Avante! Avante!

Vigília em Belém culmina semana de luta

O Povo não se rende

Vencendo frio, vento e chuva, segurando archotes, lanternas, bandeiras, cartazes, os manifestantes que ao início da noite compareceram na vigília de dia 19, frente à Presidência da República, mostraram que o povo não desiste de lutar pela demissão do Governo e pela mudança para uma política de esquerda e soberana. «Abril de novo, com a força do povo» foi a palavra de ordem com que os manifestantes responderam ao anúncio de que, em 2014, a CGTP-IN dará grande destaque à comemoração dos 40 anos do 25 de Abril e do 1.º de Maio em liberdade. «A luta continua» foi a resposta à informação de que, no dia 7 de Janeiro, o Conselho Nacional da central irá analisar novas formas de luta, para o início do ano, porque «isto não vai parar».

 


Centenário de Álvaro Cunhal

Um ano que fica na memória colectiva

O ano de 2013 fica impressivamente marcado pelas comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. Na memória colectiva ficarão gravadas as grandes e as pequenas iniciativas realizadas, a profundidade e actualidade do pensamento de Álvaro Cunhal e o seu exemplo de vida e de luta. As comemorações culminam com a evocação, nos dias 3 e 4 de Janeiro, da heróica fuga do Forte de Peniche, e com o início das celebrações do 40.º aniversário da Revolução de Abril.

Colômbia

Propostas de paz

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) cumprem, desde o dia 15, um cessar-fogo unilateral, o segundo desde que se iniciaram as negociações de paz com o governo colombiano, que prosseguem em Cuba.