Comemorando a Revolução de Outubro

Associação Iúri Gagárin retoma actividade

Uma sessão comemorativa da Revolução de Outubro, no passado dia 10, foi o mote para retomar a actividade da Associação Iúri Gagárin. A iniciativa constou de um debate subordinado ao tema «A experiência soviética como problema histórico», tendo como orador convidado o professor universitário João Arsénio Nunes.
Partindo das origens do movimento revolucionário da Rússia, no século XIX, o académico assinalou a contradição que marcou a Revolução de Outubro de 1917: uma revolução socialista de maioria camponesa e num contexto de isolamento internacional. Sobre isto, o conferencista lembrou a evolução do pensamento de Lenine acerca desta matéria. João Arsénio Nunes sublinhou o impacto mundial da Revolução e do sistema socialista, pelas conquistas sociais que promoveu, destacando como exemplos a emancipação da mulher, o apoio à luta antifascista e de libertação dos povos do jugo colonial.
No debate, muito participado pela cerca de meia centena de presentes, foram evidenciadas as enormes dificuldades que o novo sistema social teve que enfrentar.
O outro orador, Luís Carapinha, referiu alguns dos factores que podem ajudar à compreensão do fim do socialismo na ex-URSS e nos restantes países de Leste, cujo aprofundamento só agora parece ser possível, graças ao necessário distanciamento histórico.
Os presentes manifestaram interesse na realização de mais debates relativos à rica experiência soviética, bem como da actual situação que se vive nos países que integravam a União Soviética.


Mais artigos de: Nacional

Reformados passam fome

O MURPI convocou uma jornada de luta e uma concentração nacional em Lisboa para 30 de Novembro. A organização denuncia que milhares de reformados passam fome.

«Não aos novos piratas dos mares»

Em reacção à realização do Conselho de Ministros a bordo do navio-escola «Sagres», o Partido Ecologista «Os Verdes» esperou os governantes em terra, no Cais da Princesa, num protesto contra «os novos piratas do mar» e a «cumplicidade do Governo com o saque aos recursos naturais e às novas políticas para o mar».Os...

Lutar por uma outra política

Conforme temos vindo a referir ao longo do tempo, a política do Governo para as Forças Armadas assenta, para além de uma inadmissível submissão aos EUA, em muita propaganda.Propaganda quando foi referido o seu envolvimento no combate aos incêndios e adiantado o número de 24 mil militares, naquilo que se pode chamar de...

Governo persiste no mau caminho

A FENPROF acusa o Ministério da Educação de ter perdido a oportunidade para rever o regime de concursos de colocação de professores. E as exclusões continuam.

Linha de Sintra é «suplício»

Acompanhada pelo deputado do PCP Bruno Dias, uma delegação da CDU, da Amadora e de Sintra, visitou, anteontem, diversos locais ao longo da linha de Sintra. Com esta visita, a coligação pretendia dar a conhecer o «estado de desumanização da maior parte das estações e ainda constatar a degradante situação em que viajam os...

CPPC contra GNR no Iraque

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) condena firmemente a decisão do Governo português de prolongar por mais três meses a manutenção do contingente da GNR no Iraque. Esta posição surge, aliás, em coerência com a oposição manifestada desde a primeira hora pelo CPPC à agressão ao Iraque, bem como à...