PCP protesta junto da CNE

O PCP dirigiu uma queixa à Comissão Nacional de Eleições. O alvo é o Consulado português em São Paulo, no Brasil, que estará a impedir o recenseamento eleitoral, como estará também a obrigar ao pagamento de um serviço que é, por lei, gratuito. A denúncia é feita pela direcção da Organização na Emigração do PCP (DOE).
Os comunistas sabem – e têm denunciado – que os serviços consulares funcionam mal. «Alguns deles estão a provocar grandes protestos e descontentamento, como é o caso do posto em S. Paulo, no Brasil, nomeadamente devido a ter fechado as portas e deixar as pessoas na rua», destaca o DOE. Mas, prossegue, a situação tem vindo a agravar-se de ano para ano, «fruto das políticas de direita e de abandono da nossa diáspora praticadas pelos governos do PS, antes, e agora pelo do PSD-CDS/PP».
Para o PCP, a situação torna-se mais grave quando perante situações excepcionais, como é o caso da marcação de eleições antecipadas, «se impede os cidadãos de poderem exercer o direito de votar nas próximas eleições».
Para além das inúmeras dificuldades burocráticas colocadas perante os cidadãos que pretendam efectuar ou actualizar o recenseamento, os comunistas acusam o Consulado de obrigar ao pagamento do serviço que, por lei, é gratuito. O único atendimento ao público é feito por telefone, correio electrónico e por correio, o que leva a que um cidadão que se quisesse recensear teria as despesas de enviar por correio especial fotocópia dos documentos necessários assim como um envelope (timbrado) e cheque para envio do cartão de eleitor.


Mais artigos de: PCP

«Defendemos uma política baseada nos anseios dos trabalhadores»

As eleições legislativas antecipadas de 20 de Fevereiro estão já em marcha. Os primeiros candidatos da CDU em vários círculos eleitorais estão já a ser apresentados. O objectivo é comum: reforçar o PCP e a CDU e dar mais força à exigência de uma outra política, que rompa com as políticas de direita. Em Lisboa, Jerónimo de Sousa encabeça a lista.

Jerónimo de Sousa exorta à reflexão

O Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, enviou às comunidades portuguesas uma mensagem de fim-de-ano. Nela exorta os emigrantes a reflectirem, sem preconceitos, sobre as propostas dos comunistas e a confrontarem-nas com as dos restantes partidos.

TC chumba pergunta do referendo

Anunciado na sexta-feira, o chumbo pelo Tribunal Constitucional da pergunta proposta para o referendo sobre a chamada «Constituição Europeia», acordada entre PSD, PP e PS, «representa a justa derrota de uma operação política marcada por uma profunda falta de respeito pelos portugueses», afirmou Jorge Cordeiro, da...

Portugal tem de ratificar Convenção

Quando se assinala o Dia Internacional das Migrações, no dia 18 de Dezembro, o PCP lembra que o Estado português ainda não ratificou a Convenção da ONU sobre a «Protecção dos direitos de todos os trabalhadores migrantes e membros de suas famílias».

Jerónimo de Sousa no <em>Fórum Estudante</em>

O secretário-geral do PCP visitou, no passado dia 17, o Fórum Estudante, onde contactou com diversos jovens e representantes de instituições de ensino. Jerónimo de Sousa visitou vários stands presentes na exposição. No stand da JCP, estava em destaque a denúncia da política educativa do Governo PSD-PP, a forte luta dos...