Administração Local em luta

Para ontem, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, STAL/CGTP-IN, convocou uma conferência de imprensa, a fim de anunciar um «mês de luta» e apresentar o calendário de acções em Junho, a fim exigir a resolução dos problemas específicos destes trabalhadores.

No dia 27, cerca de cinquenta delegados sindicais das associações humanitárias de bombeiros voluntários efectuaram um encontro nacional, revelou o STAL, em comunicado. A necessidade de reestruturar o seu funcionamento, as «graves injustiças provocadas pela “profissionalização” do voluntariado», o transporte de doentes, os problemas relativos à emergência médica, agravados com o anunciado encerramento de maternidades foram matérias abordadas.
Os trabalhadores da Câmara de Lisboa marcaram para ontem uma concentração/plenário, frente aos Paços do Concelho, onde exigiram a efectividade para os trabalhadores com vínculo precário e resposta aos cadernos reivindicativos sectoriais apresentados pelo STML/CGTP-IN.
O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa exigiu soluções para os processos dos trabalhadores do Departamento de Desporto, as questões relacionadas com as auxiliares de acção educativa e a actualização do subsídio de insalubridade, penosidade e risco.
No Porto, os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento estiveram, dia 26, concentrados frente à Câmara, por considerarem insuficientes as garantias obtidas no âmbito da transformação daqueles serviços em empresa municipal.
Entretanto, a edilidade aprovou, dia 30, por maioria, aquela conversão. Apenas o vereador da CDU, Rui Sá, votou contra. Falta agora a ratificação por parte da Assembleia Municipal, a 26 de Junho.

Prémio promulgado

A Direcção Regional do Porto do STAL revelou, segunda-feira, que foi dado «mais um importante passo para a resolução do problema» do prémio nocturno, após ter obtido a confirmação de que o Presidente da República promulgou o Decreto-Lei que permitirá aos trabalhadores da recolha do lixo receberem, finalmente, o prémio nocturno. O sindicato espera agora que o primeiro-ministro seja célere a mandar publicar o decreto no Diário da República, para que entre em vigor.


Mais artigos de: Trabalhadores

Protestos na rua dia 8

Pelo progresso da Segurança Social e contra a proposta governamental de redução das pensões e aumento da idade de reforma, são os objectivos destacados pela central para as concentrações distritais da próxima quinta-feira.

Estado... de sítio

Do encontro nacional de trabalhadores da Função Pública saiu um reforçado alerta, quanto aos efeitos do PRACE, a par de uma reafirmada determinação de lutar pelo emprego, pelos direitos e pelas funções sociais do Estado em risco.

Comissões de trabalhadores<br> reúnem amanhã no Porto

Cerca de duas centenas de representantes de CTs de todo o País vão participar no 12.º Encontro Nacional, durante o dia de amanhã, na Casa Sindical do Porto. Esta é a primeira vez que um encontro se realiza fora da região da Grande Lisboa.«O encontro anterior aprovou a “Carta Reivindicativa das Comissões de...

Perigos a par da OPA

A Comissão de Trabalhadores da Portugal Telecom rejeita que o aumento dos dividendos para os accionistas seja feito à custa de direitos conquistados por gerações de trabalhadores.

CGTP-IN com os povos do Médio Oriente

A grave situação dos trabalhadores e dos povos do Médio Oriente, particularmente da Palestina e do Iraque foi o motivo do encontro internacional de solidariedade promovido, dia 26, pela CGTP-IN, em Lisboa.Omitido pela generalidade da comunicação social, o encontro pretendeu reforçar os laços entre representantes dos...

Adesão total na Transtejo

A greve iniciada segunda-feira, na Transtejo, fez os barcos pararem de manhã e de tarde e teve a adesão de todos os trabalhadores, salvo as chefias, como reconheceu a própria empresa. A luta, que prossegue até amanhã, foi convocada para exigir a equiparação do prémio de assiduidade aos valores praticados na Soflusa,...

Só lutando se ganha

A luta «forçou a administração a republicar o actual Acordo de Empresa e a retirar da negociação toda a sua proposta», salientou o dirigente do SNTCT/CGTP-IN, Fernando Ambrioso.

Pressão contrariada no material eléctrico

Delegados e dirigentes sindicais de empresas fabricantes de material eléctrico e electrónico exigiram, no dia 25 de Maio, que a associação patronal do sector repudie o comportamento das empresas que estão a pressionar trabalhadores para aderirem a um contrato que lhes retira importantes direitos. Na resolução aprovada...

Corrida da Tolerância

No sábado, 27 de Maio, realizou-se a 12.ª edição da «Corrida da Tolerância – Correr com o Racismo», prova não competitiva que «junta vontades e promove valores, como a igualdade entre os seres humanos» - assim apresentada pela Interjovem e a União dos Sindicatos de Lisboa, que promovem anualmente a iniciativa.Para o...

Operárias da <em>Folkers</em> <br>guardam património

As trabalhadoras da Folkers Confecções, em Vilaça (Braga), permanecem há mais de uma semana à porta da fábrica, para evitar a saída de património, depois de o gerente ter anunciado, a 29 de Maio, um encerramento que o Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes considera ilegal e premeditado.