CDU apresenta candidatos em Vila Real

Uma estratégia de desenvolvimento

A CDU apresentou, sexta-feira, nove dos 14 cabeças-de-lista pelo distrito de Vila Real às autárquicas de Outubro, com o objectivo de reforçar o poder da coligação democrática nesta região e combater o poder instituído pelo PSD e PS.

Assegurar a valorização cultural e desportiva das populações

Mário Costa, dirigente do PCP em Vila Real, que falava durante a apresentação dos candidatos, salientou que a CDU quer reforçar o seu poder no distrito de Vila Real, elegendo vereadores e um maior número de deputados municipais.
Actualmente, a coligação democrática não possui qualquer vereador eleito no distrito e conta com deputados nas assembleias do Peso da Régua, Vila Real e Chaves. Nas autárquicas de 2001, o PSD conquistou o poder em nove autarquias e o PS em cinco concelhos.
Os cabeças-de-lista da CDU às eleições de Outubro são Óscar Gaspar (Alijó), Sérgio Afonso (Boticas), Manuel Cunha (Chaves), Manuel Martins (Montalegre), Carlos Araújo (Murça), António Serafim (Régua), Mário Gomes (Ribeira de Pena), Paulo Figueiredo (Vila Real) e Henrique Borges (Vila Pouca de Aguiar). Faltam ainda apresentar os candidatos em Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Sabrosa e Mondim de Basto.
Jorge Cordeiro, do Secretariado do Comité Central, referiu que o Poder Local no distrito, nos últimos 30 anos, foi sendo marcado alternadamente por maiorias PS e PSD que não conseguiram concretizar o desenvolvimento equilibrado da região. Referiu ainda que, por exemplo, na sub-região do Douro a taxa de cobertura de saneamento não ultrapassa os 28 por cento da população.
Jorge Cordeiro frisou ainda o contexto de crise que o País atravessa neste momento, em que as políticas de José Socrates, «em nome do défice», levaram à subida da taxa de IVA, congelamento dos salários e alargamento da idade da reforma, o que, na sua opinião, está a por em causa direitos adquiridos pelos trabalhadores da Função Pública. «É preciso olhar para esta ofensiva contra os trabalhadores, que se não for combatida será estendida aos trabalhadores do sector privado», afirmou.
Por tudo isto, considerou que é necessário dar «dar mais força à CDU», «que dá uma sólida garantia de descentralização e regionalização» no País. Criticou ainda o «prazo longínquo de 2010» estabelecido pelo PS para a concretização da regionalização.
Durante a iniciativa de apresentação dos candidatos foi ainda aprovado o manifesto da CDU que estabelece os objectivos para as próximas eleições, cujos principais itens passam pela criação da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro. A qual, segundo o documento, representa uma estratégia de desenvolvimento, combate à desertificação, coordenação e gestão de políticas e recursos nas áreas como a saúde, ensino, turismo, cultura, desporto e agricultura.
O manifesto defende ainda uma gestão do território que garanta um desenvolvimento equilibrado, uma política local que assegure a valorização cultural e desportiva das populações e o carácter público da prestação de serviços básicos essenciais por parte das autarquias, por exemplo na recusa pela privatização da gestão da água.


Mais artigos de: Nacional

Verdadeiro poder regional

Na apresentação dos seus cabeças de lista, a CDU de Viana do Castelo promete lutar pelo desenvolvimento do concelho e pelo aumento do bem-estar dos cidadãos vianenses.

Alternativa de poder!

Manuela Santos é a cabeça de lista da CDU para a Câmara Municipal de Soure. Após um amplo processo de discussão, democrático e participado, a apresentação da candidata ocorreu no passado dia 9 de Junho.«Mesmo estando consciente da dimensão, que tenho, que temos pela frente, não posso deixar de encarar esta distinção, de...

Um abraço ao futuro

A CDU de Arouca já apresentou os seus candidatos aos diversos órgãos autárquicos do concelho. «É, pois, com vontade, a vontade de quem não se conforma com fatalidades, e com amor, aquele amor profundo que se constrói da beleza desta terra e do carácter das suas gentes, que nos propomos a contribuir para um futuro melhor...

Resgatar a honra perdida

António João Zacarias é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Ourique. No almoço de confraternização estiveram ainda presentes os restantes candidatos aos órgãos municipais e Bernardino Soares, da Comissão Política e líder da bandada do PCP na Assembleia da República.Na intervenção do candidato à autarquia,...

«Faça você o nosso programa»

A CDU de Alenquer lançou no início do mês de Junho a campanha «Faça você o nosso programa», através de um questionário distribuído à população. A ideia é concretizar o programa dos candidatos da CDU às eleições autárquicas de 2005 de acordo com os reais problemas e necessidades de todos os alenquerenses. E quem melhor...

Apoios extraordinários

Como os prejuízos da seca, para os agricultores, são de excepcional gravidade, devem ser atribuídos apoios excepcionais, nomeadamente do Fundo de Solidariedade da UE.

Georges Labica em Serpa

Amanhã, às 18 horas, na livraria «Vemos, Ouvimos e Lemos», em Serpa, Georges Labica profere uma palestra em que vai abordar o resultado do recente referendo, em França, sobre o Tratado para uma Constituição Europeia, e o significado internacional desse «Não».Professor da Universidade de Paris e autor do Dictionnaire...

Reformados protestam hoje

Sob a palavra de ordem «Reformados e pensionistas protestam com razão», tem lugar hoje, em Lisboa, na Praça da Figueira, a partir das 17 horas, uma concentração.Com esta iniciativa, o MURPI e a Inter-Reformados querem dar expressão pública às exigências de melhores e justas pensões, defesa do sistema público de Segurança...

O melhor projecto para a região

Centenas de militantes e activistas da CDU participaram, no dia 19, no Encontro Regional de Setúbal da CDU para discutir a preparação das eleições autárquicas. Jerónimo de Sousa esteve presente e fez uma intervenção que abaixo em parte se transcreve.