Lei de Bases do Desporto

Cosmética legislativa

O atraso estrutural do desporto português, por todos reconhecido, supera-se com «políticas coerentes, medidas concretas e meios que lhes correspondam». Embora haja a necessidade de proceder à actualização e acerto de certos aspectos da Lei, mais importante, na perspectiva do PCP, é seguir aquele caminho e agir no terreno, sem o que, adverte, «não há reforma legislativa que possa melhorar o panorama actual».
Foi com esta ideia base que a bancada comunista se posicionou no debate sobre a Lei de Bases do Desporto, diploma que veio a ser aprovado na semana transacta no Parlamento.
Lembrado por Bruno Dias, em abono da tese defendidas pela formação comunista, foi o facto de na última década não ter faltado abundante produção legislativa sobre matéria desportiva, sem que daí tenha resultado qualquer avanço estrutural nesta área.
Sobre a proposta de lei em concreto, para lá da severa crítica ao facto de o Governo ter passado completamente ao lado do movimento associativo, não promovendo qualquer debate, o deputado do PCP classificou-a de «confrangedora operação de cosmética legislativa».
«É apregoada uma suposta inovação... que não se concretiza. O diploma enuncia tópicos genéricos de inovação – mas sem os determinar», fez notar Bruno Dias, para quem a iniciativa governamental não vem resolver os actuais problemas de fundo. Indo mais longe nas suas críticas, considerou mesmo estar-se perante uma mera «declaração de intenções», nomeadamente no que se refere ao desporto escolar, ao desporto para a saúde e às instalações e equipamentos desportivos.
«É um verdadeiro cheque em branco à ordem do Governo», acusou o deputado comunista, que viu ainda neste diploma o reflexo da imagem de ano e meio de governação PSD/CDS-PP: «uma desoladora imagem de promessas não cumpridas, de precipitação e irresponsabilidade política, de falta de rigor e objectividade e de clamorosa ausência de uma cultura de participação democrática».


Mais artigos de: Assembleia da República

A marca do capitalismo

O agravamento das desigualdades e da exclusão social são uma consequência directa de anos a fio de políticas de direita. Esta uma das ideias centrais deixadas pela bancada comunista na interpelação ao Governo centrada nas «políticas públicas para responder à pobreza».

Falta política de saúde reprodutiva

A concretização dos direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes e jovens está ainda longe de ser uma realidade no nosso País. A prová-lo está a elevada taxa de nascimentos entre mães adolescentes.

Jornadas Parlamentares do PCP

O arquipélago dos Açores é o local escolhido pelo PCP para as suas Jornadas Parlamentares. As autonomias serão um dos temas fortes dos trabalhos, que têm início amanhã, sexta-feira, prolongando-se pelo fim de semana.A merecer a atenção dos deputados do PCP estará «toda a arquitectura institucional» que liga os Açores à...

Colóquio do Ministério vira evento partidário

O PCP questionou o ministério da Educação sobre a eventual violação do dever de imparcialidade do Estado, ao promover um debate para o qual convidou apenas deputados da bancada do PSD.Em requerimento entregue na Assembleia da República, a deputada comunista Luísa Mesquita questionou o Governo sobre um debate subordinado...

Pessoal consular com passaporte especial

Reconhecer à generalidade do pessoal dos Serviços Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros o direito à concessão e emissão de transporte especial, com o objectivo de evitar que sejam confundidos com imigrantes, tal é o objectivo de um projecto de lei do PCP.Com este diploma, entregue no Parlamento no final da...

Extracção de areias no Douro

O Partido Ecologista «Os Verdes» criticou o Governo por permitir a retoma da extracção de areias no rio Douro, antes de estarem concluídos os estudos encomendados ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).«Os areeiros estão de volta ao rio Douro, dois anos e meio após a tragédia que, em Março de 2001, nos...

Orçamento anti-social sobe a plenário dia 4

Depois da sua apresentação ao Parlamento pela ministra Manuela Ferreira Leite, no passado dia 22, na comissão de Economia e Finanças, o Orçamento do Estado tem vindo a ser apreciado em reuniões de comissões com a presença de todos os ministros.Concluída esta fase, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) serão...