Viana do Castelo

Verdadeiro poder regional

Na apresentação dos seus cabeças de lista, a CDU de Viana do Castelo promete lutar pelo desenvolvimento do concelho e pelo aumento do bem-estar dos cidadãos vianenses.

Nunca fomos uma força de bloqueio no poder autárquico

Numa iniciativa em que participaram algumas dezenas de activistas e apoiantes, a CDU apresentou, no dia 14 de Junho, os cabeças de lista à Câmara, António Gonçalves da Silva, e Assembleia Municipal de Viana do Castelo, Ana Oliveira. Serafim Brás, responsável regional e membro do Comité Central do PCP, anunciou ainda os primeiros candidatos às juntas de freguesia de Monserrate, António Basto, e Santa Maria Maior, Amadeu Bizarro.
«Permitam-me que a todos saúde e agradeça a presença neste acto de assunção desta candidatura à Câmara Municipal de Viana do Castelo, que pretendemos seja a afirmação pública de que a CDU, em Viana, manterá a sua luta pelo desenvolvimento do concelho e, por isso, pelo aumento do bem-estar dos cidadãos vianenses», disse António Silva, apelando ao voto «responsável e democrático».
Recordando que as políticas neoliberais não cuidam da defesa dos reais interesses e direitos das populações, o cabeça de lista da CDU, no início da sua intervenção, acusou a autarquia (PS) de se ter lançado numa «fuga para a frente», nomeadamente com o projecto do Programa Polis, esquecendo-se que as políticas de desenvolvimento do concelho são inseparáveis da evolução política e económica nacional. «E os resultados aí estão, com o impasse em vários aspectos da conclusão do projecto, no preocupante avolumar das dívidas à banca e aos fornecedores e na não resolução de outros problemas existentes», continuou.

Desenvolvimento do concelho

A CDU declara ainda que os cidadãos vianenses deveriam ter fortes preocupações com esses e outros problemas que afectam ou afectarão o concelho, nomeadamente com a divisão do Alto Minho na Comunidade Urbana Valimar e na Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, «facto que poderá indiciar o desinteresse quanto à preparação de um Plano de Desenvolvimento Regional a levar a cabo pelo menos pelos dez concelhos da região, por uma simples questão de liderança, contrariando a preocupação contida no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Cidade de Viana do Castelo».
«A necessidade da instituição de um verdadeiro poder regional», «o reforço dos mecanismos de representação e de defesa dos interesses populares junto das autarquias», «a descoberta de soluções que garantam a participação efectiva dos munícipes na definição de políticas regionais», «a valorização do papel das juntas de freguesia e da sua autonomia na resolução dos problemas próprios», «o combate ao desemprego e a criação de um emprego com direitos», são algumas dos problemas que a CDU promete solucionar.
«Os membros da CDU de Viana do Castelo sempre colocaram e sempre continuarão a colocar, no desenvolvimento dos seus empenhamentos autárquicos, os interesses das populações e do concelho acima dos interesses partidários. Nunca fomos uma força de bloqueio no poder autárquico, pautando sempre a nossa intervenção no sentido da defesa dos interesses das gentes de Viana, procurando respostas novas para os novos problemas que se colocam, votando sempre favoravelmente todas as propostas que contribuíssem para o desenvolvimento do concelho e, negativamente, quando tal não parecesse verificar-se e apresentando também propostas para a resolução dos problemas existentes», afirmou o candidato, dando o exemplo de Alberto Midões, vereador da CDU na Câmara de Viana do Castelo, «que conseguiu fazer aprovar a proposta de criação do Observatório Urbano do Comércio, a implementar pelo Instituto Politécnico de Viana, que avaliasse, com rigor, o impacto do funcionamento do Estação Viana Shopping no comércio tradicional e, mais recentemente, a proposta de criação do Conselho Municipal de Desporto».
Por tudo isto, António Silva exortou a população do concelho de Viano do Castelo a votar CDU nas próximas eleições autárquicas.


Mais artigos de: Nacional

Uma estratégia de desenvolvimento

A CDU apresentou, sexta-feira, nove dos 14 cabeças-de-lista pelo distrito de Vila Real às autárquicas de Outubro, com o objectivo de reforçar o poder da coligação democrática nesta região e combater o poder instituído pelo PSD e PS.

Alternativa de poder!

Manuela Santos é a cabeça de lista da CDU para a Câmara Municipal de Soure. Após um amplo processo de discussão, democrático e participado, a apresentação da candidata ocorreu no passado dia 9 de Junho.«Mesmo estando consciente da dimensão, que tenho, que temos pela frente, não posso deixar de encarar esta distinção, de...

Um abraço ao futuro

A CDU de Arouca já apresentou os seus candidatos aos diversos órgãos autárquicos do concelho. «É, pois, com vontade, a vontade de quem não se conforma com fatalidades, e com amor, aquele amor profundo que se constrói da beleza desta terra e do carácter das suas gentes, que nos propomos a contribuir para um futuro melhor...

Resgatar a honra perdida

António João Zacarias é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Ourique. No almoço de confraternização estiveram ainda presentes os restantes candidatos aos órgãos municipais e Bernardino Soares, da Comissão Política e líder da bandada do PCP na Assembleia da República.Na intervenção do candidato à autarquia,...

«Faça você o nosso programa»

A CDU de Alenquer lançou no início do mês de Junho a campanha «Faça você o nosso programa», através de um questionário distribuído à população. A ideia é concretizar o programa dos candidatos da CDU às eleições autárquicas de 2005 de acordo com os reais problemas e necessidades de todos os alenquerenses. E quem melhor...

Apoios extraordinários

Como os prejuízos da seca, para os agricultores, são de excepcional gravidade, devem ser atribuídos apoios excepcionais, nomeadamente do Fundo de Solidariedade da UE.

Georges Labica em Serpa

Amanhã, às 18 horas, na livraria «Vemos, Ouvimos e Lemos», em Serpa, Georges Labica profere uma palestra em que vai abordar o resultado do recente referendo, em França, sobre o Tratado para uma Constituição Europeia, e o significado internacional desse «Não».Professor da Universidade de Paris e autor do Dictionnaire...

Reformados protestam hoje

Sob a palavra de ordem «Reformados e pensionistas protestam com razão», tem lugar hoje, em Lisboa, na Praça da Figueira, a partir das 17 horas, uma concentração.Com esta iniciativa, o MURPI e a Inter-Reformados querem dar expressão pública às exigências de melhores e justas pensões, defesa do sistema público de Segurança...

O melhor projecto para a região

Centenas de militantes e activistas da CDU participaram, no dia 19, no Encontro Regional de Setúbal da CDU para discutir a preparação das eleições autárquicas. Jerónimo de Sousa esteve presente e fez uma intervenção que abaixo em parte se transcreve.