Portugal com futuro exige o reforço dos votos na CDU

Uma delegação da CDU, encabeçada pelo Secretário-Geral do Partido, entregou, no dia 2, no Palácio da Justiça da capital, a lista da Coligação PCP-PEV ao círculo eleitoral de Lisboa.

«É preciso consagrar na vida de todos os dias o que a Constituição consagra»

«Aqui estão candidato ligados à vida, ao mundo do trabalho, a vários sectores, para responder» aos problemas do País, sublinhou Paulo Raimundo, em declarações à imprensa.

O dirigente comunista fez questão de destacar que a CDU procedeu, nesse dia, à entrega de listas nos tribunais como forma de assinalar os 49 anos da Constituição da República Portuguesa, aprovada pela Assembleia Constituinte a 2 de Abril de 1976.

«É preciso consagrar na vida de todos os dias o que a Constituição consagra: o direito ao trabalho, ao salário, às pensões, a uma vida digna, à habitação, ao SNS e aos direitos das crianças», afirmou.

Sobre a composição das listas, Paulo Raimundo deu importância à participação das mulheres, que representam a maioria dos primeiros candidatos aos 22 círculos eleitorais (ver caixa).

Apesar do pouco tempo entre a convocação das eleições e a data para a entrega das candidaturas, a Coligação PCP-PEV, afirmou, cumpriu o objectivo de aumentar o número de mulheres e de jovens nas suas listas.

«O povo tem nas suas mãos a decisão sobre o seu futuro. Não é indiferente para a vida de cada um se a CDU tem mais ou menos força, mais ou menos votos, mais ou menos deputados. É a história que demonstra isso», realçou.

Também nos demais círculos eleitorais (distritos, regiões e emigração) as delegações da CDU entregaram, junto dos tribunais, as listas de candidatos às legislativas.

«Operação de propaganda»

À margem da entrega das listas, o Secretário-Geral criticou o que classificou como «grande operação de propaganda» levada a cabo pelo Governo no âmbito da reunião do Conselho de Ministros, no Porto, nesse dia.

«Numa penada, o Executivo fez uma acção de rua, com mobilização de militantes do PSD, apresentou o seu candidato às autárquicas e recolheu apoios», apontou, sobre a realização do briefing da reunião ministerial em pleno Mercado do Bolhão.

 

Candidatos ligados ao povo e à vida

A CDU apresentou, nas suas listas, 322 candidatos, dos quais 165 são mulheres (51,2 por cento) e 157 são homens (48,8 por cento). Dos primeiros candidatos, 12 são mulheres e 10 são homens. Em nenhuma das listas aos diferentes círculos a percentagem de mulheres é menor do que 46,2 por cento.

Nos 322 candidatos estão comunistas, ecologistas e independentes.

Em termos etários, 25,5 por cento dos candidatos têm menos de 40 anos, 34,8 têm entre 40 e 50 anos, 23 têm entre 50 e 60 anos, e 17,4 têm mais de 60 anos. 33 candidatos têm menos de 30 anos, o que corresponde a 10,2 por cento dos nomes nas listas.

Entre os candidatos, existem 104 operários e empregados, 106 quadros técnicos, 95 intelectuais e profissionais liberais, 12 estudantes, seis agricultores, pescadores ou MPME e três reformados ou aposentados. 145 candidatos são membros de organizações representativas de trabalhadores, 83 são dirigentes do movimento associativo, nove participam no movimento de utentes e 75 são eleitos em órgãos autárquicos.

 



Mais artigos de: CDU

Eleições outra vez? O que está em causa? Porquê votar na CDU?

Porque é que vamos para eleições outra vez? Formalmente porque foi rejeitada a moção de confiança apresentada pelo Governo PSD/CDS. Mas a situação do Governo era insustentável. Pela política que, em menos de um ano, agravou ainda mais os problemas da maioria dos portugueses, enquanto os...

«Projecto humanista» da CDU é para continuar em Palmela

Casa cheia no Cine Teatro São João, dia 3, para a apresentação de Ana Teresa Vicente como candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal de Palmela. Na sessão, intervieram ainda Paula Santos e Heloísa Apolónia, em nome dos partidos que compõem a coligação.

Em Santiago do Cacém há razões para voltar a votar CDU

A CDU apresentou, no dia 3, a candidatura de Vítor Proença à presidência da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, concelho onde a população sempre escolheu a CDU para governar os seus destinos. Entre as centenas de apoiantes, também Paulo Raimundo participou na sessão que se realizou no Auditório Municipal António Chainho.

Visita ao mercado mensal de Azeitão

A primeira candidata pelo círculo de Setúbal, Paula Santos, visitou, no dia 7, o mercado mensal de Azeitão, acompanhada de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, contactando com comerciantes e a população. A delegação deu destaque à urgência do aumento dos salários e...

Sandra Cardoso na feira Agro em Braga

Sandra Cardoso, primeira candidata da CDU pelo círculo de Braga, encabeçou uma delegação da Coligação PCP-PEV que visitou, no dia 5, a Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, na capital do distrito. Na visita, que contou, também, com João Baptista, candidato à...

No Barreiro é necessário abrir portas ao futuro

No passado dia 4 de Abril, no Auditório da Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Lavradio, foi apresentada publicamente a candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal do Barreiro, Jéssica Pereira. Investigadora e dirigente associativa de 30 anos, é natural do...

Promover o desenvolvimento sustentável de Alcochete

Raquel Prazeres, profissional multifacetada, com um percurso que cruza as áreas da cultura, saúde, educação e activismo cívico e político, é a candidata da CDU a presidente da Câmara Municipal de Alcochete (CMA). Membro do PCP e do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), Raquel Prazeres,...

Manuel Coelho para continuar o trabalho em Avis

Manuel Coelho, 57 anos, consultor e adjunto da vereação de Setúbal, é o candidato da CDU apresidente da Câmara Municipal de Avis (CMA), para dar continuidade ao projecto da Coligação PCP-PEV no concelho. Presidente da Assembleia Municipal de Avis desde 2013 (e, também, entre 1994 e 1997), foi...