Comício em Silves confirma CDU como «a força do povo»

No dia 4, a CDU realizou um jantar-comício em Silvespara a apresentação pública da candidata à presidência da Câmara Municipal (CM), Luísa Conduto, que contou com a participação do Secretário-Geral do PCP.

«Gente séria e honesta, que quer dar continuidade a um projecto ao serviço» de Silves

«Não estamos a apresentar a Luísa como primeira candidata, mas como futura presidente da CM de Silves», assinalou Paulo Raimundo, valorizando toda uma lista de «gente séria e honesta, que quer dar continuidade a um projecto ao serviço, e só, do povo».

«É esta a força do povo de Silves», destacou, referindo-se à CDU, cujos eleitos e candidatos levam, no dia-a-dia, à prática, a marca que caracteriza a Coligação: «trabalho, honestidade, competência».

«É o nosso objectivo de resolver os problemas das populações», assegurou, que garante esta marca à CDU, «força unitária e popular» aberta a «todos os que vierem por bem».

Algarve conta com a CDU
Paulo Raimundo aproveitou a ocassião para valorizar a reposição de freguesias que, em Silves, significará o regresso de quatro autarquias, apenas possível graças à luta das populações e ao empenho do PCP e da CDU.

O dirigente comunista lembrou, no entanto, todas as muitas reivindicações às quais ainda falta dar resposta, e que vão do acesso à habitação, ao aumento de pensões e salários (numa região onde o salário médio é inferior à média nacional), defesa do SNS e da Segurança Social e garantia de que a água é um «bem única e exclusivamente público».

Sobre o Algarve, particularmente afectada pelo turismo, o Secretário-Geral sublinhou que é preciso que a importante receita deste sector seja «distribuída de forma mais justa», contrariando a visão do Algarve (e do País) como um mero «resort turístico».

«Aquilo que verdadeiramente importa é a vida das pessoas», frisou, defendendo, portanto, não só o voto na CDU nas autárquicas como, também, nas legislativas, afirmando o projecto alternativo da Coligação PCP-PEV frente ao «projecto de retrocesso e submissão» da política de direita.

Continuidade no concelho…
Luísa Conduto, que desempenha, actualmente, as funções de vice-presidente da CM de Silves, destacou a gestão da CDU na autarquia algarvia, um caminho de 11 anos ao serviço do concelho.

«O trabalho realizado será, uma vez mais, avaliado pela população», afirmou, recordando o estado de degradação do concelho quando a CDU assumiu a presidência do Município, e que passava não só pelo descontrolo das finanças locais como pela elevada quantidade de perdas de água.

«Hoje, temos uma situação financeira saudável», destacou, vincando, igualmente, que, com a Coligação PCP-PEV, a autarquia deu um «firme combate às perdas de água», sem adoptar a «peregrina ideia de subir os preços ao consumidor, para poupar».

A candidata lembrou, ainda, outras acções positivas da CDU no concelho, como a reabilitação de 177 quilómetros de rede viária (estando, actualmente, 48 empreitadas em concurso público e 23 em execução), a aposta na actividade física e no desporto ou o apoio ao movimento associativo.

...e novo rumo para a região
Por seu lado, Catarina Marques, primeira candidata da CDU no Algarve às legislativas, criticou «um Governo que, para além de maltratar o seu povo, se preparava [antes da dissolução da Assembleia da República] para o agredir ainda mais», de que é exemplo a PPP planeada para o Hospital Central do Algarve.

«Não basta derrotar o Governo, é preciso derrotar a política de direita, venha ela de onde vier», assinalou, apontando soluções como a valorização dos serviços públicos ou a criação de um operador regional de treansporte rodoviário público no Algarve.

A iniciativa foi apresentada por Rosa Palma, presidente cessante da CM de Silves, que destacou a «grande massa» presente no comício, que «dá força e confiança para o trabalho que aí vem», e contou com um momento musical por Verónica Monteiro, que interpretou canções de Zeca Afonso, António Variações, Rádio Macau, entre outros.

Na mesa, além dos oradores, estiveram: os presidentes das juntas de freguesia de gestão CDU; Marco Jóia, da DORAL; Celso Costa, do CC; Jorge Pires, da Comissão Política do CC; e Rui Braga, do Secretariado do CC.

 



Mais artigos de: CDU

Eleições outra vez? O que está em causa? Porquê votar na CDU?

Porque é que vamos para eleições outra vez? Formalmente porque foi rejeitada a moção de confiança apresentada pelo Governo PSD/CDS. Mas a situação do Governo era insustentável. Pela política que, em menos de um ano, agravou ainda mais os problemas da maioria dos portugueses, enquanto os...

«Projecto humanista» da CDU é para continuar em Palmela

Casa cheia no Cine Teatro São João, dia 3, para a apresentação de Ana Teresa Vicente como candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal de Palmela. Na sessão, intervieram ainda Paula Santos e Heloísa Apolónia, em nome dos partidos que compõem a coligação.

Em Santiago do Cacém há razões para voltar a votar CDU

A CDU apresentou, no dia 3, a candidatura de Vítor Proença à presidência da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, concelho onde a população sempre escolheu a CDU para governar os seus destinos. Entre as centenas de apoiantes, também Paulo Raimundo participou na sessão que se realizou no Auditório Municipal António Chainho.

Visita ao mercado mensal de Azeitão

A primeira candidata pelo círculo de Setúbal, Paula Santos, visitou, no dia 7, o mercado mensal de Azeitão, acompanhada de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, contactando com comerciantes e a população. A delegação deu destaque à urgência do aumento dos salários e...

Sandra Cardoso na feira Agro em Braga

Sandra Cardoso, primeira candidata da CDU pelo círculo de Braga, encabeçou uma delegação da Coligação PCP-PEV que visitou, no dia 5, a Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, na capital do distrito. Na visita, que contou, também, com João Baptista, candidato à...

No Barreiro é necessário abrir portas ao futuro

No passado dia 4 de Abril, no Auditório da Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Lavradio, foi apresentada publicamente a candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal do Barreiro, Jéssica Pereira. Investigadora e dirigente associativa de 30 anos, é natural do...

Promover o desenvolvimento sustentável de Alcochete

Raquel Prazeres, profissional multifacetada, com um percurso que cruza as áreas da cultura, saúde, educação e activismo cívico e político, é a candidata da CDU a presidente da Câmara Municipal de Alcochete (CMA). Membro do PCP e do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), Raquel Prazeres,...

Manuel Coelho para continuar o trabalho em Avis

Manuel Coelho, 57 anos, consultor e adjunto da vereação de Setúbal, é o candidato da CDU apresidente da Câmara Municipal de Avis (CMA), para dar continuidade ao projecto da Coligação PCP-PEV no concelho. Presidente da Assembleia Municipal de Avis desde 2013 (e, também, entre 1994 e 1997), foi...