Arouca

Um abraço ao futuro

A CDU de Arouca já apresentou os seus candidatos aos diversos órgãos autárquicos do concelho.
«É, pois, com vontade, a vontade de quem não se conforma com fatalidades, e com amor, aquele amor profundo que se constrói da beleza desta terra e do carácter das suas gentes, que nos propomos a contribuir para um futuro melhor para Arouca. Num projecto onde cabem todos, absolutamente todos, os homens e mulheres de boa vontade, amantes da democracia e da liberdade, empenhados em contribuir para a melhoria das condições de vida da comunidade. Num grande abraço de solidariedade e confiança, rumo a um futuro melhor para a nossa terra», salienta, em nota de imprensa, a CDU de Arouca.
Entretanto, como se dá conta, a CDU defende um projecto de desenvolvimento harmonioso e equilibrado em que todos os domínios, das infra-estruturas à cultura, do desporto ao ordenamento do território, do ambiente ao desenvolvimento económico, têm exactamente a mesma importância na construção do futuro de qualidade.
«Arouca, apesar de estar perto do Litoral, sofre muitas das sequelas da interioridade e, simultaneamente, apresenta potencialidades que a diferenciam dos concelhos vizinhos. Por isso, e sem menosprezar o relacionamento com estes nem descurar a captação de investimento vindo do exterior, devemos preservar e promover as potencialidades que são nossas, que são muitas e que são a garantia de uma vida melhor», afiança a CDU.
No entanto, continua, Arouca «após todos estes anos de Poder Local democrático e de fundos comunitários, apresenta ainda muitas carências a nível do absolutamente básico – veja-se a qualidade do abastecimento público de água e dos sistemas de recolha e tratamento de esgotos – e, ao mesmo tempo, carece de um projecto de desenvolvimento claro e participado por todos os arouquenses.»
Neste sentido, para ultrapassar as carências e construir o futuro, a CDU apresenta um rol de medidas necessárias para o concelho, nomeadamente «a preservação dos recursos naturais», «a satisfação das necessidades básicas que, inexplicavelmente, continuam por resolver», «desenvolvimento económico, especialmente através da oferta de espaços industriais de qualidade capazes de atrair projectos inovadores» e «uma política de desenvolvimento do comércio tradicional e a preocupação de apoiar o mundo rural, valorizando a agricultura que temos e fomentando a diversificação desta actividade».
O ensino, a cultura e o desporto são outras das áreas em destaque no programa da CDU. «As associações culturais e desportivas, no respeito absoluto pela sua autonomia, merecem uma atenção especial, através de regras claras e de uma preocupação fundamental com a formação, a diversificação da prática existente e o apoio técnico necessário (a Câmara deve assumir o essencial dos custos da formação e tentar estendê-la a todo o concelho e a todas associações)», reclama a CDU, sublinhando que «nenhuma política será bem sucedida se não for amplamente participada pelas populações. Esta será a nossa aposta, pois é nossa convicção e a nossa forma de estar na vida pública».


Mais artigos de: Nacional

Verdadeiro poder regional

Na apresentação dos seus cabeças de lista, a CDU de Viana do Castelo promete lutar pelo desenvolvimento do concelho e pelo aumento do bem-estar dos cidadãos vianenses.

Uma estratégia de desenvolvimento

A CDU apresentou, sexta-feira, nove dos 14 cabeças-de-lista pelo distrito de Vila Real às autárquicas de Outubro, com o objectivo de reforçar o poder da coligação democrática nesta região e combater o poder instituído pelo PSD e PS.

Alternativa de poder!

Manuela Santos é a cabeça de lista da CDU para a Câmara Municipal de Soure. Após um amplo processo de discussão, democrático e participado, a apresentação da candidata ocorreu no passado dia 9 de Junho.«Mesmo estando consciente da dimensão, que tenho, que temos pela frente, não posso deixar de encarar esta distinção, de...

Resgatar a honra perdida

António João Zacarias é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Ourique. No almoço de confraternização estiveram ainda presentes os restantes candidatos aos órgãos municipais e Bernardino Soares, da Comissão Política e líder da bandada do PCP na Assembleia da República.Na intervenção do candidato à autarquia,...

«Faça você o nosso programa»

A CDU de Alenquer lançou no início do mês de Junho a campanha «Faça você o nosso programa», através de um questionário distribuído à população. A ideia é concretizar o programa dos candidatos da CDU às eleições autárquicas de 2005 de acordo com os reais problemas e necessidades de todos os alenquerenses. E quem melhor...

Apoios extraordinários

Como os prejuízos da seca, para os agricultores, são de excepcional gravidade, devem ser atribuídos apoios excepcionais, nomeadamente do Fundo de Solidariedade da UE.

Georges Labica em Serpa

Amanhã, às 18 horas, na livraria «Vemos, Ouvimos e Lemos», em Serpa, Georges Labica profere uma palestra em que vai abordar o resultado do recente referendo, em França, sobre o Tratado para uma Constituição Europeia, e o significado internacional desse «Não».Professor da Universidade de Paris e autor do Dictionnaire...

Reformados protestam hoje

Sob a palavra de ordem «Reformados e pensionistas protestam com razão», tem lugar hoje, em Lisboa, na Praça da Figueira, a partir das 17 horas, uma concentração.Com esta iniciativa, o MURPI e a Inter-Reformados querem dar expressão pública às exigências de melhores e justas pensões, defesa do sistema público de Segurança...

O melhor projecto para a região

Centenas de militantes e activistas da CDU participaram, no dia 19, no Encontro Regional de Setúbal da CDU para discutir a preparação das eleições autárquicas. Jerónimo de Sousa esteve presente e fez uma intervenção que abaixo em parte se transcreve.