Porto

Em defesa dos SMAS

O PCP está contra a transformação dos SMAS do Porto em empresa municipal, recentemente aprovada pelo PSD/PP e PS na Assembleia Municipal, com o voto contra da CDU. Por várias razões, entre elas, como então denunciou Rui Sá, vereador da CDU, o facto de haver um conjunto de direitos dos trabalhadores dos SMAS que «não estão suficientemente acautelados» na actual proposta, designadamente «o apoio social e complementar à assistência médica, medicamentosa e de diagnóstico, e a situação no plano legal dos trabalhadores que venham a ser requisitados para a empresa, a manutenção da data de pagamento dos salários e a diminuição da forma de participação dos trabalhadores na gestão da empresa».
Em nota à comunicação social, a célula do PCP nos SMAS lembra que a proposta de protocolo, para além de não garantir os direitos dos associados da Caixa de Reformas e Pensões dos seus funcionários, remete ainda para uma fase posterior «a definição da macro-estrutura e do quadro de pessoal da nova empresa», deixando portanto na «dúvida e indefinição» o futuro da nova empresa em termos de funções, competências e quadro de pessoal», o que, em sua opinião, tendo em contra a prática do PSD/PP, não augura «nada de bom». Aliás, a pressa com que a decisão foi tomada revela a tentativa do presidente da Câmara de «contornar a justa oposição dos trabalhadores».
Por seu lado, o PS, ao votar favoravelmente a proposta, demonstra «não constituir verdadeira oposição» na Câmara, o que já vinha sendo evidente na Câmara do Porto, com as suas posições de apoio sistemático à política de direita do Governo de destruição de serviços públicos essenciais, «de que é exemplo a privatização da água».


Mais artigos de: PCP

Mudar de rumo

Jerónimo de Sousa participou, terça-feira, no Porto, num comício integrado na iniciativa «Portugal precisa, o PCP propõe». O desemprego e a precariedade foram os alvos dos comunistas.

Responder ao ataque contra o distrito

A 5.ª Assembleia da Organização Regional da Guarda do PCP (Extraordinária) analisou aquela que é a «maior e mais prolongada e profunda ofensiva contra o distrito da Guarda, seus trabalhadores e populações».

À margem do interesse nacional

A Lei de Programação Militar, que esteve ontem em debate, opta pelas exigências da NATO e da Força Europeia de Reacção Rápida e não pelo interesse nacional, afirma o PCP, que vai votar contra.

Há condições para o reforço do Partido

A preparação da 10.ª assembleia da organização concelhia de Beja do PCP envolveu três centenas de militantes do concelho em dezenas e meia de reuniões. Nestas, foi discutido o projecto de resolução política e foram eleitos os delegados.

É tempo de lutar

A Comissão Concelhia de Loures do PCP fez uma análise da situação que se vive nas principais empresas produtivas do concelho e concluiu que «a vida dos trabalhadores está cada vez mais difícil».

Em defesa das pescas

O Grupo Parlamentar do PCP realizou anteontem uma audição sobre os problemas actuais das pescas portugueses.Contando com a presença de representantes de várias entidades e organizações, nomeadamente de pescadores e de armadores, esta reunião permitiu conhecer melhor o grau de dificuldades e problemas com que se debate...

Reforçar sempre mais!

Realizou-se, no dia 15 de Junho, na Junta de Freguesia de S. Miguel D'Acha, a IV Assembleia da Organização Concelhia de Idanha-a-Nova do PCP, que analisou a realidade social do concelho e definiu linhas de orientação para um trabalho de Partido mais interveniente e combativo, em defesa do progresso do concelho, dos...

Sobretaxa sobre a água é ilegal

O PCP vai pôr a circular um abaixo-assinado junto da população de Tondela contra a sobretaxa na factura da água e compromete-se a levar o assunto à Assembleia da República através de um requerimento. Em nota da Comissão Concelhia de Tondela, de dia 19, os comunistas consideram que a adesão dos municípios aos sistemas...

Melhorar em Paranhos

No dia 17 de Junho de 2006 realizou-se, no Centro de Trabalho do Partido, a 5.ª Assembleia da Organização de Freguesia de Paranhos do PCP. Foi eleita a nova Comissão de Freguesia e foram aprovadas as linhas de orientação para o trabalho local a concretizar e discutidos os caminhos para o objectivo que serviu de lema à...