Aviões não-tripulados dos EUA

Licença para matar

Pelo menos qua­tros cri­anças mor­reram num ataque com aviões não-tri­pu­lados norte-ame­ri­canos no Pa­quistão. Se­gundo o diário The Na­tion, ci­tado pela Prensa La­tina, o bom­bar­de­a­mento, re­a­li­zado do­mingo, 29 de Abril, no Wa­zi­ristão Norte, não vi­timou mi­li­ci­anos is­lâ­micos, como sus­tentou o Pen­tá­gono.

En­tre­tanto, o Mi­nis­tério dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros do Pa­quistão veio a pú­blico qua­li­ficar o ataque como «mais uma vi­o­lação da in­te­gri­dade ter­ri­to­rial e da so­be­rania na­ci­onal» e lem­brou que as ope­ra­ções norte-ame­ri­canas com ae­ro­naves di­ri­gidas à dis­tância vi­olam todas as con­ven­ções in­ter­na­ci­o­nais.

Re­a­gindo ao su­ce­dido, a Fun­dação para os Di­reitos Fun­da­men­tais re­velou que, de acordo com os seus cál­culos, so­mente 170 ví­timas dos ata­ques com drones norte-ame­ri­canos no Pa­quistão se­riam su­postos mem­bros de grupos ar­mados. As res­tantes 2800 pes­soas que se es­tima te­nham mor­rido em re­sul­tado destas ope­ra­ções mi­li­tares pro­mo­vidas pelos EUA, eram civis, ga­rantiu a or­ga­ni­zação, ci­tada pela Agência Ve­ne­zu­e­lana de No­tí­cias.

A con­ferir com a prá­tica, agora também o dis­curso dos altos res­pon­sá­veis norte-ame­ri­canos de­fende aber­ta­mente o uso de aviões não-tri­pu­lados. Numa con­fe­rência em Washington, o chefe da área do com­bate ao ter­ro­rismo da Casa Branca, John Brennan, con­si­derou, pela pri­meira vez, que os bom­bar­de­a­mentos não vi­olam o di­reito in­ter­na­ci­onal e su­bli­nhou que os ob­jec­tivos dos EUA são «le­gí­timos, éticos e justos».

A pro­pó­sito dos ob­jec­tivos e da le­ga­li­dade do uso dos drones, o Washington Post in­formou, no final do mês de Abril, que a CIA e o Co­mando Con­junto de Ope­ra­ções Es­pe­ciais pre­tendem carta branca para atacar ter­ro­ristas no Iémen.

O diário ex­plica que os ser­viços se­cretos e de se­gu­rança querem que os bom­bar­de­a­mentos possam ser or­de­nados sem con­fir­mação da iden­ti­dade dos alvos e mesmo em caso de risco ele­vado para os civis, e com base em dados que in­di­quem, mas não provem, a exis­tência de ter­ri­tó­rios pe­ri­gosos e de com­por­ta­mentos in­di­vi­duais ou co­lec­tivos sus­peitos.

A con­firmar-se a pre­tensão da CIA e do Co­mando de Ope­ra­ções Es­pe­ciais, os EUA aco­lhem na dou­trina mi­litar o que, na ver­dade, já é prá­tica cor­rente no Pa­quistão, Afe­ga­nistão e Iémen.

Neste úl­timo ter­ri­tório, os norte-ame­ri­canos re­a­li­zaram pelo menos oito bom­bar­de­a­mentos com drones desde Ja­neiro.



Mais artigos de: Internacional

Trabalhadores mais protegidos

A nova le­gis­lação la­boral apro­vada pelo go­verno ve­ne­zu­e­lano ga­rante aos tra­ba­lha­dores di­reitos que antes não pas­savam de so­nhos. O Par­tido Co­mu­nista de Ve­ne­zuela con­si­dera-a uma con­quista que tem de ser le­vada à prá­tica.

Crimes imperialistas vão continuar

Pelo menos 14 civis mor­reram na sequência de um bom­bar­de­a­mento da NATO na pro­víncia de Badghis. O ataque ocorreu cinco dias de­pois de o pre­si­dente dos EUA, Ba­rack Obama, ter ga­ran­tido a pre­sença de tropas norte-ame­ri­canas no ter­ri­tório até 2024.

Bolívia nacionaliza empresa do sector eléctrico

Lusa «Este decreto supremo tem como objectivo nacionalizar a favor da Empresa Nacional de Electricidad [pública], em nome do Estado, o total das acções que a empresa Red Eléctrica Internacional [filial da espanhola Red Eléctrica Española] possui...

Relator da ONU «horrorizado»

O norte-americano Richard Falk, relator das Nações Unidas para os direitos humanos nos territórios palestinianos, manifestou-se «horrorizado com as contínuas violações dos direitos humanos nas prisões israelitas». Em comunicado divulgado dia 2, o...

Norte-americanos instigaram derrube de Rafael Correa

Documentos divulgados pelo Wikileaks revelam que os EUA se envolveram com o banqueiro Guillermo Lasso num plano para derrubar o recém eleito presidente do Equador, Rafael Correa. Os acontecimentos confirmados em relatórios da responsabilidade da antiga embaixadora norte-americana no país, Linda...

Mais de 200 milhões de desempregados em 2012

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou, no início da semana passada, que pelo menos 202 milhões de trabalhadores estarão desempregados em 2012, mais seis milhões do que em 2011. A OIT prevê ainda que o fenómeno do desemprego não será...