17.º Convívio da COOP

Há razões para ser cooperativista!

Num ambiente de festa e camaradagem, cerca de duas mil pessoas reuniram-se, este domingo, no Pinhal Novo, no 17.º Convívio da COOP.

É com iniciativas destas que defendemos o nosso projecto

Numa época em que a sede do lucro fácil, a ganância, e o chicospertismo, e o consumo exarcebado, são «o pão nosso de cada dia», numa crescente e preocupante ausência de valores e princípios éticos, existe ainda, em Portugal, um ideal cooperativista, que ruma contra «ventos e maré», e que tem como objectivo difundir a cooperação e a intervenção a favor dos interesses dos consumidores e do ambiente.
Espalhadas um pouco por todo o País, as lojas COOP, continuam a ser uma alternativa económica e social ao comércio tradicional, onde, se privilegia, sempre com um sorriso nos lábios, a distribuição dos melhores produtos nacionais, sempre ao mais justo preço.
Entretanto, uma vez por ano, as pessoas que trabalham para este projecto – actualmente existem 209 cooperativas de consumo, agrupando cerca de 400 mil famílias e empregando 2500 trabalhadores – reúnem-se nos armazéns da COOP de Pinhal Novo para comemorar mais um ano de sucesso.
Como não podia deixar de ser, sendo esta a altura do ano de maior calor, os grelhados e os produtos regionais não faltaram nas mesas das mais de duas mil pessoas que fizeram questão de participar na iniciativa. Porque a altura era de festa, deu-se ainda primazia às actividades culturais, sociais e desportivas.
Após o almoço, bem regado por tudo o que de mais fresco havia, houve ainda tempo para algumas intervenções mais politizadas. Saudando fraternalmente todos os presentes, em especial os trabalhadores da COOP, Fernando Parreira Rosa, presidente da FENACOOP (que tem como finalidade a representação política e social das cooperativas de consumo, actuando como seu porta-voz junto das diferentes entidades nacionais e internacionais), sublinhou que os ideais cooperativos estão de boa saúde.
«Creio que é com iniciativas destas que defendemos o nosso projecto», afirmou Fernando Parreira, defendendo que no qual momento, de grande de recessão económica, se deve apostar nas cooperativas, porque «o movimento cooperativo é um projecto de desenvolvimento, que oferece aos trabalhadores uma alternativa de interesse social, justiça e de bem-estar».
«As cooperativas não são apenas uma maneira diferente de vender, mas sim um modo diferente de viver. No projecto cooperativo todas as pessoas têm os mesmos direitos e as mesmas oportunidades», referiu, sublinhando, orgulhosamente, «que as cooperativas são organizações de princípios e de valores, de ideais e de convicções».
Fernando Parreira concluiu a sua intervenção citando José Gomes Ferreira: «Imortalidade é eu saber que tu amanhã continuarás a minha luta».

Desenvolvimento sustentado

Por seu lado, honrado com o convite que lhe foi direccionado, Álvaro Amado, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, da CDU, criticou os «abutres» dos grandes grupos económicos, «que passam pelo nosso território e levam aquilo que de melhor temos e muitas vezes não reinvestem, não deixam cá ficar nada, e, quando não têm nada para explorar, se vão embora».
«O desenvolvimento que queremos nas nossas terras é o desenvolvimento que fica, como é o caso do movimento cooperativo, que investe nos empregos estáveis, que faz um trabalho de qualidade, que educa o consumidor e o cidadão, que reinveste na sua comunidade, do ponto de vista económico, social e humano. É esse desenvolvimento sustentado que queremos nas nossas terras, e é por isso que contamos com o movimento cooperativo», terminou.


Mais artigos de: Nacional

Verdadeiro poder regional

Na apresentação dos seus cabeças de lista, a CDU de Viana do Castelo promete lutar pelo desenvolvimento do concelho e pelo aumento do bem-estar dos cidadãos vianenses.

Uma estratégia de desenvolvimento

A CDU apresentou, sexta-feira, nove dos 14 cabeças-de-lista pelo distrito de Vila Real às autárquicas de Outubro, com o objectivo de reforçar o poder da coligação democrática nesta região e combater o poder instituído pelo PSD e PS.

Alternativa de poder!

Manuela Santos é a cabeça de lista da CDU para a Câmara Municipal de Soure. Após um amplo processo de discussão, democrático e participado, a apresentação da candidata ocorreu no passado dia 9 de Junho.«Mesmo estando consciente da dimensão, que tenho, que temos pela frente, não posso deixar de encarar esta distinção, de...

Um abraço ao futuro

A CDU de Arouca já apresentou os seus candidatos aos diversos órgãos autárquicos do concelho. «É, pois, com vontade, a vontade de quem não se conforma com fatalidades, e com amor, aquele amor profundo que se constrói da beleza desta terra e do carácter das suas gentes, que nos propomos a contribuir para um futuro melhor...

Resgatar a honra perdida

António João Zacarias é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Ourique. No almoço de confraternização estiveram ainda presentes os restantes candidatos aos órgãos municipais e Bernardino Soares, da Comissão Política e líder da bandada do PCP na Assembleia da República.Na intervenção do candidato à autarquia,...

«Faça você o nosso programa»

A CDU de Alenquer lançou no início do mês de Junho a campanha «Faça você o nosso programa», através de um questionário distribuído à população. A ideia é concretizar o programa dos candidatos da CDU às eleições autárquicas de 2005 de acordo com os reais problemas e necessidades de todos os alenquerenses. E quem melhor...

Apoios extraordinários

Como os prejuízos da seca, para os agricultores, são de excepcional gravidade, devem ser atribuídos apoios excepcionais, nomeadamente do Fundo de Solidariedade da UE.

Georges Labica em Serpa

Amanhã, às 18 horas, na livraria «Vemos, Ouvimos e Lemos», em Serpa, Georges Labica profere uma palestra em que vai abordar o resultado do recente referendo, em França, sobre o Tratado para uma Constituição Europeia, e o significado internacional desse «Não».Professor da Universidade de Paris e autor do Dictionnaire...

Reformados protestam hoje

Sob a palavra de ordem «Reformados e pensionistas protestam com razão», tem lugar hoje, em Lisboa, na Praça da Figueira, a partir das 17 horas, uma concentração.Com esta iniciativa, o MURPI e a Inter-Reformados querem dar expressão pública às exigências de melhores e justas pensões, defesa do sistema público de Segurança...

O melhor projecto para a região

Centenas de militantes e activistas da CDU participaram, no dia 19, no Encontro Regional de Setúbal da CDU para discutir a preparação das eleições autárquicas. Jerónimo de Sousa esteve presente e fez uma intervenção que abaixo em parte se transcreve.