Teatro em Almada

Incentivar novos públicos

A 9.ª Mostra de Teatro de Almada, que visa divulgar a produção artística local e cativar novos públicos começando pelos bebés, arranca amanhã com a estreia de «Mystério!», pelo Ninho de Víboras.

Inédita é a inclusão de espectáculos para crianças e bebés

Até ao dia 27 de Fevereiro vão actuar em diversos palcos 13 companhias do concelho, que apresentarão 17 espectáculos, oito dos quais em estreia, de acordo com o programa da iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Almada e grupos participantes.
Este ano, pela primeira vez, os promotores da mostra convidaram uma companhia de outro concelho. O convite foi endereçado à Inestética Companhia Teatral, de Vila Franca de Xira, que apresenta, no dia 15, «The Scum Show».
O espectáculo, que mistura teatro, dança, ópera e vídeo, é inspirado no texto «A Morte Melancólica do Rapaz Ostra», de Tim Burton, e tem libreto e encenação de Alexandre Leite e música original do grupo The Gift.
Inédita também na mostra é a inclusão de espectáculos para crianças e bebés.
O Teatro Extremo repõe, no dia 19, «Saltimbancos», a partir de um texto do músico brasileiro Chico Buarque, e Armadilha leva novamente à cena, no dia 20, «Miauzz, uma Ratsódia para Todos».
«Mystério!», que assinala o início da iniciativa, conta a história absurda de Elvira, empregada de uma bilheteira de teatro, e D. Mystério, uma criatura que habita a sua casa.
Entre outras estreias previstas destacam-se, no dia 13, «Auto- retrato», que o grupo Útero representará numa casa abandonada em Cacilhas, e, no dia 22, «Lissão», pelo Novo Núcleo de Teatro da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Monte de Caparica.
Este último espectáculo baseia-se em «A Lição», de Eugene Ionesco, «Cosmicómicas» e «Novas Cosmicómicas», de Italo Calvino, e «À Espera de Godot», de Samuel Beckett.
A mostra encerra, no dia 27, com a reposição de «Chove sobre o Rio de Aurélia», de Paulo Andress, pelo grupo O Grito.
Antes, no dia 18, o público terá nova oportunidade para ver a recente produção da Companhia de Teatro de Almada: «A Purga do Bebé», do dramaturgo francês Georges Feydeau.
Paralelamente aos espectáculos, decorrerão oficinas de improviso e construção da personagem, café-concertos e exibições de dois filmes sobre a temática do teatro: «Noite de Estreia», de Nick Cassavetes (dia 16), e «Se Podes Olhar, Vê.Se Podes Ver, Repara», de Rui Simões (dia 23).
As diversas actividades realizam-se em espaços culturais do concelho de Almada, como Fórum Romeu Correia, Convento dos Capuchos, Teatro Extremo e Incrível Almadense.


Mais artigos de: Nacional

Inquilinos em risco

Os vereadores da CDU na Câmara de Sintra votaram contra a constituição de uma Sociedade de Reabilitação Urbana para a zona histórica da vila, alegando a falta de uma planta que defina as áreas de intervenção.

Crime ambiental no Paúl do Boquilobo

O Partido Ecologista «Os Verdes» lançou, assinalando o Dia Mundial das Zonas Húmidas, um abaixo-assinado em defesa da reserva natural do Paúl do Boquilobo ameaçada por um mega-empreendimento imobiliário destinado a 23800 pessoas, no concelho de Torres Novas.Na passada quarta-feira, dia dois de Fevereiro, militantes e...

Preços escandalosos em Gondomar

A CDU de Gondomar exigiu, na passada semana, uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal para viabilizar a redução dos «escandalosos preços» cobrados a centenas de famílias do concelho pelos ramais de ligação ao saneamento. Em conferência de imprensa, o vereador da CDU na Câmara Municipal de Gondomar, Pimenta...

Medidas urgentes em Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo solicitou, recentemente, ao Governo a classificação da Barragem dos Minutos para abastecimento público de água, uma medida que se justifica com a situação de seca que atinge a região.A autarquia quer que a Barragem dos Minutos, construída no concelho e apenas destinada ao regadio,...

Governo desrespeita PSP

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) defende que o redimensionamento das forças especiais da PSP «tem de respeitar os efectivos» que nelas prestam serviço, ao reagir às declarações do ministro Daniel Sanches.«As transferências de efectivos têm de seguir as vias normais. “Espetar” profissionais onde...

PS, PSD e CDS contra a cidade

Na sexta-feira passada, reuniu logo pelas nove da manhã, e sob a aparência de se ir resolver um problema grande como é o do Parque Mayer. Mas a verdade é que os interesses da cidade de Lisboa foram «traídos» em toda a linha pelos eleitos do PS na CML, em cedência total ao PSD. De facto, estavam em cima da mesa duas...