Comissão multa Microsoft

No final de uma investigação de quase cinco anos, a comissão Europeia preparava-se para anunciar, ontem quarta-feira, a decisão de multar o gigante norte-americano da informática Microsoft em 497 milhões de euros.
Embora se trate de um montante recorde, a confirmar-se, a Comissão ficou longe do máximo previsto na legislação europeia que pode atingir dez por cento do volume negócios da empresa culpada de violação das regras da concorrência. A multinacional de Bill Gates poderá agora recorrer da decisão ao Tribunal Europeu de Justiça.
Esta investigação foi iniciada em 1998, mas só em Agosto passado o executivo comunitário anunciou que dispunha de provas concretas de aproveitamento por parte da empresa da sua posição dominante no mercado.
Bruxelas considera que a instalação do «Windows Media Player» no sistema operativo Windows «enfraquece a concorrência baseada na qualidade do produto, limita a inovação e reduz claramente as opções dos consumidores».
O caso foi dado como encerrado na passada quinta-feira, 18, quando o comissário da concorrência Mário Monti, anunciou que não tinha sido possível chegar a acordo amigável com a Microsoft quanto à sua conduta futura.


Mais artigos de: Europa

Direita sancionada

A primeira volta das eleições regionais francesas resultou numa clara derrota para os partidos do centro-direita, o UMP de Jacques Chirac e do primeiro-ministro, Jean-Pierre Raffarin, e a UDF.

Decisão adiada

Na impossibilidade de obter um acordo, a Comissão Europeia adiou uma decisão final sobre as reformas do azeite, algodão e tabaco para o próximo dia 19 de Abril.

SPD mantém reformas

O chanceler alemão Gerhard Schroeder garantiu que as reformas iniciadas pelo seu governo irão manter-se, apesar da sua retirada da presidência do partido Social-Democrata (SPD), que passou desde domingo, 21, a ser ocupada por Franz Muentefering.«Franz e eu colocámo-nos de acordo em manter o curso das reformas, pelo que o...

Terrorismo domina cimeira europeia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia apoiaram as propostas dos seus homólogos da Justiça para combater o terrorismo, que prevêem nomeadamente a activação da «cláusula de solidariedade» e a criação do cargo de coordenado anti-terrorista europeu. Reunidos na segunda-feira para preparar o conselho...

Pressões renovadas

O presidente francês, Jacques Chirac, e o presidente em exercício da União Europeia e primeiro ministro irlandês, Bertie Ahern, mostraram-se confiantes na possibilidade de obter um acordo antes de finais de Junho sobre a futura constituição europeia. Em conferência de imprensa conjunta, dada na segunda-feira em Paris,...

No carril do desemprego

A ex-Sorefame, na Amadora, agora parte do grupo canadiano Bombardier, encontra-se em risco de encerrar. Esta empresa produziu durante mais de 50 anos equipamentos de metalomecânica pesada, adquirindo um prestígio internacional resultante da qualidade do trabalho apresentado, da capacidade tecnológica demonstrada e da...