PCP promove audição

Em defesa das pescas

O Grupo Parlamentar do PCP realizou anteontem uma audição sobre os problemas actuais das pescas portugueses.
Contando com a presença de representantes de várias entidades e organizações, nomeadamente de pescadores e de armadores, esta reunião permitiu conhecer melhor o grau de dificuldades e problemas com que se debate este sector de importância fundamental para a economia nacional.
Recorde-se que Portugal é o país da União Europeia com a maior Zona Económica Exclusiva e aquele onde se consome mais pescado por habitante.
Em causa está sobretudo a viabilidade económica deste sector, decorrente do que é considerado o «brutal agravamento do preço dos combustíveis».
Esta audição do Grupo comunista ganha ainda relevância por estar em desenvolvimento na União Europeia um debate sobre a matéria, no qual se inclui um projecto de relatório do Parlamento Europeu, da responsabilidade do eurodeputado comunista Pedro Guerreiro, relativo à Comunicação da Comissão Europeia sobre «A melhoria da situação económica das pescas».
Neste texto, o deputado do PCP tece duras críticas às políticas erradas dos sucessivos governos bem como ao seu seguidismo face à redução do esforço de pesca que tem vindo a ser adoptada no quadro da Política Comum de Pescas.
Propostas por Pedro Guerreiro no seu relatório dirigido à Comissão das Pescas são várias medidas de emergência para a melhoria da situação económica do sector, entre as quais se destaca a criação de um fundo de garantia que assegure a estabilidade do preço dos combustíveis, a criação de um sistema de seguro público para situações imprevisíveis, e a criação de um programa comunitário de apoio à pequena pesca costeira e artesanal.


Mais artigos de: PCP

Mudar de rumo

Jerónimo de Sousa participou, terça-feira, no Porto, num comício integrado na iniciativa «Portugal precisa, o PCP propõe». O desemprego e a precariedade foram os alvos dos comunistas.

Responder ao ataque contra o distrito

A 5.ª Assembleia da Organização Regional da Guarda do PCP (Extraordinária) analisou aquela que é a «maior e mais prolongada e profunda ofensiva contra o distrito da Guarda, seus trabalhadores e populações».

À margem do interesse nacional

A Lei de Programação Militar, que esteve ontem em debate, opta pelas exigências da NATO e da Força Europeia de Reacção Rápida e não pelo interesse nacional, afirma o PCP, que vai votar contra.

Há condições para o reforço do Partido

A preparação da 10.ª assembleia da organização concelhia de Beja do PCP envolveu três centenas de militantes do concelho em dezenas e meia de reuniões. Nestas, foi discutido o projecto de resolução política e foram eleitos os delegados.

É tempo de lutar

A Comissão Concelhia de Loures do PCP fez uma análise da situação que se vive nas principais empresas produtivas do concelho e concluiu que «a vida dos trabalhadores está cada vez mais difícil».

Reforçar sempre mais!

Realizou-se, no dia 15 de Junho, na Junta de Freguesia de S. Miguel D'Acha, a IV Assembleia da Organização Concelhia de Idanha-a-Nova do PCP, que analisou a realidade social do concelho e definiu linhas de orientação para um trabalho de Partido mais interveniente e combativo, em defesa do progresso do concelho, dos...

Em defesa dos SMAS

O PCP está contra a transformação dos SMAS do Porto em empresa municipal, recentemente aprovada pelo PSD/PP e PS na Assembleia Municipal, com o voto contra da CDU. Por várias razões, entre elas, como então denunciou Rui Sá, vereador da CDU, o facto de haver um conjunto de direitos dos trabalhadores dos SMAS que «não...

Sobretaxa sobre a água é ilegal

O PCP vai pôr a circular um abaixo-assinado junto da população de Tondela contra a sobretaxa na factura da água e compromete-se a levar o assunto à Assembleia da República através de um requerimento. Em nota da Comissão Concelhia de Tondela, de dia 19, os comunistas consideram que a adesão dos municípios aos sistemas...

Melhorar em Paranhos

No dia 17 de Junho de 2006 realizou-se, no Centro de Trabalho do Partido, a 5.ª Assembleia da Organização de Freguesia de Paranhos do PCP. Foi eleita a nova Comissão de Freguesia e foram aprovadas as linhas de orientação para o trabalho local a concretizar e discutidos os caminhos para o objectivo que serviu de lema à...