Tondela

Sobretaxa sobre a água é ilegal

O PCP vai pôr a circular um abaixo-assinado junto da população de Tondela contra a sobretaxa na factura da água e compromete-se a levar o assunto à Assembleia da República através de um requerimento. Em nota da Comissão Concelhia de Tondela, de dia 19, os comunistas consideram que a adesão dos municípios aos sistemas multimunicipais «são um passo mais no caminho da privatização da água e da sua transformação em produto comercial para dar lucro, negando-lhe o seu carácter de bem social acessível a todos».
Para o PCP, devido ao acordo celebrado com o município de Tondela, a empresa Águas do Planalto sempre que «tenha “necessidade” de aumentar o seu aprovisionamento financeiro para pagar avultados salários aos seus administradores, ou de sanear as contas deficitárias da má gestão corrente, lança “sobretaxas”, tantas quantas as necessárias aos seus ávidos desígnios». Para o PCP, «isto não pode ser», pois o consumidor de Tondela «já paga em média uma factura de cerca de 7 euros de taxa de saneamento e de resíduos sólidos urbanos, mais cerca de cinco euros de aluguer de contador. Tem agora ainda de paga ruma sobretaxa imputada ao consumo de água, sem saber que contrapartida de prestação de serviço ela pretende financiar».


Mais artigos de: PCP

Mudar de rumo

Jerónimo de Sousa participou, terça-feira, no Porto, num comício integrado na iniciativa «Portugal precisa, o PCP propõe». O desemprego e a precariedade foram os alvos dos comunistas.

Responder ao ataque contra o distrito

A 5.ª Assembleia da Organização Regional da Guarda do PCP (Extraordinária) analisou aquela que é a «maior e mais prolongada e profunda ofensiva contra o distrito da Guarda, seus trabalhadores e populações».

À margem do interesse nacional

A Lei de Programação Militar, que esteve ontem em debate, opta pelas exigências da NATO e da Força Europeia de Reacção Rápida e não pelo interesse nacional, afirma o PCP, que vai votar contra.

Há condições para o reforço do Partido

A preparação da 10.ª assembleia da organização concelhia de Beja do PCP envolveu três centenas de militantes do concelho em dezenas e meia de reuniões. Nestas, foi discutido o projecto de resolução política e foram eleitos os delegados.

É tempo de lutar

A Comissão Concelhia de Loures do PCP fez uma análise da situação que se vive nas principais empresas produtivas do concelho e concluiu que «a vida dos trabalhadores está cada vez mais difícil».

Em defesa das pescas

O Grupo Parlamentar do PCP realizou anteontem uma audição sobre os problemas actuais das pescas portugueses.Contando com a presença de representantes de várias entidades e organizações, nomeadamente de pescadores e de armadores, esta reunião permitiu conhecer melhor o grau de dificuldades e problemas com que se debate...

Reforçar sempre mais!

Realizou-se, no dia 15 de Junho, na Junta de Freguesia de S. Miguel D'Acha, a IV Assembleia da Organização Concelhia de Idanha-a-Nova do PCP, que analisou a realidade social do concelho e definiu linhas de orientação para um trabalho de Partido mais interveniente e combativo, em defesa do progresso do concelho, dos...

Em defesa dos SMAS

O PCP está contra a transformação dos SMAS do Porto em empresa municipal, recentemente aprovada pelo PSD/PP e PS na Assembleia Municipal, com o voto contra da CDU. Por várias razões, entre elas, como então denunciou Rui Sá, vereador da CDU, o facto de haver um conjunto de direitos dos trabalhadores dos SMAS que «não...

Melhorar em Paranhos

No dia 17 de Junho de 2006 realizou-se, no Centro de Trabalho do Partido, a 5.ª Assembleia da Organização de Freguesia de Paranhos do PCP. Foi eleita a nova Comissão de Freguesia e foram aprovadas as linhas de orientação para o trabalho local a concretizar e discutidos os caminhos para o objectivo que serviu de lema à...