Feira de S. João

Morte aproxima-se

A Câmara Municipal de Évora está a matar a Feira de S. João, acusa a Comissão Concelhia de Évora do PCP.
A Feira – com séculos de existência – constituía uma «grande e privilegiada montra e mostra» de produtos regionais, que se foi adaptando às novas realidades, reflectindo, quando a Câmara era gerida pela CDU, «uma actividade autárquica participada, respeitadora da pluralidade social concelhia», o que era visível em toda a sua programação, espacial ou de animação, lembram os comunistas.
Porém, este ano, a Feira de S. João «foi triste, pobre, pouco participada e divorciada da população», porque a Câmara PS «autista» e «sem estratégias claras para o desenvolvimento do concelho», promove a Feira «sem paixão», arrastando-se «a mando de interesses obscuros e inconfessáveis».
Assim, a Câmara PS limitou-se a instalar um painel luminoso na muralha, às Portas do Raimundo, impôs aos vários agentes exigência «inacreditáveis» e até a própria construção e manutenção das estruturas e infra-estruturas, antes quase todas instaladas – «com esforço redobrado mas com orgulho» – pelos trabalhadores municipais, têm vindo «paulatinamente a ser entregues a empresas, com perda de eficácia e aumento dos custos».
Enfim, «o futuro da Feira, o seu desenvolvimento e valorização foram hipotecados pela gestão PS, ao rejeitar a construção do novo parque de feiras no terreno já adquirido pela Câmara CDU», conclui a Concelhia do PCP, decidida a não deixar morrer a Feira de S. João.


Mais artigos de: PCP

Fim à agressão ao Líbano

O PCP desafiou o Governo a clarificar a sua posição sobre a agressão de Israel ao Líbano e à Palestina. Manter o silêncio é pactuar com a invasão e os massacres, acusam os comunistas, que reafirmam a sua oposição à participação portuguesa numa força internacional.O PCP desafiou o Governo a clarificar a sua posição sobre a agressão de Israel ao Líbano e à Palestina. Manter o silêncio é pactuar com a invasão e os massacres, acusam os comunistas, que reafirmam a sua oposição à participação portuguesa numa força internacional.

Travar o desemprego

No âmbito da campanha nacional «Portugal Precisa, o PCP Propõe», o Organismo de Direcção dos Concelhos do Oeste do PCP reuniu, a seu pedido, com a União Sindical de Torres Vedras, para discutir os problemas do mundo do trabalho na região

Prosseguir reforço do Partido

Realizou-se no passado sábado, 22 de Julho, a 2ª Assembleia da Organização de Freguesia de S. Paio de Oleiros do PCP.

Uma intensa actividade

Os deputados do PCP continuam em actividade, ou prestando contas ao eleitorado dos distritos que os elegeram ou visitando zonas cujos problemas chegaram ao seu conhecimento.

Democracia, sim, mas... devagar

O Coordenador da Comissão de Trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal, indignado com o almoço-debate promovido pela Célula do PCP, no dia 12 de Julho, no refeitório da Câmara em Poçoilos – onde figurava uma exposição sobre os 75 anos deste jornal –, divulgou no dia seguinte uma carta aberta, ilustrada com...

Defender interesses da Região

A Direcção da Organização Regional do PCP Açores reuniu, no dia 21 de Julho, na cidade da Horta, para balanço da actividade desenvolvida desde 20 de Junho, data da sua última reunião.

Festa da Alegria regressa

No sábado passado, 5 de Agosto, a Freguesia de São Martinho, no concelho de Alcácer no Sal, voltou a ser animada pela Festa da Alegria, promovida pela Comissão de Freguesia de São Martinho do PCP em colaboração com a JCP.A realização da Festa da Alegria, cujo início remonta a finais dos anos 70, foi interrompida há cinco...

Levar mais longe o <em>Avante! </em>

Os difusores do Avante! no distrito de Aveiro realizaram recentemente um encontro-convívio, num restaurante perto da cidade de Espinho, com a participação de cerca de meia centena de quadros e simpatizantes do Partido de vários Concelhos. Todos, diz a Comissão Concelhia de Espinho do PCP, com um «papel essencial» na...

Despenalizar o aborto

Com o objectivo de promover a Festa do Avante!, as organizações do PCP nos Afonsos, na Freguesia de Pegões, Montijo, realizaram recentemente um almoço-convívio. O debate acabou, porém, por incidir essencialmente sobre a necessidade de uma nova lei de despenalização do aborto.Com efeito, na base do pressuposto de que a...

PCP exige construção

O PCP voltou a exigir a construção do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN). Esta é uma prioridade na rede hospitalar do Norte do País, consideram os comunistas do Porto, que vêem com preocupação notícias que reflectem a «persistência de indefinições» sobre o projecto.