Medidas urgentes em Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo solicitou, recentemente, ao Governo a classificação da Barragem dos Minutos para abastecimento público de água, uma medida que se justifica com a situação de seca que atinge a região.
A autarquia quer que a Barragem dos Minutos, construída no concelho e apenas destinada ao regadio, passe a ser a principal fonte de abastecimento público de água para consumo humano em Montemor-o-Novo.
Apesar de ainda não se registarem problemas no abastecimento público, feito através de furos artesianos, o município já lançou como medida de prevenção, campanhas de sensibilização para a poupança de água.
«É necessário que a barragem seja oficialmente classificada de uso para abastecimento público de água para consumo humano, o que de acordo com a legislação compete ao Governo», explica, em declarações à comunicação social, a autarquia, lembrando que «até hoje não foi tomada tal iniciativa por qualquer dos ministros que tutelou a pasta a Agricultura».
A Câmara de Montemor-o-Novo considera «extremamente importante que se apliquem medidas urgentes», atendendo à situação de seca que se vive actualmente. Por outro lado, o município pediu também ao Governo a elaboração do Plano de Ordenamento da Albufeira dos Minutos, alegando que se trata de um documento «imprescindível para que se possa garantir a melhor qualidade de água, bem como a preservação da barragem».


Mais artigos de: Nacional

Inquilinos em risco

Os vereadores da CDU na Câmara de Sintra votaram contra a constituição de uma Sociedade de Reabilitação Urbana para a zona histórica da vila, alegando a falta de uma planta que defina as áreas de intervenção.

Incentivar novos públicos

A 9.ª Mostra de Teatro de Almada, que visa divulgar a produção artística local e cativar novos públicos começando pelos bebés, arranca amanhã com a estreia de «Mystério!», pelo Ninho de Víboras.

Crime ambiental no Paúl do Boquilobo

O Partido Ecologista «Os Verdes» lançou, assinalando o Dia Mundial das Zonas Húmidas, um abaixo-assinado em defesa da reserva natural do Paúl do Boquilobo ameaçada por um mega-empreendimento imobiliário destinado a 23800 pessoas, no concelho de Torres Novas.Na passada quarta-feira, dia dois de Fevereiro, militantes e...

Preços escandalosos em Gondomar

A CDU de Gondomar exigiu, na passada semana, uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal para viabilizar a redução dos «escandalosos preços» cobrados a centenas de famílias do concelho pelos ramais de ligação ao saneamento. Em conferência de imprensa, o vereador da CDU na Câmara Municipal de Gondomar, Pimenta...

Governo desrespeita PSP

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) defende que o redimensionamento das forças especiais da PSP «tem de respeitar os efectivos» que nelas prestam serviço, ao reagir às declarações do ministro Daniel Sanches.«As transferências de efectivos têm de seguir as vias normais. “Espetar” profissionais onde...

PS, PSD e CDS contra a cidade

Na sexta-feira passada, reuniu logo pelas nove da manhã, e sob a aparência de se ir resolver um problema grande como é o do Parque Mayer. Mas a verdade é que os interesses da cidade de Lisboa foram «traídos» em toda a linha pelos eleitos do PS na CML, em cedência total ao PSD. De facto, estavam em cima da mesa duas...