Em mensagem às comunidades portuguesas

Jerónimo de Sousa exorta à reflexão

O Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, enviou às comunidades portuguesas uma mensagem de fim-de-ano. Nela exorta os emigrantes a reflectirem, sem preconceitos, sobre as propostas dos comunistas e a confrontarem-nas com as dos restantes partidos.

Uma boa reflexão pode ajudar a um futuro melhor

No texto, divulgado segunda-feira, depois de assinalar o relevante «valor simbólico» das festas de fim-de-ano e do período natalício, o dirigente comunista recorda que o PCP, «pelos seus valores humanistas, de solidariedade e fraternidade, associa-se a tais efemérides, desejando a todos os emigrantes as maiores felicidades e êxito na sua vida, pessoal, profissional e familiar».
O actual quadro político e a realização de eleições legislativas no próximo dia 20 de Fevereiro – «acontecimento de grande importância que poderá marcar, positiva ou negativamente, os próximos anos», observou – merecem também uma atenção particular na mensagem de fim-de-ano de Jerónimo de Sousa.
Congratulando-se com a decisão do Presidente da República de dissolver o Parlamento e convocar eleições, o dirigente comunista sublinha o facto de as «propostas de acção governativa» que o PCP apresentará em breve ao povo português, quer aos residentes em Portugal quer aos residentes no estrangeiro, serem motivadas pelo único e exclusivo objectivo de «corresponder aos interesses da população, designadamente os trabalhadores, os reformados, pensionistas e idosos, os estudantes, toda a população laboriosa, independentemente do seu estatuto social e, especialmente os mais desfavorecidos».
O que faz toda a diferença e justifica o desafio lançado pelo dirigente comunistas aos nossos compatriotas para que reflictam sobre as propostas do PCP e as comparem e confrontem com as dos outros partidos que «têm desgovernado o País».
«De facto, trinta anos após o 25 de Abril o que resta da governação do PS, do PSD e do CDS/PP?», pergunta Jerónimo de Sousa, que sugere ser esta uma interrogação a fazer neste final de ano, propício ao reforço do convívio entre família e amigos, «permitindo falar das suas próprias vidas e da sociedade em geral».
Convicto de que «uma boa reflexão poderá contribuir para um futuro melhor», o Secretário Geral do PCP concluiu a sua mensagem endereçando «fraternas saudações» a todos os emigrantes, com desejos de «um bom Natal e uma feliz passagem de Ano».


Mais artigos de: PCP

«Defendemos uma política baseada nos anseios dos trabalhadores»

As eleições legislativas antecipadas de 20 de Fevereiro estão já em marcha. Os primeiros candidatos da CDU em vários círculos eleitorais estão já a ser apresentados. O objectivo é comum: reforçar o PCP e a CDU e dar mais força à exigência de uma outra política, que rompa com as políticas de direita. Em Lisboa, Jerónimo de Sousa encabeça a lista.

TC chumba pergunta do referendo

Anunciado na sexta-feira, o chumbo pelo Tribunal Constitucional da pergunta proposta para o referendo sobre a chamada «Constituição Europeia», acordada entre PSD, PP e PS, «representa a justa derrota de uma operação política marcada por uma profunda falta de respeito pelos portugueses», afirmou Jorge Cordeiro, da...

Portugal tem de ratificar Convenção

Quando se assinala o Dia Internacional das Migrações, no dia 18 de Dezembro, o PCP lembra que o Estado português ainda não ratificou a Convenção da ONU sobre a «Protecção dos direitos de todos os trabalhadores migrantes e membros de suas famílias».

PCP protesta junto da CNE

O PCP dirigiu uma queixa à Comissão Nacional de Eleições. O alvo é o Consulado português em São Paulo, no Brasil, que estará a impedir o recenseamento eleitoral, como estará também a obrigar ao pagamento de um serviço que é, por lei, gratuito. A denúncia é feita pela direcção da Organização na Emigração do PCP (DOE)....

Jerónimo de Sousa no <em>Fórum Estudante</em>

O secretário-geral do PCP visitou, no passado dia 17, o Fórum Estudante, onde contactou com diversos jovens e representantes de instituições de ensino. Jerónimo de Sousa visitou vários stands presentes na exposição. No stand da JCP, estava em destaque a denúncia da política educativa do Governo PSD-PP, a forte luta dos...