No Barreiro é necessário abrir portas ao futuro

No passado dia 4 de Abril, no Auditório da Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Lavradio, foi apresentada publicamente a candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal do Barreiro, Jéssica Pereira. Investigadora e dirigente associativa de 30 anos, é natural do Barreiro e tem um histórico rico de intervenção no seu concelho. Encabeça a candidatura da CDU à Câmara Municipal, caracterizada pela sua rica ligação à terra e pelo conhecimento profundo dos problemas das pessoas que aí vivem. Candidatura esta que, tal como a candidata apontou na sua intervenção, «abre caminho ao futuro, com a expectativa de unir todos aqueles que desejam viver melhor na nossa terra».

Dificilmente seria possível enfiar muitas mais pessoas na sala onde decorreu esta apresentação pública – desde os risos característicos das crianças que esperam poder viver onde se possa brincar e crescer feliz aos reformados que dedicaram toda uma vida ao seu concelho – não faltou, nem faltará vontade de lutar para devolver o Barreiro a um caminho de progresso do qual nunca devia ter saído.

Desde há 8 anos, momento em que a CDU perdeu a presidência da câmara para o PS, que se procura avançar com uma narrativa que não é estranha a outros municípios pelo País: «Isto aqui só avançou com o PS»ou «enquanto a CDU aqui esteve só se andou para trás». Não fossem estas afirmações tão distantes da realidade e unicamente formuladas com o propósito de operar mais uma manobra de propaganda contra o trabalho autárquico da CDU e talvez hoje os barreirenses vivessem num concelho profundamente diferente.

Tal como tão bem lembrou Jéssica Pereira, foi durante o mandato da CDU que, mesmo ali no Lavradio, se construiu o mercado municipal, o centro de saúde, a piscina ou a escola dos Fidalguinhos. A CDU é «a força que tem estado sempre ao lado das populações. E, ao contrário da cassete inventada, foi com a CDU que o Barreiro avançou» enquanto foi durante o mandato do PS que a Câmara Municipal se vergou perante o encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia, assim como o bloco de partos no Hospital do Barreiro, encerramentos avançados pelo Governo PS. Se ainda sobrassem dúvidas, quando confrontados entre defender os interesses da população ou do Governo, o executivo camarário decidiu meter as ambições da população na gaveta.

Aquilo que o Barreiro precisa é de caminhos para o desenvolvimento e o progresso estratégicos e estruturais do concelho, com a valorização do espaço público, a concretização da ponte Barreiro-Seixal, a promoção de uma política de educação pública e de qualidade para todos e a requalificação dos equipamentos escolares.

Também intervieram nesta sessão Rafael Plowden, dirigente associativo e independente; Susana Silva, membro do Partido Ecologista «Os Verdes» e Paula Santos, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e primeira candidata da CDU às eleições legislativas pela CDU, que rematou, afirmando: «A CDU é a força do trabalho, honestidade e competência ao serviço das populações e na defesa dos seus direitos.»

 



Mais artigos de: CDU

Eleições outra vez? O que está em causa? Porquê votar na CDU?

Porque é que vamos para eleições outra vez? Formalmente porque foi rejeitada a moção de confiança apresentada pelo Governo PSD/CDS. Mas a situação do Governo era insustentável. Pela política que, em menos de um ano, agravou ainda mais os problemas da maioria dos portugueses, enquanto os...

«Projecto humanista» da CDU é para continuar em Palmela

Casa cheia no Cine Teatro São João, dia 3, para a apresentação de Ana Teresa Vicente como candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal de Palmela. Na sessão, intervieram ainda Paula Santos e Heloísa Apolónia, em nome dos partidos que compõem a coligação.

Em Santiago do Cacém há razões para voltar a votar CDU

A CDU apresentou, no dia 3, a candidatura de Vítor Proença à presidência da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, concelho onde a população sempre escolheu a CDU para governar os seus destinos. Entre as centenas de apoiantes, também Paulo Raimundo participou na sessão que se realizou no Auditório Municipal António Chainho.

Visita ao mercado mensal de Azeitão

A primeira candidata pelo círculo de Setúbal, Paula Santos, visitou, no dia 7, o mercado mensal de Azeitão, acompanhada de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, contactando com comerciantes e a população. A delegação deu destaque à urgência do aumento dos salários e...

Sandra Cardoso na feira Agro em Braga

Sandra Cardoso, primeira candidata da CDU pelo círculo de Braga, encabeçou uma delegação da Coligação PCP-PEV que visitou, no dia 5, a Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, na capital do distrito. Na visita, que contou, também, com João Baptista, candidato à...

Promover o desenvolvimento sustentável de Alcochete

Raquel Prazeres, profissional multifacetada, com um percurso que cruza as áreas da cultura, saúde, educação e activismo cívico e político, é a candidata da CDU a presidente da Câmara Municipal de Alcochete (CMA). Membro do PCP e do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), Raquel Prazeres,...

Manuel Coelho para continuar o trabalho em Avis

Manuel Coelho, 57 anos, consultor e adjunto da vereação de Setúbal, é o candidato da CDU apresidente da Câmara Municipal de Avis (CMA), para dar continuidade ao projecto da Coligação PCP-PEV no concelho. Presidente da Assembleia Municipal de Avis desde 2013 (e, também, entre 1994 e 1997), foi...