Ilda Figueiredo visita Aveiro

Ilda Figueiredo, deputada do PCP no Parlamento Europeu e cabeça de lista da CDU às próximas eleições europeias, visitou, no passado dia 4, o distrito de Aveiro, onde contactou com a Comissão de Trabalhadores da Fosforeira Portuguesa e com trabalhadoras das empresas Viúva de Sá e Trecar e reuniu com a Proleite - Associação de Produtores Leiteiros do Centro.
A visita, que terminou com um debate em Águeda, transformou-se na opinião da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP, «numa jornada em defesa da produção nacional e do emprego, tendo sentido Ilda Figueiredo em todos os contactos «as ameaças que as actuais políticas neoliberais colocam aos trabalhadores e aos pequenos e médios agricultores». De facto, a deputada ouviu preocupações diversas relativas não apenas ao emprego - caso da Fosforeira, ameaçada pela concorrência asiática - e aos elevados ritmos de trabalho, mas também ao futuro da produção agrícola nacional.
A deputada comunista mostrou-se indignada com a recente concessão do fornecimento de leite escolar, nas áreas da Grande Lisboa e do Norte, a empresas espanholas, quando são conhecidas as crescentes dificuldades de escoamento do leite que os produtores leiteiros portugueses estão a ter.
«Não se percebe por que razão o Governo Português não solicitou autorização à Comissão Europeia para realizar um concurso nacional, ao abrigo da defesa do interesse vital da economia portuguesa», afirmou a deputada, que considerou igualmente inadmissível que o «Governo não tenha ainda solicitado condições especiais para Portugal, por causa do alargamento, à semelhança do que aconteceu com a Grécia, aquando da entrada de Portugal e Espanha».
Ilda Figueiredo deu, por fim, a conhecer as iniciativas que tem desenvolvido no Parlamento Europeu em favor da economia portuguesa, designadamente ao nível da defesa das indústrias tradicionais, como é o caso da Têxtil e do Calçado e da Agricultura


Mais artigos de: PCP

Inverter o rumo seguido

Os comunistas do Sector das Comunicações, Água e Energia (SCAE) da DORL, que preparam a sua 7.ª Assembleia de Organização, consideram que as privatizações das empresas do sector tem posto em causa fatias consideráveis da soberania nacional.

«O 25 de Abril foi Revolução»

Em Gaia, Carlos Carvalhas prometeu fazer das comemorações dos 30 anos do 25 de Abril uma jornada de combate contra o Governo de retrocesso.

Milhares celebram 83 anos de combate

De Norte a Sul do País, as organizações do Partido comemoram o 83.º aniversário do PCP com várias iniciativas, reunindo muitos milhares de camaradas.

O mundo está mais inseguro

O PCP assinalou a passagem de um ano sobre a cimeira dos Açores, primeiro passo para envolver Portugal numa guerra ilegítima que já matou milhares de pessoas.

Prosseguir a luta

As organizações do Partido prosseguem, em todo o lado, a realização das respectivas Assembleias de Organização.

Organizações preparam jornada

A jornada nacional de contacto com os militantes, decidida pela Secretariado do Comité Central, no passado dia 8, está a ser organizada em todo o Partido.A iniciativa, que deverá ser levada a cabo entre 29 de Março e 4 de Abril, tem em vista acelerar a campanha de contactos que o 16.º Congresso decidiu e que, apesar de...

Festa Alentejana de volta

A Festa Alentejana volta, nos próximos dias 22 e 23 de Maio, a animar a região do Alentejo. Promovida pela Direcção da Organização Regional de Beja do PCP, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, esta é uma iniciativa que, pertencendo já ao imaginário nos comunistas da região, é simultaneamente um espaço plural, onde...

Exposição comemora greves de 43/45

O 60.º Aniversário das greves de 1943/1945 foi comemorado em Vialonga com uma exposição, na Galeria de Arte.A iniciativa partiu da Organização de Freguesia de Vialonga do PCP que, desta forma, quis prestar homenagem à luta da classe operária e dos camponeses, em particular ao povo de Vialonga, que em Maio de 1944 «correu...