Festa Alentejana de volta

A Festa Alentejana volta, nos próximos dias 22 e 23 de Maio, a animar a região do Alentejo. Promovida pela Direcção da Organização Regional de Beja do PCP, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, esta é uma iniciativa que, pertencendo já ao imaginário nos comunistas da região, é simultaneamente um espaço plural, onde são bem recebidos todos os que a queiram visitar e usufruir das inúmeras actividades que aí se realizam. Por apenas 5 euros, preço do bilhete, válido para os dois dias.
Momento privilegiado para reafirmar a capacidade de organização, de criatividade e de inovação dos comunistas, a Festa Alentejana apresenta um leque muito vasto de actividades, de âmbito cultural, desportivo e político.
A música, para todos os gostos, marca presença na Festa, nomeadamente no Palco da Juventude, situado no espaço JCP, onde será possível ouvir música alternativa e as bandas mais significativas da região.
Grupos profissionais e amadores de teatro mostram no improvisado Festeatro ou em performance de rua a sua arte, ao mesmo tempo que, também no recinto da Festa, se realizam jogos populares, uma prova de cicloturismo, o lançamento de pára-quedistas e alguns jogos radicais.
Os visitantes poderão, ainda, apreciar exposições sobre a vida e obra de José Calos Ary dos Santos, a luta dos trabalhadores pelas 8 horas de trabalho, o 25 de Abril e a obra fotográfica de Sebastião Salgado. A Festa presta, também, homenagens simples mas carregadas de simbolismo, a José Carlos Ary dos Santos e a Catarina Eufémia, desaparecidos há 20 e 50 anos, respectivamente.
Num espaço próprio, vai ter lugar uma Feira do Livro e do Disco, onde estão representadas as principais editoras, com particular relevância para a «Caminho», e irão processar-se encontros e sessões de autógrafos.
Como não poderia deixar de ser, também a gastronomia e o artesanato marcam presença na Festa, onde um autêntico roteiro gastronómico proporciona aos visitantes os principais sabores do Alentejo e os trabalhos de inúmeros artesãos.
Entretanto, o destaque vai para os colóquios que, centrados em questões da actualidade, levam á Festa as preocupações de natureza social e política dos comunistas que, desta forma, contribuem para o aprofundamento do debate e da luta por valores de justiça, democracia e liberdade.
O momento alto da Festa vai, porém, para o Comício de encerramento que, este ano, conta com a presença do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, e de Ilda Figueiredo, deputada comunista ao Parlamento Europeu e cabeça de lista da CDU às próximas eleições europeias.


Mais artigos de: PCP

Inverter o rumo seguido

Os comunistas do Sector das Comunicações, Água e Energia (SCAE) da DORL, que preparam a sua 7.ª Assembleia de Organização, consideram que as privatizações das empresas do sector tem posto em causa fatias consideráveis da soberania nacional.

«O 25 de Abril foi Revolução»

Em Gaia, Carlos Carvalhas prometeu fazer das comemorações dos 30 anos do 25 de Abril uma jornada de combate contra o Governo de retrocesso.

Milhares celebram 83 anos de combate

De Norte a Sul do País, as organizações do Partido comemoram o 83.º aniversário do PCP com várias iniciativas, reunindo muitos milhares de camaradas.

O mundo está mais inseguro

O PCP assinalou a passagem de um ano sobre a cimeira dos Açores, primeiro passo para envolver Portugal numa guerra ilegítima que já matou milhares de pessoas.

Prosseguir a luta

As organizações do Partido prosseguem, em todo o lado, a realização das respectivas Assembleias de Organização.

Organizações preparam jornada

A jornada nacional de contacto com os militantes, decidida pela Secretariado do Comité Central, no passado dia 8, está a ser organizada em todo o Partido.A iniciativa, que deverá ser levada a cabo entre 29 de Março e 4 de Abril, tem em vista acelerar a campanha de contactos que o 16.º Congresso decidiu e que, apesar de...

Exposição comemora greves de 43/45

O 60.º Aniversário das greves de 1943/1945 foi comemorado em Vialonga com uma exposição, na Galeria de Arte.A iniciativa partiu da Organização de Freguesia de Vialonga do PCP que, desta forma, quis prestar homenagem à luta da classe operária e dos camponeses, em particular ao povo de Vialonga, que em Maio de 1944 «correu...

Ilda Figueiredo visita Aveiro

Ilda Figueiredo, deputada do PCP no Parlamento Europeu e cabeça de lista da CDU às próximas eleições europeias, visitou, no passado dia 4, o distrito de Aveiro, onde contactou com a Comissão de Trabalhadores da Fosforeira Portuguesa e com trabalhadoras das empresas Viúva de Sá e Trecar e reuniu com a Proleite -...