Marcado congresso da US de Setúbal

O 7.º Congresso da União dos Sindicatos de Setúbal terá lugar dia 25 de Junho, no Fórum Augusto Cabrita, no Barreiro, e decorre sob o lema «Valorizar e dignificar o trabalho, por uma política de progresso social», informou sexta-feira a Comissão Executiva da USS/CGTP-IN.
Ao anunciar a data do congresso, este órgão dirigente lembra que os trabalhadores e as suas organizações se confrontam com «um quadro político, económico e social complexo e difícil», mas reafirma «a certeza de que a sociedade do futuro não será uma sociedade nem de desemprego crescente, nem de crescente emprego precário».
A palavra de ordem «Valorizar e dignificar o trabalho, por uma política de progresso social» foi escolhida «porque se torna necessário combater o desemprego e apostar na criação de emprego com direitos; na estabilidade e segurança de um vínculo efectivo; na organização e prestação do trabalho em condições socialmente dignificantes; no investimento na saúde, higiene e segurança nos locais de trabalho; na valorização e formação profissional, através da formação e do reconhecimento dos saberes adquiridos».
A afirmação «significa uma força de trabalho qualificada, motivada bem remunerada e com direitos, significa o reforço e uma melhor Segurança Social, a defesa e o fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde público para todos e com qualidade, a construção de uma escola pública de qualidade, e também «a necessidade de concretizar uma estratégia de desenvolvimento económico e social que rompa definitivamente com a aposta, errada e injusta, no modelo de baixos salários, de baixa qualidade do ensino, no desinvestimento de formação profissional, de falta de qualidade do emprego, desrespeito pelos direitos dos trabalhadores». «Significa a necessidade de uma outra política», conclui a nota de imprensa, em que são apontados, como objectivos do congresso, «reforçar a capacidade de intervenção da USS/CGTP-IN e dos sindicatos do distrito, para melhor intervir e lutar pela concretização das mais sentidas aspirações dos trabalhadores, reafirmando que é possível construir uma sociedade mais justa, mais livre e mais próspera».

Eleições

A USS manifestou fundadas «preocupações sobre o processo de integração europeia», que «têm necessariamente uma tradução para o concreto da realidade portuguesa», e decidiu exortar os trabalhadores do distrito ao debate e ao voto, nas eleições de dia 13.
«Através desta participação, os trabalhadores têm razões para penalizar fortemente as políticas de direita e os partidos do Governo, pelas políticas desastrosas que tem sido seguidas» e escolher deputados «identificados com os seus interesses e direitos, que exijam uma outra política económica, que digam não ao Pacto de Estabilidade e promovam a harmonização social no progresso».


Mais artigos de: Trabalhadores

Em defesa das oficinas

A partir da próxima semana a cidade verá a actividade ferroviária reduzida ao serviço suburbano para Praias Sado e as oficinas não foram preparadas para o novo contexto.

Despedir mais 5 mil

Milhares de postos de trabalho estão em risco na fabricação de material eléctrico e electrónico, denunciaram sindicatos e trabalhadores, numa concentração nacional.

Actualizem-no!

A evolução do salário mínimo nacional mostra como, nos últimos anos, se agravam as desigualdades. A Inter exige um aumento imediato de 25 euros.

Dias decisivos na <em>Sorefame</em>

Os trabalhadores iniciaram uma vigília frente ao Ministério dos Transportes, exigindo medidas concretas para salvar a fábrica e os postos de trabalho.

Protesto na Merloni

Os trabalhadores da Merloni, fábrica de frigoríficos e congeladores Ariston - Indesit, situada em Praias do Sado, Setúbal, vão concentrar-se, amanhã, dia 4 de Junho, à porta da empresa, para exigirem da Administração a retirada do Director Industrial e a sua substituição por um quadro do grupo, competente para manter e...

Câmara prolonga efeitos da greve na Amadora

«Numa atitude de revanchismo primário e de total desconsideração pelos interesses da cidade, o presidente da Câmara e o seu vereador Evangelista proibiram a realização de horas extraordinárias e turnos suplementares ao sábado e domingo, originando que ainda hoje se encontrem zonas da cidade perfeitamente inundadas de...

Novas greves na <em>Carris</em>

As organizações representativas dos trabalhadores decidiram segunda-feira alterar os horários das greves marcadas para 16 e 24 de Junho e marcar mais duas paralisações, para 30 de Junho e 4 de Julho. Mantém-se a greve marcada para este domingo, a partir das 16 horas.Estas decisões reflectem a agudização da luta. Ao fim...

Polícia no Barreiro

Numa tentativa de intimidar os trabalhadores da Câmara Municipal do Barreiro, em greve, o executivo requisitou um desmesurado dispositivo policial, que incluiu canhões de água, junto aos Paços do Concelho, onde se concentraram largas centenas de trabalhadores das autarquias do concelho, no dia 27 de Maio.A Frente Comum...

Regularização de imigrantes até dia 14

«O Governo deliberadamente afasta os sindicatos, no acompanhamento e apoio aos imigrantes, no processo de regularização, para posteriormente tomar medidas repressivas de afastamento e expulsão de milhares de imigrantes do território nacional», denunciou o Sindicato da Construção, Mármores, Madeiras e Materiais de...

<em>Compelmada </em>espera o Estado

Após a assembleia de credores de 25 de Maio, continua a estar nas mãos do Governo a salvação da cooperativa, congelada pelo fisco desde Agosto do ano passado.A proposta de viabilização da Compelmada, apresentada pelo administrador judicial, está nas mãos dos credores, que deverão tomar uma decisão no dia 7 de Julho.A...