Vila Real de Santo António

PCP retira confiança política

O PCP já assumiu várias vezes posições críticas relativamente à acção e opções da gestão PSD da Câmara de Vila Real de Santo António. Aliás, na sequência das últimas eleições autárquicas, quando aceitou o pelouro do turismo que lhe foi proposto, tornou claro que isso nunca interferiria com uma livre avaliação ao trabalho desenvolvido pela maioria PSD, nem condicionaria as opiniões, posições e iniciativas decorrentes dessa avaliação.
Assim aconteceu em 25 de Outubro último, quando numa apreciação à actual gestão camarária, a Concelhia do PCP afirmou estar aquela «longe de alcançar os objectivos prometidos» em campanha eleitoral, a não ser na generosa distribuição de empreitadas e serviços por aqueles que contribuíram para a eleição do PSD e pela crescente quantidade de assessores...», e criticou os «traços de autoritarismo» dessa mesma gestão.
Posteriormente, a Direcção da Organização Regional do Algarve chegou a idêntica conclusão e fez chegar à Comissão Concelhia a sua opinião de que, tendo em conta a situação, «não fazia sentido prosseguir com a responsabilidade do pelouro do turismo». Opinião que, desde logo, não correspondia a qualquer avaliação negativa do desempenho do responsável pelo pelouro, João Rodrigues, que manter-se-ia naturalmente como eleito e vereador.
Transmitida a decisão a João Rodrigues, este, depois de reflectir, informou o Partido, no dia 21 de Novembro, que não a aceitava, pelo que não entregava o referido pelouro ao PSD e demitia-se de todas as responsabilidades no PCP.
Para a DORAL, esta atitude de João Rodrigues entra em «clara colisão com os princípios que enformam o funcionamento do PCP», como o próprio conhece bem. Assim, o PCP decidiu retirar a confiança política a João Rodrigues, informando os munícipes que, a partir de agora, aquele deixa de ter «qualquer vínculo com o PCP, representando-se a si próprio.»


Mais artigos de: PCP

Parem a privatização

Para uma aviação civil com futuro, ao serviço do povo e do País, o PCP apresentou publicamente, anteontem, uma análise da evolução do sector e as propostas do Partido.

Governo contradiz-se<br>nos poderes do BCE

Anteontem, no final de uma reunião com o primeiro-ministro, sobre a próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (hoje e amanhã, em Bruxelas), o secretário-geral do PCP criticou a impotência do Governo português face a um novo aumento das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE) e...

Organizar e intervir

Realizada no dia 8, a assembleia magna dos comunistas de Viana do Castelo traçou as orientações para reforçar o Partido e protagonizar a necessária mudança de política.

Concretizar as orientações na prática

Intervindo no final dos trabalhos da VII Assembleia da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP, Jerónimo de Sousa realçou o êxito dos trabalhos da reunião magna dos comunistas do distrito. E destacou que este êxito será «tanto mais realizado se formos capazes de concretizar no quotidiano da nossa acção e da nossa...

Socialistas europeus são hipócritas

O secretário-geral do PCP participou, no dia 8, num jantar de Natal promovido pela Direcção da Organização Regional de Braga do Partido. Na iniciativa, na qual compareceram mais de duas centenas e meia de pessoas, o dirigente do PCP comentou o Congresso do Partido Socialista Europeu, que se realizou no Porto na passada semana.

Contra a política de injustiça

O PCP está a promover uma acção nacional de esclarecimento contra a política de injustiça social que o Governo do PS tem vindo a levar a cabo, no sentido aliás do que foi realizado pelos anteriores governos. A acção tem o objectivo de sensibilizar e esclarecer os trabalhadores e o povo, nomeadamente através do contacto...

Pela criação de mais emprego

«Um PCP mais forte para melhor intervir» foi o lema da III Assembleia da Organização Concelhia de Oliveira de Azeméis do PCP, que se realizou no passado dia 2 de Dezembro.

Manter todas as valências

No âmbito da Campanha Nacional «A saúde é um direito, não é um negócio», o PCP recolheu já no Montijo mais de mil e quinhentas assinaturas. Esta acção foi articulada com uma ampla distribuição de comunicados a favor do SIM no referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, questão que poderia ter...

O Alentejo construtor da Festa

Os construtores da Festa do Avante! oriundos das várias organizações do Partido na região Alentejo promoveram na Quinta da Atalaia uma jornada de confraternização. Vieram camaradas e amigos – amigos que também participam na construção da Festa do nosso grande Avante! – dos quatro cantos do Alentejo: de Beja, de...

AGORA, SIM!

Apelando ao voto pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez, no referendo marcado para 11 de Fevereiro, vai ser divulgado por todo o País um cartaz com a palavra de ordem do PCP para esta batalha, «Agora Sim!». O Partido recorda que o aborto clandestino existe e é urgente mudar a lei.