PCP exige compensações aos pescadores

O Parlamento Europeu rejeitou as intenções da Comissão Europeia de criar zonas interditas à pesca de lagostim e impor reduções drásticas na captura de pescada.
O relatório da espanhola socialista Rosa Miguélez, aprovado no dia 14, admite a necessidade de tomar medidas de protecção destas espécies, mas considera a criação da «boxes», que incluíam as zonas ao largo de Sesimbra e do Algarve, uma «medida mal fundamentada em termos científicos e desproporcionada relativamente ao objectivo».
Também no que respeita à pescada, os eurodeputados consideram «excessivas» as medidas propostas pela comissão, designadamente a redução de dez por cento do esforço de pesca durante cinco anos. Em alternativa propõem a aplicação mais gradual dos planos num período de dez anos, de forma a garantir mais estabilidade e possibilidade de adaptação dos pescadores.
Os deputados do PCP votaram contra a resolução depois de terem sido recusadas as suas propostas no sentido de «garantir medidas sócio-económicas que compensassem cabalmente as perdas de rendimentos dos pescadores».
«Face ao problema da sustentabilidade de algumas unidades populacionais de pescado e à necessidade da sua recuperação, a perda de rendimentos decorrentes da paralisação das frotas e pescadores afectados deve ser compensada cabalmente para garantir o propósito original, ou seja o futuro desta actividade», sublinhou Pedro Guerreiro na sua declaração de voto.


Mais artigos de: Europa

Evitar prejuízos maiores

O Parlamento Europeu aprovou na passada semana, dia 14, uma resolução comum em que propõe um conjunto de medidas de apoio aos agricultores e alerta para a necessidade de se prevenir desde já a ocorrência de graves incêndios em Portugal.

Esquerda independentista com peso decisivo

A menos que se verifique uma aliança entre nacionalistas e espanholistas, os deputados da esquerda independentista, eleitos pelo recente Partido Comunista das Terras Bascas terão uma palavra decisiva na próxima legislatura.

Chirac faz subir o «não»

Dois estudos de opinião dos institutos CSA e Ipsos para os jornais Le Parisien/Paris-Match, divulgados no sábado, registaram um aumento do «não» para 56 por cento das intenções de voto no referendo sobre a Constituição Europeia, marcado para 29 de Maio.Por seu turno, o inquérito do instituto Louis Harris para...

O próximo alargamento

A adesão da Roménia e Bulgária à União Europeia, em 1 de Janeiro de 2007, foi aprovada, dia 13, pelo Parlamento Europeu numa votação que gerou alguma polémica. A Roménia obteve 497 votos a favor, contra 93 e 71 abstenções, e a Bulgária 552 votos a favor, contra 70 e 69 abstenções.Momentos antes da votação, metade dos...

Ajuda ao povo saaraui

O Parlamento Europeu pediu à Comissão Europeia a concessão de «ajuda de emergência imediata» aos 158 mil refugiados saarauis na região de Tinduf, na Argélia.A resolução foi apresentada pelos principais grupos do PE (Popular, Socialista, Liberal, Verde e Esquerda Unitária), na sequência de uma viagem de três semanas...

A Constituição de Abril... e a «outra»

Em 25 de Abril de 1975 realizaram-se as eleições para a Assembleia Constituinte com uma participação de cerca de 91%. Interpretando as aspirações do povo português e traduzindo, em texto, a luta, as conquistas e realizações dos trabalhadores na Revolução de Abril, esta Assembleia viria a aprovar a «Constituição da...