de alteração da bancada comunista ao decreto-lei do Governo que cria o novo Estatuto da Carreira Docente. Orientadas todas elas para corrigir os traços mais negativos do diploma, entre essas propostas encontra-se a que acaba com a prova de acesso à profissão.Consagrada é a...

A batalha pela igualdade

Discriminação, deterioração das condições de vida, degradação de direitos, precarização do emprego, desemprego, privatização de funções sociais do Estado. Eis alguns dos traços que definem a situação em que hoje vivem e trabalham as mulheres.

A morte lenta do mundo rural

«As políticas agro-rurais do Governo PS estão a liquidar o que ainda resta da agricultura familiar», acusou o deputado comunista Agostinho Lopes durante uma interpelação ao Governo realizada na passada semana a pedido do Partido Ecologista «Os Verdes».Este foi um debate onde a política agrícola e o responsável por esta...

Nova lei do aborto

A Assembleia da República aprovou, faz hoje oito dias, a nova lei do aborto. O diploma passou em votação final global com os votos favoráveis do PS, PCP, BE, «Os Verdes» e 21 deputados do PSD. Votaram contra os restantes deputados da bancada laranja (à excepção de três que se abstiveram), bem como o CDS/PP e as três...

Farmácias hospitalares

O Grupo Parlamentar do PCP reiterou a necessidade de adoptar a dispensa de medicamentos nas farmácias hospitalares a doentes em consultas externas. Esta posição foi assumida pelo líder parlamentar comunista em debate na passada semana em torno de um projecto de lei do BE preconizando aquele objectivo.Bernardino Soares...