UE-Cuba

Sanções suspensas

A União Europeia suspendeu formalmente todas as sanções diplomáticas contra Cuba, em vigor desde Junho de 2003, propondo-se manter ao mesmo tempo um diálogo construtivo com as autoridades cubanas e relações mais intensas com a oposição.
Segundo declarou, na segunda-feira, dia 31, o ministro luxemburguês dos Negócios Estrangeiros, Jean Asselborn, «todas as medidas adoptadas em 5 de Junho de 2003 foram temporariamente suspendidas. Esta decisão será revista até Julho deste ano de à luz dos progressos no sentido do pluralismo democrático e do respeito pelos direitos humanos em Cuba», declarou Asselborn, cujo país ocupa actualmente a presidência rotativa da UE.
Este responsável acrescentou que UE está disposta a «manter um diálogo construtivo com as autoridades cubanas para alcançar resultados tangíveis no terreno político, económico, no dos direitos humanos e da cooperação».
As sanções em causa incluíam a restrição de visitas oficiais de alto nível a Cuba, a redução da participação europeia em actos culturais na ilha e o convite a representantes da oposição cubana para participarem em festas nacionais organizadas em embaixadas de países-membros em Havana.
Segundo fontes diplomáticas citadas por agências internacionais, a UE recomendará que, a partir de agora, as embaixadas europeias se limitem a convidar para as suas festas membros do corpo diplomático.


Mais artigos de: Europa

Em defesa das 35 horas

As centrais sindicais francesas anunciam para o próximo sábado, dia 5, uma jornada de luta contra a alteração do máximo legal de 35 horas semanais de trabalho.

Cidadãos alheados

Apenas 20 por cento dos portugueses declaram que irão votar no referendo sobre o tratado constitucional, segundo o último estudo do Eurobarómetro divulgado na segunda-feira, dia 31.

Desemprego ultrapassa cinco milhões

Os dados do desemprego na Alemanha relativos a Janeiro, cuja publicação estava prevista para ontem, quarta-feira, foram antecipados no fim-de-semana pelo ministro do Emprego, Wolfgang Clement, que os qualificou de «terríveis».«No início de cada ano, devido às temperaturas invernais, infelizmente os números do mercado de...

Reino Unido revê lei antiterrorista

O ministro do Interior britânico, Charles Clarke, apresentou na quarta-feira, dia 26, na Câmara dos Comuns, uma proposta que revoga alguns dos aspectos da controversa lei antiterrorista.Os princípios anunciados impedem que as autoridades do Reino Unido continuem a manter em detenção sem qualquer limite, culpa formada ou...

França contra directiva

O antigo comissário europeu e actual ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Michel Barnier, terá certamente surpreendido o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, com a exigência francesa de fazer tábua rasa do texto da proposta directiva sobre os serviços, adoptado pelo anterior colégio de comissários, do...

Em defesa da verdade histórica

Na sua mini-sessão de Janeiro em Bruxelas, o Parlamento Europeu assinalou o 60.º aniversário sobre a libertação do campo nazi alemão de Auschwitz-Bikernau - onde terão sido assassinadas cerca de 1,5 milhões de crianças, mulheres e homens -, aprovando uma resolução sobre a «memória do Holocausto, o anti-semitismo e o...